SOCIAL MEDIA

As 10 Maiores Bibliotecas do Mundo

terça-feira, 27 de julho de 2021

Saudações Leitores!

Acredito que não minto quando digo que livrarias e bibliotecas são alguns de nossos lugares favoritos, certo? Porque somos leitores e nos sentimos muito bem quando estamos rodeado de livros, sentido seu cheiro e próximo de pessoas que também gostam.

Mas além desse amor por livros e desejo pela leitura, sabemos que eles podem ser nossos amigos e aliados em vários momentos, como refugio ou como fonte de pesquisa para nos especializarmos e aprendermos cada vez mais sobre diversos tópicos que temos interesse de conhecimento.

Então, nessa postagem trouxe as 10 Maiores Bibliotecas do Mundo e, juro pra vocês, ao fazer as pesquisas, meu único desejo foi conhecê-las pessoalmente e, vim compartilhar com vocês essa ideia: não seria o máximo ter o propósito de conhecer as 10 Maiores Bibliotecas do Mundo?

Pois vamos preparar o passaporte e montar nosso roteiro de viagem, hoje, através dessa postagens e de fotos que consegui online, mas quem sabe um dia possamos realizar o "sonho" de colocar nossos pés nesses locais.

1º LIBRARY OF CONGRESS

No pódio das bibliotecas mais famosas e maiores do mundo está a Library of Congress, no português: Biblioteca do Congresso. Localizada em Washington, nos Estados Unidos, conta com um acervo de mais de 155 milhões de exemplares (já pensou na hora de fazer uma faxina?). 

Vale ressaltar que nessa conta estão mais de 32 milhões de livros em 470 idiomas diferentes, 63 milhões que foram manuscritos, entre outros dados numéricos de áudio e mapas. Outro importante ponto sobre a Library of Congress é que ela é a maior do mundo não apenas em itens catalogados, mas também em espaço físico.

Conseguem se ver passeando pelos corredores e folheando alguns dos livros? Eu já!

2º BRITISH LIBRARY

No segundo lugar temos a British Library, ou Biblioteca Britânica que fica localizada em Euston Road em Londres, na Inglaterra. Seu acervo é bem grande também e conta com mais de 150 milhões de exemplares.

A British Library ainda conta com coleções raras como cadernos de anotações de Leonardo da Vinci, manuscritos de Jane Austen, James Joyce e Beatles.

Verdadeiramente acredito que poderia me perder dentro dessa biblioteca que, mesmo tão grande, parece ser aconchegante a colhedora, vocês concordam?

3º NEW YORK PUBLIC LIBRARY

No terceiro lugar de nosso pódio temos a New York Public Library, ou no nosso português: Biblioteca Pública de Nova York, localizada em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos (Sim! Mais uma biblioteca enorme nos EUA).

New York Public Library conta com um grande acervo de aproximadamente 53,1 milhões de livros catalogados e algo bem curioso sobre essa biblioteca específica é que ela é famosa por ter sido cenário para alguns filmes, dentre eles Bonequinha de Luxo e Sex and the City.

Eu queria poder dizer #PartiuNewYorkPublicLibrary, mas por enquanto vou sonhar e rever aos filmes para poder "entrar" nessa biblioteca maravilhosa.

4º BIBLIOTECA DO ESTADO RUSSO

A quarta biblioteca mais famosa do mundo é a Biblioteca do Estado Russo, dessa vez não coloquei o nome da biblioteca no idioma original porque é assustador não entender, mas é Российская государственная библиотека. Russo é muito complicado, né?

Essa biblioteca fica localizada em Moscovo, na Rússia e conta com um acervo de 44,4 milhões de livros, aproximadamente. Além desse número bem chamativo de volumes, a Biblioteca do Estado Russo conta com 275 km de prateleiras, bem como muitos livros da antiga URSS.

Vocês viram as fotos? Essa biblioteca é luxuosa, provavelmente eu entraria nela e quando percebesse já teria passado um ou dois dias... 

5º BIBLIOTECA NACIONAL DA RÚSSIA

Eis que agora temos a quinta biblioteca mais famosa do mundo que também fica localizada na Rússia (vejam só!), mas nada de confundir com a biblioteca anterior, ok? Esta se chama Biblioteca Nacional da Rússia, no original Росси́йская национа́льная библиоте́ка.

Localizada em São Petersburgo, essa biblioteca conta com aproximadamente 36,5 milhões de livros, tanto em russo quanto em outros idiomas; é propriedade do governo russo, ou seja, é uma biblioteca estatal. Uma curiosidade interessante é que ela foi fundada por Catarina, a Grande em 1705.  

Rústica e moderna, pelas fotos parece um local maravilhoso para "se perder" nos livros e corredores.

6º BIBLIOTECA NACIONAL DA DIETA

A Biblioteca Nacional da Dieta, localizada em Tóquio, no Japão, leva o nome 国立国会図書館 (Kokuritsu Kokkai Toshokan) e se trata de uma biblioteca parlamentar e conta com um acervo de 35,6 milhões de livros que visam auxiliar os membros na administração pública.

Pois então, a Biblioteca Nacional da Dieta pode até ter esse nome que pode nos levar a pensar que tenha a ver com alimentação, mas o significado real é bem outro, tendo a ver com política, não é interessante?

Ficaram curiosos para conhecer? Apesar do enorme acervo eu ficaria feliz só em tirar uma fotinha na frente dela e dar uma passeada pelos corredores, pois creio que não adiantaria pegar os livros, pois não entendo nada de japonês!

7º BIBLIOTECA NACIONAL DA CHINA

Em sétimo lugar temos a Biblioteca Nacional da China, ou no chinês (para quem entende): 中国 国家 图书馆 (Zhongguo guójiā túshūguǎn). Ela fica localizada em Pequim e possui em seu acervo 31,2 milhões de livros catalogados, aproximadamente.

Biblioteca Nacional da China conta com vários livros raros, vários volumes manuscritos e livros muito, muito antigos de dinastias chinesas da antiguidade. Surreal e espetacular, certo?

Um fato bem interessante ainda sobre a Biblioteca Nacional da China é que ela é considerada a maior biblioteca da Ásia em relação ao espaço físico. É muito curioso, não é mesmo? Será que você se atreveria a passear por essa biblioteca, estudar nela? Valendo ressaltar que ela é aberta ao público. Um verdadeiro sonho!

8º BIBLIOTHÈQUE NATIONALE DE FRANCE

Na oitava posição temos a Bibliothèque Nationale de France, ou Biblioteca Nacional da França que fica localizada em Paris. Trata-se de um grande repositório de tudo o que é publicado na França e conta com um acervo catalogado de 31 milhões de exemplares de livros.

Uma informação bem interessante sobre essa biblioteca é que ela é considera uma das mais antigas do mundo, tendo sido fundada em meados de 1461. 

Sabe o que consigo pensar? Uma viagem para a França, um passeio por Paris e me deparar com esse lugar mágico, sendo possível entrar nela e sentir o cheiro de livros e de grande conhecimento em um único lugar. Seria ou não a viagem perfeita?

9º BIBLIOTECA NACIONAL DA DINAMARCA

Det Kongelige Bibliotek, também chamada de Biblioteca Real (ou Nacional) da Dinamarca  ou ainda Biblioteca da Universidade de Copenhague, fica localizada em Copenhague e é muito interessante porque ela não tem apenas uma única estrutura física, mas conta com alguns edifícios espalhados por quatro lugares distintos e que são repositórios de obras especializadas.

Um dos prédios fica em Gothersgade, no centro de Copenhague e se especializa em ciências sociais e direito; outro fica em Amager e se especializa em humanidades; outro fica em Norre Alle e é especializado em Ciências Naturais e Saúde; mas a biblioteca principal fica em Slotsholmen, no porto de Copenhague, onde ficam todas as matérias e coleções especiais.

Depois disso só me resta falar que o acervo aproximado dessa biblioteca é de 30,2 milhões de exemplares.

10º ACADEMIA RUSSA DE CIÊNCIAS

E, por fim, a décima maior biblioteca do mundo fica com a Biblioteca da Academia Russa de Ciências, no original Российская академия наук (Rossiyskaya akademiya nauk), localizada em São Petersburgo, ela é aberta para membros, funcionários da instituição e cidadãos que tenham ensino superior. Bem seletiva, não é mesmo?

Mas o que é importante ressaltar é que livros são importantes e o acervo dessa biblioteca conta com aproximadamente 26,5 milhões de exemplares, ademais é necessário cuidar desse patrimônio literário, pois o livro é poder, conhecimento e experiências.

Sempre acreditei que devemos preservar as bibliotecas, proteger os livros e a oportunidade de TODOS poderem ter acesso a eles, pois são eles que trazem conhecimento, experiências e nos tornam cidadãos críticos.

Além disso, vocês percebem que são os países  mais desenvolvidos os  que tem as maiores bibliotecas? Isso deve significar alguma coisas sobre a valorização de escritores, livros, educação, certo?

Nosso país ( no sentido amplo: cidadãos e poderes públicos) devemos observar isso e aprendermos a valorizar mais os livros, sobretudo agora que vemos que um livro não é mais tão acessível, que as poucas bibliotecas que temos em nossas cidades e em nosso país carecem de acervo e cuidados e aos poucos muitas delas podem acabar fechadas.

Espero ter trazido não apenas as 10 Maiores Bibliotecas do Mundo a título de curiosidade, mas algumas reflexões a respeito de sua importância.

Até o próximo post!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram