SOCIAL MEDIA

De Olho Nela - Kate Stayman-London (resenha)

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

A proposta é sensacional, mas o que a escritora entregou ficou bem abaixo das minhas expectativas

Saudações Leitores!

DE OLHO NELA (One to Watch, 2020), de Kate Stayman-London é o primeiro contato que tenho com essa escritora, a propósito, De Olho Nela é seu livro de estreia e se tem uma escritora que usou e abusou da representatividade em seu livro essa escritora é Kate Stayman-London.

A premissa de DE OLHO NELA é muito interessante, primeiro porque somos apresentados a uma personagem: Bea Schumacher, que é uma blogueira de moda plus size e, de início, a escritora já fala que a nossa protagonista era tímida, insegura, mas que uma viagem para Paris transformou sua vida e agora ela é independente, empoderada, segura de seu corpo e do rumo que quer tomar em sua vida, porém sua única insegurança é com seu crush. 

Bea é apaixonada por um amigo há anos e, essa amizade aparentemente tem uma química muito grande, porém o "amigo" foge sempre quando está preste a rolar alguma coisa, até que um dia ele não foge e os dois rolam pelos lençóis numa noite tórrida de amor, mas no dia seguinte o homem sumiu e não responde a nenhuma das mensagens de Bea.

"Mas a verdade nua e crua é que, pra muita gente no mundo da moda, realmente seria melhor se a gente não fizesse parte dele. E acho que muitas mulheres plus-size se sentem assim no dia a dia. Para nós, uma coisa simples como postar uma selfie com o look do dia é um ato político, e ainda precisamos lidar com todas as pessoas que se julgam no direito de fazer comentários sobre o nosso corpo, dizer que somos feitas, que não somos saudáveis ou que somos uma aberração."

Frustrada, Bea, está um pouco embriagada de vinho e assistindo o famoso reality show "É Pra Casar quando posta uma crítica em suas redes sociais sobre como esses reality shows não tem representatividade, como eles só mostram modelos magras, loiras, etc., sendo cortejadas por homens com o mesmo estilo de beleza fora do comum, mostrando que esses reality shows não representam a realidade, mas são apenas um "conto de fadas", pois não são apenas as pessoas bonitas e dentro do "padrão" de beleza que merecessem o amor.

O resultado da crítica ferrenha de Bea é que a edição do reality show flopa e é aí que na próxima temporada do programa que há uma transformação, pois a nova produtora entra em contato com nossa blogueira plus size e a convida para ser a protagonista da edição, ou seja, na nova edição de "É Pra Casar" será Bea que irá ser cortejada por vários homens com o objetivo de encontrar um namorado-noivo-esposo.

Obviamente Bea irá sofrer várias agressões de anônimos pela internet, críticas de emissoras, podcast, etc., mas ela já tomou sua decisão e quer realmente encontrar um amor e curar seu amor "platônico" melo melhor amigo que nunca mais deu as caras e nem respondeu suas mensagens. A jornada da personagem durante o reality show será desafiadora e uma luta constante, sobretudo em relação aos pretendentes dela.

Até aí tudo as mil maravilhas com o volume DE OLHO NELA, pois temos uma protagonista que vai lutar contra todos para dar visibilidade a pessoas que não seguem o "padrão" clichê de mulheres capas de revistas. Outro ponto muito interessante na estratégia narrativa do volume é que além de acompanharmos a história pelo ponto de vista de Bea, também vamos acompanhar os acontecimentos através de matérias de blogs, sites de fofos, tweets, podcast, chats de conversa, etc. 

Em outras palavras: temos uma visão tanto dos sentimentos de Bea, como também da recepção do programa pelas pessoas, em como algumas partes de preconceito e cenas pesadas e pessoas sendo escrotas por conta da aparência de Bea.

"Todos queriam tanta coisa dela - acredite em si mesma e enxergue sua própria beleza, mas não seja arrogante, saiba o seu lugar. Transcenda sua aparência, mas nunca fale quando não for chamada, não seja definida por um amor, mas nunca esqueça: você não é nada se não tiver alguém para amar, seja uma princesa, encontre seu príncipe. Você não precisa de um homem para se sentir completa, aprenda a viver sozinha. Tudo se fundiu em uma coisa só: aquele castelo, aquele vestido, aquele homem, aquele papel a executar, aquela pessoa que no fim não era ela."

Mas o fato é que DE OLHO NELA caiu no meu conceito quando Bea começou a ser muito, muito indecisa, quando passou a aceitar que outras pessoas a manipulassem e dissessem como ela deveria agir ou o que fazer, me desagrada muito essa desconstrução da personagem, pois no início do livro ela era empoderada, maravilhosa e incrível e no decorrer da narrativa a gente não vê nada disso. Outra coisa que me incomodou é que a narrativa mesmo sendo bem diferenciada não me prendeu em especial, na realidade sentia um pouco de preguiça de ler quando pegava o volume.

Entretanto, a leitura foi reflexiva, as pautas tratadas por Kate Stayman-London são muito legítimas e trazem uma mensagem que fica muito após a leitura, só que não fui fisgada pelos personagens e a leitura, o enredo em si será algo que poderei esquecer dentro de pouco tempo, pois não me marcou.

FICHA TÉCNICA:
De Olho Nela
Autor: Kate Stayman-London
Tradução: Alex Andre Boide
São Paulo: Paralela
Ano: 2021 | 284 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram