SOCIAL MEDIA

Forrest Gump - Winston Groom (resenha)

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

COMPRAR: Amazon

Forrest Gump foi uma leitura surpreendente!

Saudações Leitores!

Já fazia um tempo que queria ler Forrest Gump, do norte-americano Winston Groom, mas só vim lê-lo agora quando ganhei esse maravilhoso volume (obrigada Dudu), passei na frente de qualquer outro livro e mergulhei no volume. Acredito que o livro se tornou bastante famosos e clássico devido a haver uma adaptação cinematográfica com o mesmo nome com Tom Hanks fazendo o papel de Gump que lhe rendeu um Oscar de melhor ator.

Juro que o livro me surpreendeu enormemente, pois aqui acabamos acompanhando décadas da história norte-americana sob a perspectiva do Forrest Gump que além de ser nosso protagonista é um personagem bastante peculiar, podendo até dizer que é um herói atípico, tendo em vista que ele, desde criança, é considerado um "idiota" por ter um QI de 70 que é considerado abaixo da média, mas o protagonista que também é o narrador da história tem um coração imenso e tem algumas habilidades que acabam levando-o ao centro de eventos notáveis para a história do século XX.

Vale fazer logo uma observação, por Forrest Gump não entender muito bem a gramática e não ser bom na fala ele acaba falando muito errado e essas palavras erradas e coloquiais são colocadas no livro o que nos dá uma imersão maior no livro.

Ao passo que Forrest é subestimado e considerado um idiota por suas falas, ele tem várias habilidades notáveis que o fazem estar no meio de eventos históricos embora ele se meta em enrascadas, de modo que essa definição de ser ou não inteligente acaba sendo bem arbitrária, porque ele tem seus conhecimentos que o levam longe, mas não é o sabedor de tudo (como nenhum de nós somos).Inclusive a mãe de Forrest Gump lhe dá esse nome em homenagem ao general Nathan Bedford Forrest, que lutou na Guerra Civil e, apesar dos grandes feitos no front de batalha, também foi o fundador da Ku Klu Klan.

Nessa perspectiva, vamos acompanhar Forrest desde sua infância no Alabama onde enfrentou diversos desafios em decorrência de sua deficiência intelectual até sua vida adulta, onde se torna um atleta excepcional, um veterano condecorado da Guerra do Vietnã, um empresário de sucesso e até um exímio jogador de xadrez. 

Assim Forrest Gump nos conta situações improváveis, mas que ele não liga se acreditamos os não, a verdade é que ele se mete em muitas confusões e situações engraçadas, conhecer personalidades importantes como o presidente Nixon, que esbraveja sobre o caso Watergate; salva a vida de Mao Tsé-Tung, fazendo com que todos fiquem raivosos por ele ter salvado um comunista. O personagem também acaba indo em uma missão espacial com um macaco e quando retorna, devido um acidente, vive com uma civilização estranha e fica perdido por diversos anos.

O charme do livro está na voz autêntica de Forrest, sua visão simplista do mundo e sua capacidade de aceitar e enfrentar qualquer desafio com uma inocência cativante. Ao mesmo tempo em que testemunhamos suas aventuras, somos transportados para os momentos marcantes da história americana e isso acaba também trazendo temas importantes como racismo, capacitismo, guerras etc., nos colocando diante dessas reflexões.

Forrest Gump é uma narrativa bastante envolvente, pelo menos foi para mim, não conseguia parar de ler. Sua simplicidade aparente esconde uma profundidade emocional que nos faz refletir sobre o verdadeiro significado da vida e como cada um de nós pode deixar uma marca no mundo, independentemente de nossa capacidade intelectual ou circunstâncias. Sim, fica essa mensagem de que independente de quem somos nós deixamos nossas marcas no mundo e nossa história vale a pena ser vivida e, sobretudo, devemos deixar de tentar se encaixar em padrões impossíveis que muitas vezes nos podam e limitam: todos temos habilidades independente da capacidade intelectual, nossa vivência é memorável e fantástica e merece ser contada.

Espero que tenham gostado da postagem, até a próxima!

FICHA TÉCNICA
Título Original: Forrest Gump
Autor: Winston Groom
Tradutor: Aline Storto Pereira
Gênero: Ficção. Comédia. 
Editora: Aleph
Ano: 1986-2016 | 320 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +16
Aviso de Conteúdo: Assédio. Morte em Guerra. Racismo. Bullying.
Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5)

COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram