A Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma introdução fenomenal a um universo mágico e épico. Surpreendente e extremamente bem escrito!
Saudações Leitores!
Após quase 4 meses de leitura (porque eu lia esse livro entremeado de outros) venho contar o que achei de O Olho do Mundo, primeiro volume da série A Roda do Tempo escrita pelo estadunidense Robert Jordan, conhecido autor de fantasia épica e bestseller, no entanto seu nome verdadeiro é James Oliver Rigney Jr., isso quer dizer que Robert Jordan é um pseudônimo. O autor escreveu outros livros com outros pseudônimos como Reagan O'Neal e Jackson O'Reilly. Vale ressaltar que a série A Roda do Tempo está sendo adaptada pela Amazon Prime Vídeo e já conta com 2 temporadas!
Este é meu primeiro contato com Robert Jordan e foi bem desafiador tanto por ser uma série extensa, contando com 14 livros, quando volumosa, este primeiro livro tem 800 páginas! Outro ponto desmotivador para dar start à leitura da série é essa jornada longa que o leitor terá que se submeter, mas isso nem chega perto ao fato de que, lamentavelmente, só existe 8 dos livros traduzidos para o Brasil e alguns dos mesmos estão com tiragem esgotada, sendo possível sua aquisição apenas através de sebos (a preços exorbitantes) ou e-book.
Vale ressaltar que a série inicialmente foi pensada para ser de 6 livros, mas Robert Jordan a estendeu, porém, o autor não conseguiu chegar à conclusão, falecendo quando faltava um livro para o fim da série. Jordan faleceu em 2007, enquanto escrevia o que tinha planejado para ser o último volume da série (o 12º volume). O autor deixou notas extensas para que outros escritor pudesse finalizar sua obra de acordo com seus desejos. Desse modo, Brandon Sanderson, renomado autor de fantasia, foi contratado para essa missão, porém durante o processo de escrita o livro acabou ficando extenso demais e acabou sendo dividido em três volumes, por isso a série conta com 14 livros.
Sem mais delongas, vamos ao meu veredito sobre A Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo onde tentarei ser breve, tendo em vista que se eu escrever muito poderei acabar dando spoiler, então vou me deter aos fatos básicos e a minha experiência com a leitura.
Em primeiro plano quero deixar claro que Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma jornada épica e imersiva que combina elementos de fantasia e aventura em um mundo ricamente detalhado e complexo, além do mais conta com um grande número de personagens pra gente memorizar.
A história começa seguindo um grupo de jovens da aldeia de Dois Rios: Rand al'Thor, Mat Cauthon e Perrin Aybara, que são arrastados para uma perigosa jornada depois que uma misteriosa forasteira chamada Moiraine, que descobrimos se tratar de uma Aes Sedai (grupo de mulheres que conseguem canalizar o Poder Único), e seu guardião Lan chegam à aldeia. Com a revelação de que um antigo mal, conhecido como o Tenebroso, despertou e está em busca deles, os jovens se veem obrigados a deixar suas vidas simples para trás, já que existe uma profecia sobre o Dragão que renasceu e iria lutar contra o Tenebroso e aprisioná-lo para sempre.
A narrativa é rica em mitologia e magia, explorando a jornada dos personagens enquanto descobrem habilidades misteriosas dentro de si mesmos e são envolvidos em uma teia de destino e profecia. A construção do mundo é meticulosa, com uma vasta gama de culturas, sociedades e criaturas que enriquecem a ambientação e a complexidade do universo.
Jordan cria personagens cativantes e multifacetados, cada um com suas próprias motivações, medos e crescimento ao longo da história. Os diálogos são bem trabalhados, proporcionando profundidade aos relacionamentos entre os personagens enquanto exploram questões de amizade, lealdade e poder.
No entanto, é possível que alguns leitores podem achar o ritmo de Roda do Tempo, vol. 1 : O Olho do Mundo lento, já que a narrativa introduz um mundo vasto e diversos personagens. Além disso, como já mencionei, extensão da série pode ser intimidante para alguns, com 14 volumes no total, cada um com um tamanho considerável.
Roda do Tempo, vol. 1: O Olho do Mundo é uma introdução cativante a um universo de fantasia rico e envolvente, repleto de personagens memoráveis, magia intrigante e uma narrativa épica que atrai os fãs do gênero, claro que o ritmo vai oscilar bastante dentro do volume que tem altos e baixos nos pequenos conflitos dessa jornada inicial, mas sem dúvida, pela leitura desse primeiro volume, fica evidente que o autor promete uma história épica para os leitores dispostos a embarcar em uma saga extensa e intricada, prova disso é que os livros são bestsellers até hoje.
Desse modo, pretendo dar continuidade a série, estou curiosa e, claro me apeguei a alguns personagens e estou me importando com eles, mesmo que tenha outros que sou indiferente. No entanto, apesar de ter vontade de ler imediatamente o próximo volume, irei postergar um pouco, afinal 704 páginas me intimidam e ainda estou um pouco chocada por ter demorado tantos meses para terminar de ler O Olho do Mundo.
Espero que tenham gostado, até o próximo post!
FICHA TÉCNICA |
Título Original: The Eye of the World Autor: Robert Jordan Tradutor: Fábio Fernandes Gênero: Ficção. Fantasia. Editora: Intrínseca Ano: 1990 - 2013 | 800 págs. País de Origem: Estados Unidos Classificação: +18 Aviso de Conteúdo: Violência. Morte. Gore. Guerra. Sangue. Assassinato. Morte animal (mencionado). Sexismo (mencionado) Minha avaliação:⭐⭐⭐⭐(4/5) |
Postar um comentário
Muito obrigada pelo Comentário!!!!