SOCIAL MEDIA

O Cálice dos Deuses - Percy Jackson e os Olimpianos, vol. 6 - Rick Riordan (resenha)

segunda-feira, 1 de julho de 2024

COMPRAR: Amazon

O Cálice dos Deuses, na minha concepção, é uma decepção para os fãs de Percy Jackson

Saudações, Leitores!

Pois bem, quando finalizei os cinco volumes da série Percy Jackson e os Olimpianos + os dois livros extras (veredito de cada um deles AQUI) descobri que ano passado o escritor Rick Riordan tinha lançado um sexto volume para a série intitulado O Cálice dos Deuses, fiquei muito em dúvida se iria querer ler, pois a série foi tão bem concluída (em 2009/2010) que após 14 anos da publicação do final da série fico pensando qual a necessidade de um novo volume, mas encontrei o audiobook no Youtube e resolvi "ler" enquanto fazia minhas atividades domésticas.

Infelizmente, essa leitura, para quem esperava um retorno triunfal não foi nada disso, sequer chegou aos pés. Antes de me apedrejarem, deixem-me explicar os motivos.

O Cálice dos Deuses nos apresenta mais uma aventura de Percy Jackson, o semideus filho de Poseidon. Dessa vez, Percy, juntamente com Annabeth e Grover, é encarregado de recuperar um cálice sagrado para um deus menor, pois esse deus lhe escreveria uma carta de recomendação (Percy precisa de 3 cartas de recomendação de deuses) para que consiga entrar na faculdade desejada - a mesma que sua namorada Annabeth irá - essa missão deveria estar repleta de emoção e perigos. No entanto, o livro falha em entregar a mesma energia e entusiasmo que caracterizaram os volumes anteriores da série.

A construção dos personagens, que sempre foi um ponto forte de Riordan, pareceu superficial e sem a profundidade esperada. Percy, Annabeth e Grover já são personagens bem estabelecidos, mas suas interações neste volume parecem forçadas e desprovidas do carisma que os tornou tão queridos, ademais suas ações e falas não condizem com suas atuais idades, pois eles estão prestes a terminar o ensino médio, o normal é que tivessem amadurecido, assim, a evolução dos personagens é praticamente inexistente, e suas personalidades parecem estagnadas, sem novas camadas a serem exploradas.

A narrativa de Riordan, normalmente ágil e envolvente, se arrasta em várias partes do livro. A trama é previsível e carece das reviravoltas emocionantes que costumam prender o leitor. As piadas e referências, que antes eram um charme da série, soam repetitivas e sem graça, como se o autor estivesse tentando recapturar a magia dos primeiros livros sem sucesso.

O enredo de O Cálice dos Deuses,em si é desarticulado e falta coesão. A missão de recuperar o cálice sagrado, que deveria ser o foco central da história, é tratada de maneira superficial e sem o senso de urgência necessário. As aventuras pelo caminho parecem episódicas e desconectadas, sem contribuir significativamente para o desenvolvimento da trama principal, além de serem chatas e parecerem com fofocas de deuses. As cenas de ação, normalmente vibrantes e bem descritas, são monótonas e previsíveis.

Outro ponto decepcionante é a falta de desenvolvimento dos novos personagens introduzidos. Eles são apresentados de maneira superficial e não conseguem cativar o leitor, na verdade são personagens que a gente sabe que não vão fazer diferença alguma. Esperava-se que trouxessem novas dinâmicas e desafios para Percy e seus amigos, mas acabam sendo esquecíveis e sem impacto real na história.

Apesar de todo esse fiasco, algo se manteve na essência dessa série, O Cálice dos Deuses, aborda temas importantes como amizade, lealdade e coragem, muito embora a narrativa não consiga transmitir a profundidade emocional que esses temas merecem, resultando em uma leitura que carece de impacto e emoção.

Em suma, O Cálice dos Deuses foi uma leitura decepcionante e aquém das expectativas. A promessa de uma nova aventura de Percy Jackson não foi cumprida, resultando em um livro que parece uma sombra pálida dos volumes anteriores. Recomendo esta leitura apenas para os fãs mais dedicados que querem completar a série (o que me motivou a ler esse livro foi somente o anseio de completar a série), mas com a advertência de que não esperem a mesma magia que conquistou corações nos primeiros volumes.

Espero que minhas impressões ajudem a decidir se O Cálice dos Deuses é o tipo de livro que vocês gostariam de ler e, já antevejo que Rick Riordan ainda pode enfiar goela abaixo mais 2 livros para os leitores, pois Percy precisava de 3 cartas de recomendação dos deuses e nesse volume ele só conseguiu uma, então... pode ser que venha aí mais algum livro... Vou ler? Só Deus sabe... Mas se tiver, espero que seja melhor que este volume.

 Obrigada por lerem até aqui, até a próxima postagem!

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Chalice of the Gods
Autor: Rick Riordan
Tradutor: Regiane Winarski
Gênero: Ficção. Fantasia jovem. Aventura.
Editora:  Intrínseca 
Ano: 2023 | 272 págs.
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +12
Aviso de Conteúdo: Monstros. Aventura. Mitologia Grega.
Minha avaliação:⭐⭐(2/5)
COMPRAR: Amazon

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram