Saudações Leitores!
Como prometi, mais uma resenha de um dos livros que indiquei para quem quisesse ler. Livro que fiquei super empolgada apesar de não fazer meu gênero, mas puxa, o livro vale todas as 474 páginas que tem. Em nenhuma delas pensei em desistir, pelo contrário, a cada página ficava mais e mais descontrolada para ler.
O Monstrologista, Rick Yancey, São Paulo: Farol Literário, 2011, 474 pág.
Traduzido por Ana Carolina Mesquita
Traduzido por Ana Carolina Mesquita
“The Monstrumologist” foi publicado originalmente em 2009, trata-se de um livro de ficção científica escrita pelo americano Rick Yancey, autor da premiada trilogia juvenil Alfred Kropp e de muitos romances para adultos.
A história se passa no século XIX, especificamente na primavera de 1888 e conta a história de Will Henry, um garoto de 12 anos, órfão. Após o falecimento de seus pais Will passa a morar no antigo casarão Harrington Lane com o Dr. Pellinore Warthrop, especialista em uma ciência inusitada: a Monstrologia.
Apesar de todas as bizarrices que acontecem na mansão Harrington Lane, algo inusitado e assustador estavam ainda para acontecer. Certa madrugada, um ladrão de túmulos, Erasmus Gray, aparece na mansão trazendo um horripilante achado: um cadáver de um antropófago.
O Dr. Pellinore Warthrop e Will dissecam o cadáver, mas este é só o começo, o mais assustador estava por vir. Muitas coisas seriam descobertas a partir desse cadáver: como a certeza de que existiam outros antropófagos na região. Começa uma verdadeira aventura: sinistra, tenebrosa e arrepiante, ademais, nos defrontamos com a incansável tentativa de montar um quebra cabeça cujas peças se encontram no passado: Como esses monstros foram parar ali? Por quê? São inúmeros questionamentos, que a cada página vão sendo respondidos. Um verdadeiro mistério que vai sendo desvendado paulatinamente.
“O Monstrologista” é um livro que deixa o leitor numa expectativa muito grande, prende o leitor e o deixa tenso, nervoso, apreensivo. Tem muitas descrições, que apenas enriquecem a obra, pois facilita a imaginação de todo o cenário, os diálogos são extremamente pertinentes. Enfim, o conjunto da obra mostra-se em perfeita harmonia, contagiando o leitor.
É um livro indicado para todos que curtem o gênero de ficção, fantástico, aventura, monstros, em suma, creio que qualquer pessoa que se dispuser a lê-lo se encantará, pois apesar de ter cenas fortes e assustadoras, depois de ler a primeira página e a curiosidade for despertada, você não consegue parar de virar as demais páginas.
Entretanto, este livro não é recomendado para aqueles que esperam uma história de amor ou fantasias amorosas, mas sim para aqueles que quiserem descobrir o que há por trás da mente humana, pois descobrirá que o ser humano não mede consequências para adquirir ou descobrir aquilo que deseja.
“... então há monstruosidades ainda mais terríveis no mundo do que os Anthropophagi. Monstruosidades que, com um sorriso e um carinho reconfortante na cabeça, desejam sacrificar uma criança em favor da própria ambição e orgulho desmesurados.” (p. 50)
Camila Márcia
Eu li esse livro e gostei muito. Gostei da história e do jeito como ela foi contada. Apesar de ser uma história muito sinistra prendia a atenção, pois eu sempre ficava querendo saber o que acontecia depois. Não consegui soltar o livro!
ResponderExcluirAbraços!