Resenha: “Um Amor Para Recordar” de Nicholas Sparks

Saudações Leitores!!!
Disponibilizando a resenha do livro Um Amor Para Recordar, com certeza um livro encantador. Lembrando que o filme também é ótimo e super indico o livro e o filme. Só mais uma observação, é o primeiro livro do Nicholas Sparks que leio e fiquei tão encantada com a escrita dele que decididamente irei ler mais.


Um Amor Para Recordar, Nicholas Sparks, São Paulo: Novo Conceito, 2011, 184 pág. (traduzido por Ivar Panazzolo Júnior)

      Lançado inicialmente em 1999 com o título “A walk to remember”, trata-se de um romance escrito por Nicholas Sparks, escritor de grandes best-sellers como: “Querido John”, “A Última Música”, “Diário de Uma Paixão” entre muitos outros romances, onde boa parte deles tiveram adaptações cinematográficas, incluindo aí “Um Amor Para Recordar”. Nicholas Sparks nasceu em Omaha, Nebraska, no ano de 1965.
      “Um Amor Para Recordar” é um romance narrado em primeira pessoa, contado pelo personagem principal, Landon Carter de então 57 anos. Landon recua no tempo, volta para seus 17 anos de idade e conta o que lhe aconteceu nesta idade que mudou completamente sua vida.
      Landon era um adolescente que tinha atitudes que em sua época eram consideradas irresponsáveis. Com o intuito de ter mais tempo livre Landon inscreveu-se nas aulas de teatro pensando que lá ficaria sem fazer nada. Ledo engano, pois lá ele se aproximou de Jamie Sullivan (filha do pastor Hegbert Sullivan) e com a aproximação dos dois, Landon começa a ver uma Jamie diferente do que ele imaginava, ademais, Jamie pede que Landon faça um dos papéis principais da peça (que havia sido escrita por seu pai, o pastor). Landon tenta recusar o convite, mas não vê escapatória, portanto, com essa peça os dois se aproximam ainda mais.
      Jamie, uma garota sempre disposta a ajudar os outros e que andava sempre com a Bíblia embaixo do braço mostra a Landon uma nova forma de ser feliz: ajudando os outros, e que o Senhor tem planos para a vida de todas as pessoas: "_Eu sei que o Senhor tem planos para todos nós, mas, às vezes, não consigo entender qual é a mensagem." (p.127). É através de pequenos gestos que Jamie vai conquistando o coração de Landon de uma forma tão imperceptível que ele quase não consegue descobrir que se apaixonou por ela. Jamie modifica toda a vida de Landon, torna-o uma pessoa melhor, mais caridosa e mais próxima de Deus. Entretanto Jamie escondia um segredo e Landon, em alguns momentos desconfiava disso, mas não conseguia ter certeza, ele dizia que ela “Tinha um leve sorriso no rosto, como se guardasse um segredo em seu coração” (p.110). Logo Landon descobriria o segredo de Jamie.
      Em suma, “Um Amor Para Recordar”, é um livro com uma linguagem sedutora, com a narração tão fluida que prende e é capaz de viciar o leitor a tal ponto de impedi-lo de soltar o exemplar enquanto não findar a leitura. Uma leitura cuja história é envolvente, mas que além da história trás lições preciosas sobre Vida, Caridade, Amor a Deus, Amizade, Esperança e Fé.
      "A minha história não pode ser resumida em duas ou três frases; não pode ser colocada em um embrulho simples e elegante, que seria entendido imediatamente pelas pessoas." (p.09), sem dúvida, Landon Carter, uma história assim não pode ser resumida em duas ou três linhas...

Camila Márcia

1 comentários:

Muito obrigada pelo Comentário!!!!