Resenha: “Para Sempre” de Kim e Krickitt Carpenter

Saudações Leitores!
Não tenho palavras para expressar o que senti ao ler Para Sempre, só sei que cada pessoa ao ler um livro tem suas próprias sensações, mas ficaria muito feliz se todos que lessem esse livro sentissem a emoção que senti. Através da resenha eu espero poder mostrar um pouco dessa emoção sentida, mas antes quero agradecer a Novo Conceito, pelo exemplar e pela oportunidade indescritivel que me deu de poder conhecer esse livro. Confiram a resenha e deixem seus comentários!


Para Sempre, Kim e Krickitt Carpenter (com a colaboração de Dana Wilkerson), São Paulo: Novo Conceito, 2012, 144 pág. (tradução de Ivar Panazzolo Júnior)

Kim e Krickitt Carpenter escreveram Para Sempre (em inglês: The Vow) um livro com teor biográfico, isto é, relata fatos reais. Tão reais que os fatos narrados nesse livro aconteceram com os autores do mesmo: Kim e Krickitt. A história emociou tanto que até ganhou uma adaptação cinematográfica cuja estréia no Brasil está prevista para 13 de abril desse ano (2012).
A história é narrada em primeira pessoa, por Kim, que é treinador da Universidade Highlands, inicia-se quando ele liga para a empresa Jasmmin Sportswear a fim de se informar sobre jaquetas de técnicos de beisebol e quem atende é Krickitt. Foi a partir dessa ligação que Kim se apaixona pela voz de Krickitt e passa a ligar para ela constantemente. Depois de um tempo de conversas e contas telefônicas astronômicas, também passam a se comunicar por cartas e decidem finalmente enviarem fotos. O próximo passo era conhecerem-se pessoalmente.
Após se conhecerem, decidem namorar e logo casam e a lua de mel é em Mauí, a coisa mais fofa! Os recém-casados traçam planos para o futuro e vivem apaixonadamente. Após dois meses de casados, decidem passar o primeiro feriado juntos (o de Ação de Graças) com os pais de Krickitt. Durante essa viagem ocorre uma tragédia. Krickitt ao volante acaba sofrendo uma colisão com um caminhão e é nesse ponto que as coisas na história começam a ficar tensas e ao mesmo tempo emocionantes (lê-se: precisa-se de lenços, pois lágrimas irão jorrar!). Kim está gravemente ferido e Krickitt desacordada. Depois de serem socorridos os médicos não acreditam que Krickitt possa sobreviver. Teve uma forte lesão na cabeça.
Indo contra todos os percentuais de chances Krickitt resiste, mas não se lembra de ser casada. Não se lembra de seu marido Kim. Nessa parte é muito emocionante, pois ele fica ao lado da esposa todo o tempo que ela fica em coma e quando ela “acorda” diz que não sabe quem ele é (mais lágrimas!).
 
"Quando Krickitt declarou que era solteira, daquela maneira tão tranquila e natural, senti como se alguém houvesse enfiado uma faca no meu peito. Olhei em seus olhos, rezando para reconhecer um sinal, por menor que fosse, de que ela havia me reconhecido." (p.77)

Ao ler Para Sempre é quase impossível conter as lágrimas. Eu chorei muito, algumas das páginas do meu livro ficaram marcadas pelas lágrimas de tão emocionada que fiquei. Sou extremamente sensível! Emocionei-me pelo fato dessa tragédia ter acontecido e ter trazido muitas coisas ruins, mas também trouxe coisas boas, como muitas pessoas disposta a ajudar, os amigos ficaram mais unidos, a família se aproximou, e para quê prova maior de amor do que Kim ter permanecido ao lado da esposa no momento em que ela mais precisava, cumprindo assim seus votos matrimonias: na saúde e na doença...

"Prometo amá-la e respeitá-la completamente. Prometo sustentá-la e protegê-la em tempos de necessidade e dificuldade. Prometo ser fiel, honesto e aberto; devotar-me a cada uma de suas necessidades e desejos. Acima de tudo, prometo ser o homem por quem você se apaixonou. Eu amo você." (p.25)

Acredito que passar pelo que Kim e Krickitt passaram e terem conseguido superar é uma prova de que Deus nos dá aquilo que somos capazes de carregar. A fé, a amizade, a família, tem papéis fundamentais para a melhora de Krickitt que tem que conhecer Kim e (re)aprender a amá-lo. Encanta-me a força de Kim por não ter desistido de Krickitt, por ter lutado pelo amor que sentia.

"Só existe uma coisa que pode superar para sempre os eventos dolorosos pelos quais passamos, e essa coisa é o amor que eu sinto por você. Sinto-me verdadeiramente honrado por ser seu marido." (p.123)

Contudo tenho que afirmar que algumas partes do livro são bem repetitivas, mas claro que na literatura essas repetições demasiadas são consideradas ferramentas de ênfase (e não prejudica em nada no decorrer do livro) que é o fato de Kim sempre estar repetindo que a tragédia aconteceu após dois meses de casados, e também o fato dele ficar lembrando que ao estar ao lado da esposa estava cumprindo o juramento que fez ao casar.
Não posso negligenciar nesta resenha, uma nota sobre a diagramação e a capa do livro (com os personagens do filme) que estão maravilhosas, mas confesso que senti falta de uma foto do verdadeiro casal Carpenter na olhera do final do livro, acima da breve biografia do casal, como podemos conferir em outros livros da editora, pois sempre no final nos deparamos com a foto dos autores das obras (como nos livros do Nicholas Sparks, Stacey Jay, etc).

"Quando você fechar este livro, quero que se lembre de que, durante a vida, você vai enfrentar momentos muito difíceis, mas é possível encontrar a força que precisa em Deus. Se está faltando alguma coisa em sua vida, peça. Você será atendido. Comprometa-se, e todos os compromissos assumidos serão duradouros. Para sempre." (p.144)

Enfim, Para Sempre, já se tornou um dos meus livros favoritos e não posso deixar de indicá-lo, pois seria quase um sacrilégio se não o fizesse. Indico a leitura para todos, mas já aviso: leiam preparados para terem grandes emoções!

Camila Márcia

Tudo bem que não tem a foto dos autores (e casal real) do livro no livro, mas eu fui buscar lá no (blog da Novo Conceito a foto deles para disponibilizar aqui na resenha:

Kim e Krickitt Carpenter

O AMOR NÃO É LINDO, GENTE? (*.*)
Gostaram? Então, não deixem de comentar!

13 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, falou exatamente tudo a respeito desse livro. Falo porque já o li e ache d+!!! Assim como vc, o livro é um dos meus favoritos, o legal foi conhecer a foto desse casal que é um exemplo!

    Caique - EPL
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o filme. Esse é bom que é baseado em fatos reais e a história parece que é mentira. Livros assim sempre são uma grata surpresa!
    Espero estar ccerto também sobre esse!!

    ResponderExcluir
  3. tava doida por esse livro e hoje ganhei ele numa promoção, to doida pra chegar e devorar com certeza como sou manteiga derretida vou chorar muito.Só de ler a sinopse ja me da vontade de chorar e eu vou ser como vc marcar o livro de lagrimas

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha Mila \o/
    Já li algumas e as opiniões são diversas, mas todos acham o livro emocionante, o que é fantástico. Provavelmente será minha próxima leitura e já dá pra imaginar o que vou encontrar e realmente deve ser emocionante.

    Beijos
    Ricardo - www.overshock.blogpot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que resenha cativante. Fiquei louca para ter esse livro. Vou comprar com certeza! Quero muito ler essa história, pois adoro livros baseados em fatos reais... são e-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e-s!

    Abraços!

    p.s.: a capa desse livro está perfeita muito bela.

    ResponderExcluir
  6. OMG!!!! Eu já tinha lido a resenha antes mas to doida pra ler/comprar este livro *ooo*


    Isabele Alves

    ResponderExcluir
  7. Ja vi inumeras resenhas positivas sobre esse livro que por sinal parece ser lindo, fiquei curiosa pra ler depois de descobrir que foi baseado em fatos reais. tbm quero assistir o filme.

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já vi 132178371893 resenhas desse livro, e esse livro virou um secesso inacreditável. De tanto ler resenhas dele, pretendo lê-lo. Nao sei quando, mas pretendo. Eu as vezes deixo de ler livros em fatos reais por me deixar sensivel e emotiva UAHSUASUA mas enfim, ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  9. Você já disse pra mim que chorou horrores lendo esse livro, que eu precisava lê-lo e que ele se tornou seu favorito, então não tenho mais nada a dizer senão: quero absurdamente o ler. E, amiga, sua resenha ficou ótima, adoroooooro qndo você coloca citações do livro, pois dá pra gente ter mais ou menos ideia de como o autor(a) escreve.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  10. Todos estão comentando desse livro, em todos os lugares! Fui numa livraria ontem, perto de um dos shoppings da cidade, e o preço estava um absurdo. Só resta a nós, meros pobres apreciadores da leitura, baixar e ler no PC. HUASHUASUAHS
    Infelizmente, é o que me resta.
    A resenha está ótima, parabéns. (:

    ResponderExcluir
  11. Eu cheguei a assistir o trailer do filme, que estará nos cinemas dia 8 de junho, e nossa, é realmente lindo, as resenhas, o trailer. E o mais interessante, que o livro foi escrito por eles mesmos, os protagonistas, e dizem, que ficou muito bem escrito, e como o livro é pequeno, é uma leitura objetiva. Ah, mas eu ainda vou ler ele *-*

    ResponderExcluir
  12. aiaiai, cada resenha que leio sobre este livro sinto mais vontade ainda de ler *-*
    quero assistir o filme tbm *-*

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha!
    Dizem que o livro é muito emocionante!
    Estou louca para lê-lo!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!