Resenha: “Garota Replay” de Tammy Luciano

Saudações Leitores!
Por ser um livro pequeno li Garota Replay super rápido e já trago a resenha para vocês, mas antes quero deixar claro que essa resenha vem expressar a minha opinião e opiniões sempre divergem, ok? Digo isso porque já li na blogosfera resenhas desse livro em que teve gente que gostou e outros nem tanto. Justamente por essa divergencia de opiniões eu resolvi ler o mais rápido possivel Garota Replay, para que eu pudesse ter a minha própria opinião formada, espero que gostem da resenha. Quero também agradecer a Novo Conceito pelo envio do exemplar para resenha.


Garota Replay, Tammy Luciano, São Paulo: Novo Conceito, 2012, 144 pág.

Garota Replay é o mais recente lançamento da Tammy Luciano. Tammy é atriz, jornalista e escritora brasileira e vem apresentar seu romance publicado pela Editora Novo Conceito sob o selo Novo Conceito Jovem.
Este livro conta a história de Thizi, uma carioca da Barra da Tijuca de vinte anos que tem sua vida virada de pernas para o ar quando descobre que seu namorado Tadeu a traiu e mais, quando Tito, seu melhor amigo, tira a foto da traição e, por conseguinte, acaba provocando a fúria de Tadeu, que lhe quebra o nariz.
"Por que a gente, tão acostumada a viver uma vida simples, quando algo bombástico acontece e coloca tudo de pernas para o ar, fica se perguntando onde foi parar aquela calmaria?" (p.11)
Só que a noite não termina ai, pois Tadeu enfurecido e embriagado sai no carro com seu amigo Gabiru e os dois sofrem um terrível acidente. Para completar o caos generalizado que se tornou a tão calma vida de Thizi ela sai e dá de cara com uma Replay sua. Quem será essa replay? Fruto de sua imaginação? Sua irmã gêmea?
O livro todo é narrado em primeira pessoa (algo que está muito comum na atualidade) pela personagem principal: Thizi. Às vezes a narração torna-se muito repetitiva, quando “Thizi” repete cento e cinquenta milhões de vezes que a Garota Replay é a sua cópia, que é igual a ela ou quando fica repetindo que Tito é seu melhor amigo o tempo todo.
A ideia da história tinha tudo para ser o máximo, mas não supriu minhas expectativas (pois eu estava completamente louca para ler esse livro), não digo que a história seja ruim, pois não é. Eu gostei do livro, contudo, Thizi não é uma personagem cativante e seu dilema “Quem é a garota Replay?” não chega a ser algo tão curioso.
Apesar de Thizi não agradar muito, Tito rouba a cena, o garoto é praticamente um príncipe encantado! Tadeu é um grosso, nem eu consigo entender como Thizi, uma garota patricinha se envolveu com um grosseiro daqueles.
"Em segundos, comecei a questionar como tínhamos namorado quase 365 dias. Tempo demais de convivência com alguém tão diferente de mim. Talvez a gente brigasse o bastante, mas não o suficiente para terminar. Namorei quem não conhecia e, agora, conhecendo-o, estava arrependida de algum dia acreditar na possibilidade de dar certo." (p.114)
O final do livro é muito louco no sentido de ser imprevisível, acredito que o final inusitado deu um toque bem legal ao livro, porque surpreende muito e tudo se encaixa perfeitamente de forma sintonizada.
Por eu esperar mais do livro e criar muita expectativa não vi todas realizadas, mas friso que isso não quer dizer que o livro seja de todo ruim, acho que um adolescente poderia apreciar bem mais esta história do que um leitor mais proficiente. Repito que achei a ideia muito boa, mais faltou algo no desenvolvimento.
Garota Replay por ser um livro pequeno pode ser lido em poucas horas ou em um dia, a leitura é de fácil compreensão e nos proporciona reflexão sobre alguns questionamentos da vida, mostrando que em alguns momentos a vida pode virar de ponta cabeça e no outro voltar ao eixo.
Um detalhe que merece destaque é a diagramação e o acabamento do livro que são muito bons, a editora realmente arrasou, eu, particularmente, adoro livros cujos nomes são em alto relevo e esse é o caso de Garota Replay. Novo Conceito está de parabéns pelo trabalho estético do livro!
Bem, minha indicação dessa leitura vai especialmente para adolescentes, acredito que eles podem apreciar esta leitura, mas também indico a leitura para todo leitor – ler não tira pedaço de ninguém – e a história é bem agradável, contudo, só aconselho não criarem muitas expectativas.

Camila Márcia

18 comentários:

  1. Já ouvi muitas coisas a respeito desse livro, normalmente coisas boas, é obvio.rs
    A capa assim, olhando pelo pc, é uma capa normal, sem fricotes ou firulas. Mas todos elogiam, pq o título está em alto relevo,colorida..o que certamente, acaba chamando a atenção.
    Sim, pelo que li em sua resenha, é um livro curtinho, mas q prende a leitura do inicio ao fim. Por se tratar de um livro para adolescentes..e eu já ter passado dessa fase há anos..com certeza, esse livro está na minha listinha de desejados...
    Não costumo criar expectativas mesmo..rs então, prato cheio :)

    Bjs bjs(Angela Gabriel)

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse layout tá muito lindo Camila adorei *-*
    Bom, só de olhar a capa PRA MIM já vejo como livro para público adolescente e o título também diz muito. Lembrando que isso é o que eu penso! Contudo gostei da resenha ele me atraiu!
    @jessica_alves_
    http://jesguinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha muitas expectativas em relação a este livro, mas, depois de tantas resenhas negativas meio que baixei a bola, vou inclusive dar um tempo até ler este livro.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler este livro! Gostei da sua sinceridade na resenha. Quero tirar minhas próprias conclusões também...
    Beijos
    :)

    ResponderExcluir
  5. A~eee! Postamos resenha desse livro quase juntas!^^ Gostei muito do livro e realmente o final deu um toque especial em tudo, ele é a grande sacada do livro.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não estou criando muitas expectativas em relação a esse livro, principalmente por não ser meu gênero favorito, e isso talvez seja um lado bom. Uma coisa é certa: a ideia em si é muito interessante.
    Vou demorar um pouco pra ler :x

    Beijos, Mila.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,flor!
    Bem,se você leu minha resenha sobre o livro já sabe o que penso a respeito dele.Não gostei do livro e concordo que o livro seja indicado para adolescentes,principalmente para aqueles que fazem parte da tal "elite" carioca.
    Bjs!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi querida
    boa resenha! Mas tenho que confessar que achei a capa do livro muito feia, e pelas resenhas negativas que eu li, não tenho vontade nenhuma de ler esse livro. É uma pena, pois a autora é boa, eu tenho o livro dela "sou toda errada", e acho ela um amor de pessoa.

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  9. sinceramente esse livro me desperta sentimentos diferentes a cada resenha, em algumas leio elogios e me animo, em outras ja detonam o livro e ai fico meio assim sem coragem pra comprar o livro e ler por mim mesma e ter minhas proprias opiniões, quero ler esse livro e acabar logo com a tortura é bom, não é. Porem ainda tenho outros livrinhos na frente pra comprar

    ResponderExcluir
  10. Esse livro não é de meu grande interesse (não que ele seja ruim)
    Mas o assunto tratada não me prende, e nem me chama atenção.
    E a capa também, não achei nada legal.
    Mas se eu tivesse a oportunidade de lê-lo, talvez me surpreendesse.
    Enfim, mas ficou boa a resenha :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha tá ótima, muito bem escrita. Mas esse livro, desde a divulgação de lançamento não me chamou atenção...ademais as opiniões sobre ele são diversas como vc mesma colocou. Prefiro não testar esta leitura por enquanto, mas quem sabe se eu o ganhar em algum sorteio eu enverede pelas suas páginas...

    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu gostei da resenha e eu achei o livro lindinho. Sinceramente quero muito ler e tirar minhas conclusões próprias.

    Beijinhux

    ResponderExcluir
  13. Apesar dos pontos 'fracos' do livro que foram citados por vc e que eu já li em outrso blogs criticas parecidas, nada demoverá minha vontade de ler. Acho que nem todo livro tem que ser perfeito e tal, mas tem que dar vontade de ler, tem que passar uma mensagem boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Livro de mulherzinha, isto é: completamente voltado para o publico feminino. Esse passo bem longe.

    Beijos,sua linda!

    ResponderExcluir
  15. Ah, não sei Mila, eu prefiro ler o livro, fiquei tão interessada. Acredito, igual vc, que toda leitura é válida.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Bom, eu já li várias resenhas sobre esse livro, mas todas assim: morna. Desde então eu ando meio desanimada, e com a sua sinceridade aqui( o que eu acho excelente), me fez perceber de vez, que o público adolescente deve se agradar mais com ele. E eu também não gosto quando encontro nos livros muita repetição de ideias ou frases. Resumindo: não sei se quero ler rsrsrs.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha!
    O livro parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!