Resenha: “O Espião” de Clive Cussler e Justin Scott

Saudações Leitores!
Mais uma resenha venho trazer para vocês, dessa vez do livro O Espião, publicado pela Novo Conceito. Tenho que salientar que a editora novamente fez um excelente trabalho gráfico, o visual do livro é lindo, sempre gosto muito da diagramação da Novo Conceito, que triste é você pegar um livro feinho, mas isso não acontece com a NC, os livros são muito bem trabalhados. Então, queridos, confiram a resenha, espero que gostem e se você gosta do gênero, tá esperando o quê pra ler O Espião?


O Espião, Clive Cussler e Justin Scott, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012, 416 pág. (tradução de Henrique Amat Rego Monteiro

O Espião (The Spy) é um livro escrito por Cliver Cussler e Justin Scott. Ambos os escritores tem currículos literários recheados de livros, Cliver já tem 40 livros publicados e Justin 24.
Esta obra trata-se de um romance de espionagem com personagem principal o detetive da agencia de investigação particular Van Dorn: Isaac Bell. A história se passa em 1908, ressaltando uma intrincada cadeia de espionagem contra os EUA e a busca de descobrir novas tecnologias para a fabricação de navios couraçados e com armas potentes e o mundo está às portas da primeira guerra mundial as conspirações e boicotes a projetos milionários pairam em todo o livro.
Tudo inicia com a morte de Arthur Langner, um projetista de couraçados, que supostamente se suicidou e recebeu propina para passar informações sobre os couraçados americanos, mas sua filha, Dorothy Langner, não acredita que o pai fosse capaz de cometer suicídio e assim, procura a agencia particular de investigação Van Dorn. Eis que entra em cena Isaac Bell, detetive que se responsabiliza para investigar o caso Langner.
Com as investigações Isaac Bell descobre que Arthur Langner não cometeu suicídio, mas foi assassinado sutilmente de modo que o assassinato parecesse suicídio. Entretanto nas investigações, Bell, descobre muito mais que isso, descobre que há um Espião tentando boicotar a marinha americana e, sobretudo, fazer com que países aliados ou não sejam suspeitos por essa conspiração. Neste interim, especialistas em canhões, blindagem e propulsão sofrem acidentes que aparentam ser suicídio, mas de fato não era.
“Estão sabotando o Casco 44 assassinando mentes. Estão atacando as mentes que criam as entranhas vitais desse navio de guerra: canhões, blindagem, propulsão. Considere o aço e as placas de blindagem que estão faltando ali. O Casco 44 não é mais do que as mentes dos homrnd que ainda trabalham nele e as mentes daqueles que morreram. Quando os sabotadores matam as nossas mentes, eles matam os pensamentos e as novas ideias que ainda não brotaram. Quando matam as nossas mentes, eles sabotam os nossos navios.” (p. 112)
Isaac Bell está às voltas com um intrincado quebra-cabeça: o mundo da espionagem, perigoso, envolvente e cheio de mortes e tentativas de morte. Todos podem ser intimamente inocentes ou propensos culpados e o papel de Bell é descortinar o jogo, descobrir e capturar o Espião.
"A meu ver, os espiões de sucesso são invisíveis. O ideal é copiar um plano secreto em vez de roubá-lo, assim o inimigo nunca saberá que foi roubado. Do mesmo modo, se um inimigo tem de morrer, sua morte deve parecer acidente. A queda de escombros no local de trabalho pode esmagar um homem sem levantar suspeita." (p. 321)
O livro é dividido em cinco partes: A Filha do Artilheiro, Caixões Blindados, A Frota, Um Sinal de Deus, Em Serviço Distante. A linguagem, por se tratar de criações de couraçados em alguns momentos vai ser técnica, mas no geral a leitura é agradável.
Vale ressaltar que mesmo com uma trama envolvente e instigante há momentos em que a leitura torna-se cansativa - arrastada, devido aos detalhes nas descrições, não que seja um ponto negativo, mas dá a impressão de que tem informações demais e por vezes desnecessárias. Contudo, mesmo diante disso o leitor – já envolvido com a trama – não consegue desanimar na leitura.
Durante a leitura eu ficava me questionando se os autores conseguiriam dar conta de tantos personagens depois de tanta reviravolta, mas conseguiram e o resultado foi um livro instigante. O Espião é um livro mais que indicado a todos que gostam de espionagem e de romances policiais. Este livro é um convite ao leitor para que seja um detetive e descubra quem é o verdadeiro espião.

Camila Márcia

11 comentários:

  1. Gostei de ler a resenha, que ficou muito boa, e de saber a sua opinião sobre o livro. Na verdade, estava com um pé atrás com essa obra, pois o povo estava falando que ele tem muitos personagens, que é chato e que a estória não se desenvolve, mas vi que nem é tão assim...

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que livro interessante! Não sou muito fã desse tipo de livro, mas curto o Sidney sheldon, e esse livro me lembrou o estilo dele. Sem falar que é uma boa para se divertir, relaxar e fugir um pouco dos dramas amorosos que estão acabando comigo! rs
    Parece muito bom e já esta na lista de compras...o kit dele da Novo Conceito é lindo, me lembrou o jogo de tabuleiro detetive kk
    bjos

    ResponderExcluir
  3. já vi muuuuuitas resenhas deste livro, mas ele não me atrai muito não :(
    principalmente pela capa =/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mila.
    Eu particularmente gostei muito do livro, como você deve se lembrar da minha resenha, o único problema é em relação as partes técnicas do livro, que pode ser considerada um pouco exagerada. Claro que tem uma relação com a história, então é aceitável.
    Agora é aguardar pelo lançamento dos próximos livros, que eu espero que não demore :)
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Ricardo - www.overshock.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha, muito boa e quanto ao livro parece ser muito bom. Geralmente livros policiais e de detetives são ricos em detalhes e quebra-cabeças incriveis. Pretendo ler!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Vc tem hiper razão a parte grafica ficou show ainda não li esse livro mais aposto que deve ser bom e ai eu quero ler!!! Sua resenha so me deu mais vontade

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei esse livro \õ/ Tô esperando chegar. Assim que ele chegar vou ler com certeza, porque eu já li umas resenhas bem positivas...
    bj.

    ResponderExcluir
  8. Mila, eu adorei a sua resenha, mas não estou gostando muito do livro! Não me pergunte pq, mas dei uma parada nele e passei outros na frente...

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de romance policial e tô querendo ler esse livro , mas antes preciso terminar a leitura de outros. kkk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Caramba, tô doido pra ler esse livro, achei a sinopse super bacana e sua resenha quase me mata aqui, vou ter que comprá-lo o quanto antes.

    Beijos, sua linda!!

    ResponderExcluir
  11. Sou fã da editora e acho todos os livros muito bonitos, mas O Espião não foi um dos lançamentod que me chamaram atenção,não, mas fiquei com vontade de ler, é claro, principalmente depois de ler algumas resenhas positivas sobre o livro. Preciso conferí-lo.

    Beijocas florzinha!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!