Resenha: “Starters - Livro 1” de Lissa Price

Saudações Leitores!
Bem, minha ansiedade por Starters era tão grande que passei ele na frente de outros livros que eu tinha pra ler, faz algumas semanas que o li, mas só agora estou postando a resenha. Curti bastante a leitura, a forma como a autora escreveu e achei muito criativo como ela criou um novo mundo pós-apocalíptico, ficaram algumas perguntas sem respostas o que me dá mais curiosidade para ler a continuação. Espero que a autora ligue todos os pontos. Quero agradecer a NC pelo exemplar de cortesia. Antes de vocês lerem a resenha, quero disponibilizar o link para vocês fazerem o download de um conto relacionado aos personagens de Starters chamado: Retrato de Uma Starters - uma descoberta. Não é necessário ler esse conto antes de ler o livro, mas seria bem legal a leitura


Starters, Lissa Price, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2012, 368 pág. 
Tradução de Ivar Panazzolo Júnior

Instigante. Apaixonante. Starters, escrito por Lissa Price é uma das apostas literárias. Após o grande sucesso de Jogos Vorazes, há quem diga que essa nova história vai apaixonar os leitores. Como não conheço Jogos Vorazes (a não ser por resenhas) não tenho propriedade para concordar e nem discordar, entretanto achei a história bem parecida com A Hospedeira, tendo em vista esse lance de aluguel de corpos, o que é um pouco diferente já que em A Hospedeira os corpos não são alugados, mas tomados.
A história se passa em um período pós-apocalíptico, após a Guerra dos Esporos, onde a população de 20 a 60 anos padeceu com os esporos genocidas já que não podiam ser vacinados. Portanto só existem pessoas com menos de 20 anos e mais de 60, então há pessoas que conseguem viver mais de 200 anos!
A história é narrada por Callie Woodland, órfã de 16 anos, que é moradora das ruas juntamente com o irmão doente Tyler, de 7 anos e o vizinho Michel Blake, um adolescente. Com as constantes fugas dos inspetores Callie descide alugar seu corpo para a Prime Destinations (popularmente conhecida como Banco de Corpos) onde Enders velhos alugariam seu corpo e depois ela receberia o preço do aluguel. Nos planos de Callie tudo seria simples e fácil e logo ela teria em mãos dinheiro para comprar uma casa e remédios para o irmão. Entretanto as coisas começam a ficar estranhas quando misteriosamente Callie volta ao seu corpo e Hellena, a inquilina, começa a ficar em seus pensamentos contando-lhe coisas surpreendentes.
"Qualquer que fosse o lugar de onde a Voz estava vindo - de dentro da minha mente ou de algum lugar -, as palavras seguintes me perfuraram como agulhas pontiagudas." (p. 90)
Em Starters temos mistério, ação e doses de romance. Temos personagens encantadores como Michel e Blake e um vilão misterioso e cheio de surpresas chamado O Velho. Contudo devo admitir que o começo do livro é um tanto quanto maçante, e a história só vem a envolver mais no meio do livro, sem contar que há muitos pontos citados na obra que não foram esclarecidos, mas isso pode ser resolvido na continuação (e espero que seja mesmo resolvido, pois como vou saber como aconteceu essa Guerra dos Esporos e por quê? Essa e outras perguntas surgem no decorrer da leitura e ao final do livro não tem resposta)
Também devo salientar um ponto que me incomodou bastante foi o fato de Michel ser um cavalheiro no inicio e se mostrar bastante preocupado e intimo com Callie e no desenrolar dos fatos parece haver uma muralha entre os dois, o que deixa a impressão de que eles nunca foram amigos, sem contar que ele não explica à ela o que o levou a fazer o que fez (quem leu vai saber do que estou falando).
Outra coisa, desnecessária, mas que preciso falar é que fiquei devastada em relação à Callie e Blake, mas é a vida: uma pequena mentira sempre – no fim – se torna grande. Muitas vezes as pessoas criam a mentira sem se darem conta de que com o passar do tempo elas adquirem vida própria e crescem, crescem...
"Tudo começara com uma mentira, e agora era quase impossível reverter asituação sem que algo se quebrasse." (p. 160)
Bem, achei que o livro teria mais ação e embora não tenha ele me surpreendeu bastante e se Lissa Price continuar escrevendo do jeito que escreve cativará muitos leitores. Estou torcendo para que o próximo volume esclareça algumas coisas.
Acerca do final eu achei um tanto quanto bizarro, mas deixou um guincho muito interessante para a continuação e me deixou tomada por um nervosismo pelo próximo volume. Então é isso, acredito que esse livro pode ser lido por qualquer tipo de leitor: os românticos de plantão, os futuristas, os aventureiros e os que curtem mistério. Boa Leitura!

Camila Márcia

20 comentários:

  1. Ah...esse livro eu estou querendo muito ler e será uma das minhas próximas leituras! Estão lentas por causa da monografia, mas faz parte! Ah...eu no começo fiquei meio em dúvida se ler o conto faria diferença...não gosto de e-book. A capa é linda demais...e vi um bate-papo da Bienal sobre o livro que só aumentou meu desejo.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse começo chato é que me mata. Será que os autores não percebem que isso faz a grande maioria dos leitores abandonar a leitura? .-. Sim, sou muito chata com essas coisas. HASHAU
    O que pelo menos já é melhor é que no meio do livro as coisas melhoram, né? Aiai, chato é ter que esperar pela continuação.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, os comentários sobre ele são bem positivos. Acredito que a leitura irá valer a pena!
    Beijos!
    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Você sabe que costumo ler mais romances mais realista e não assim fantásticos e futuristas, mas vc tem falado tanto no blog sobre eles que me bate essa curiosidade exagerada que nem sei explicar.

    Novamente tenho que lhe parabenizar pela resenha, Mila, está fabulosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou bem implicante com trilogias, acho muito chato isso de começar a ler uma história eletrizante e de repente, não mais que de repente, ter a história interrompida e precisar esperar meses e meses pela continuação. Só leio trilogias quando estão completas, então ainda vou esperar muito pela leitura desse livro porque esse é só o primeiro e sei que vai demorar porque acabou de ser lançado.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, começos lentos são muito chatos mesmo. Bem, mas, se tem ação com mistério e doses de romances, merece crédito, né? Quero lê-lo em breve. Mais um pra minha lista de leitura. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Olha, se este livro não virar filme, é porque nenhum diretor de cinema o descobriu ainda! A estória é intrigante!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece bastante uma série que eu assistia: Dollhouse. Por essas semelhanças e muitas resenhas positivas que li, tenho muita vontade de ter a obra. Adorei a última citação que você colocou na resenha, muito boa mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Mila, mais uma super resenha não é flor?
    Eu ganhei esse livro de um amigo e já o li, realmente o livro começa meio... meio (rsrsrs), mas depois ele se desenvolve bem, apesar de no fim termos muitas perguntas sem resposta e, acredito até que você foi muito boazinha ao dizer isso, pois realmente há muita coisa para ser explicada ainda para definir essa trilogia (?) e se as perguntas não forem esclarecidas temo que a série não seja um sucesso, mas acredito que a autora vai desenvolvê-la bem... pelo menos estou na torcida já que vou acompanhar a história.
    Sobre o conto que a Novo Conceito disponibilizou, acho que é necessária a leitura sim, afinal o tal retrato vai aparecer no livro né? É claro que quem não o ler ou não quiser ler não vai se perder na história não, mas acredito que para começar a leitura com o pé direito ler o conto é uma boa pedida.

    bjs,
    Emy

    ResponderExcluir
  10. Divulgação desse livro teve muita viu: conto em e-book, jogo no face etc etc etc... se isso não deixoou os leitores curiosos não sei o que deixaria... toda vez que via uma postagem de Starters corria pra ler de tão ansioso que estava. Eu curti muito a leitura e acho que embora tenha alguns pontos negativos o livro tem 90% de chances de agradar a todos que o lerem, pois não é só o conteúdo distópico que chama a atenção, mas tem o mistério e o romance... esse livro é instigante (como vc colocou Mila)

    Bjs, Linda!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou aqui pirando nesse livro! Achei ele super legal. Eu o vi num blog, o livro da garota era inglês, e aqui não tinha lançado ainda. Gostei tanto e fiquei triste por aqui não ter, mas eis que um mês depois a NC anuncia o lançamento dele! Amei *-*

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mila.
    Você sabe como a minha expectativa em relação a essa livro é muito grande, né? Ainda não o li, mas acho que alguns detalhes são dessa forma por ser apenas o primeiro livro. Também acredito que algumas perguntas não serão respondidas - pelo menos não no livro Enders, já que deve se focar em outro assunto.
    Claro que tudo é uma suposição rs

    De qualquer forma, pretendo ler este livro o quanto antes e espero também gostar.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Aí está uma "modinha" de estilo literário que eu estou gostando. Esse estilo sociedade controlado, pós-apocalíptica, ou pós-guerra. Esse estilo está nos dando bons livros, com Jogos Vorazes como o principal, e se Staters merece todos os elogios que está ganhando, é mais um para essa lista!

    ResponderExcluir
  15. Pela resenha o livro parece mesmo com a hospedeira(que por sinal também é um ótimo livro). Tenho que ler ele, estou muito ansiosa e com muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  16. Acho que vou amar então!
    Amooo distopias! Tô querendo muito ler ele!
    Que bom que curtiu a leitura!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha crítica, aparentemente é uma estória cativante; certamente Lissa Price escreve de uma forma envolvente e instigante; adoraria acompanhar esta aventura, que soa muito com "Jogos Vorazes" que é uma distopia, e atualmente as distopias estão em moda, portanto fico intrigado por ler esta maravilhosa obra... fica na expectativa !
    Afetuosamente,
    Gabriel Araújo.

    ResponderExcluir
  18. O que falar de Starters, eu já vi o livro a capa é incrivel pena que eu não pude comprar quando eu fui na "Cultura". Eu sempre leio resenhas bem legais sobre esse livro e achei bacana a sua critica sobre ele, Eu vi que existe já o segundo livro o/ - Tanto o primeiro como o segundo estão na lista dos desejados o/

    ResponderExcluir
  19. Mt bom! Quero mt ler ele, a sua resenha só me deixou mais curioso!

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo Starters neste momento, estou na página 100 e ainda não tenho uma opinião meio concreta... Mas vamos ver conforme a leitura avança. Acho que, de todas as formas, devido à divulgação intensa, joguinho, etc, minhas expectativas estavam lá em cima. E claro, também pelo tema, que achei bem interessante a princípio, quando li a sinopse pela primeira vez.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!