Filme: Jogos Vorazes

Saudações Leitores!
Depois de tantos comentários sobre a trilogia Jogos Vorazes em especial depois que foi divulgado o filme eu fiquei realmente curiosa tanto para ler quanto para assistir. Hoje já tendo lido e assistido (exatamente nessa ordem) venho expor um pouco sobre o que achei de ambos.


Título Original: The Hunger Games
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica , Thriller
Direção: Gary Ross
Roteiro: Billy Ray (I), Gary Ross, Suzanne Collins
Produtores: Aldric La'Auli Porter, Bryan Unkeless, Diana Alvarez, Jon Kilik, Louis Phillips, Nina Jacobson
Duração: 142 minutos
Ano: 2012

Sinopse: A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescente entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito. (Fonte: Filmow)


MINHA OPINIÃO
Sabe quando você lê um livro e fica completamente envolvida, quase como se você estivesse na pele dos personagens e vivendo as mesmas situações pelas quais eles passam? Então, foi assim que me senti enquanto fazia a leitura de Jogos Vorazes (resenha AQUI), o livro é sim, tudo aquilo que as pessoas comentam: viciante, trágico, aterrorizador, surreal e muito bem escrito (eu simplesmente babei na forma com a Suzanne escreveu seu livro)
Já o filme não é essas coisas. Não estou dizendo que o filme é ruim, pois não é ruim, eu gostei bastante, a questão é que eu fiquei frustrada porque o filme não chega nem aos pés do livro. Embora algumas cenas do livro tenham se materializado nas telas, muita coisa ficou de fora (senti falta da cena em que Katniss encontra Peeta e para tratar da ferida dele pede para ele tirar a roupa, rsrs #safadenha), entretanto quem leu o livro consegue visualizar mentalmente as cenas, mas não é a mesma coisa.
Sem mais, também houve algumas mudança na estória, mas acredito que não comprometeu em nada. Gostei bastante da fotografia do filme, passou a sensação de caos e desespero, que realmente estavam presentes no livro, e emoção quando deveria passar  (gente eu chorei com a cena da Rue, que foi aquilo? Exatamente como imaginei). Agora uma coisa que me incomodou é que o filme não é tão cruel quanto o livro, no livro as mortes são mais cheias de sangue e terror do que são mostradas no filme. Realmente isso me decepcionou. Mas acredito que cenas mais cruéis foram suavizadas para poder dar uma classificação mais abrangente ao filme.
Já em relação aos atores, só tenho a dizer que não gostei do Josh Hutcherson fazendo o papel de Peeta, uhrrr, que ator mais sem sal e artificial. Eu não fui com a cara dele. Apesar de ter visto algumas críticas negativas a respeito de Jennifer Lawrence para personificar a Katniss eu vou ser do contra, pois gostei da atriz no papel. Já o Liam Hemsworth no papel de Gale foi um colírio para os meus olhos, entretanto não posso falar nada de sua atuação, até porque ele quase não apareceu, mas quando apareceu chamou muito, muito, muiiiito a minha atenção (Tãoooo lindo!!!). No que se refere ao Woody Harrelson no papel de Haymitch ele foi muito bom (no livro tinha umas cenas dele bem bacanas, mas fizeram o favor de não colocarem no filme) e devo admitir que comecei a gostar do Haymitch por causa do ator que o interpreta, pois o Haymitch do livro não me agradou, tão frio. Há outros personagens que se sobressaem no livro e no filme, mas eu não vou falar de todos, fico por aqui em minhas observações sobre atores e personagens.
No mais, o que quero dizer é que se fosse pra eu escolher um dos dois, com certeza eu ficaria com o livro, a leitura dele é uma experiência única, sabe? Meu conselho é que você assista ao filme só depois de ler o livro, ou se você quiser apenas ler e não assistir o filme, beleza. Mas na minha humilde opinião o maior erro que alguém pode cometer é apenas assistir o filme.

Camila Márcia

7 comentários:

  1. Olá, fico feliz por ter encontrado alguém com a mesma opinião que eu! Também não curti muito o filme, achei que não passou bem toda a emoção do livro, achei que como você falou faltou aquelas partes sangrentas das mortes e quanto ao atores não simpatizei muito com Jennifer Lawrence, não achei que ela ficou boa como Katniss, agora só esperar o "Em Chamas" pra ver se muda alguma coisa.
    Beijos e adorei o post :D
    neversaynever-believe. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conheço Jogos Vorazes, mas certamente vou começou lendo a obra e muito provavelmente o filme em seguida, apesar de tudo o que você citou. Acho a ideia incrível, então não poderia deixar de acompanhar.
    É uma pena que isso aconteça, mas algumas coisas são impossíveis de encontrar nas adaptações né?

    Beijos, Mila!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme e ainda não li o livro, eu gostei do filme então, tenho quase certeza que irei amar o livro, até porque eu sempre prefiro os livros, há exceções.!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Até agora só tive a oportunidade de assistir o filme, mas gostaria de ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  5. Olha eu estou com uma opinião formada não quero assistir o filme sem antes ler toda trilogia.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Camila, concordo plenamente contigo, espero q o proximo filme q segui a triologia, seja mais fiel ao livro... Totalmente concordo, so n com a atuação do ator Josh Hutcherson, combina bastante com Peeta, com aqele geitinho meio Gay de ser, se bem q no segundo livro ele muda bastante! rs mas ée.. Super apoiado a sua Critica!

    ResponderExcluir
  7. Li a trilogia no fim do ano passado e me apaixonei ( pelo Peeta principalmente) É uma história que me envolve, na arena principalmente. Me assustava junto com a Katniss e acho que isso é o mais legal: quando você consegue sentir e viver as cenas com os personagens. Gostei mais do livro. Beijos.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!