Resenha: “Depois dos Quinze” de Bruna Vieira

Saudações Leitores!
Este livro foi uma cortesia da Editora Gutenberg, a qual quero agradecer pelo envio. Bem, desde o lançamento eu fiquei bastante curiosa por essa leitura, afinal Bruna Vieira é blogueira e isso me deixou muito fascinada, até porque eu conheço o blog dela e acho super interessante, sempre dou uma passada por lá e ler um livro dessa blogueira e escritora seria uma honra para mim. O livro chegou e assim que abri o pacote já comecei a ler [pena que só agora estou conseguindo postar resenha] confiram:

 
Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, Bruna Vieira, Belo Horizonte: Gutenberg, 2012, 200 pág.

Tudo começou com o blog Depois dos Quinze em que Bruna Vieira fazia seus desabafos de desilusões amorosas em forma de texto, porque a autora sabia lidar bem com essas desilusões por meio das palavras. Depois dos Quinze: quando tudo começou a mudar, é o primeiro livro de Bruna Vieira, nascida em Leopoldina, interior de Minas Gerais que além de blogueira e escritora é colunista da revista Capricho.

"A gente tem a mania idiota de dividir o tempo em três partes (passado-presente-futuro) e dizer pra todo mundo que isso ou aquilo ficou definitivamente pra trás. Quer saber o que eu penso? As coisas - e principalmente as pessoas - nunca ficam pra trás. Elas ficam é mais lá pra dentro. Guardadas. Abandonadas. E, raramente, esquecidas." (p.115)

Depois dos Quinze se trata de um livro de crônicas e contos cuja temática principal é o amor que nasce e cresce das mais inesperadas formas e depois vai embora em muitas e típicas situações do cotidiano. O livro inteiro nos faz refletir sobre o amor, a família, as mudanças da vida entre outras coisas. Nos faz perceber que não importa o que façamos ou como tentamos mudar algumas situações as coisas são exatamente como tem que ser.

"Então, se quer saber de mim, liga. Escreve. Pega o primeiro ônibus e bate na minha porta sem avisar. Mas vê se não espera o destino te colocar de novo na minha frente. Talvez, quando isso acontecer, alguém já esteja do meu lado. E isso será um final feliz. O meu." (p.25)

Bruna Vieira escreve de uma forma encantadora que nos prende desde a primeira letra – seja artigo ou vogal – até o ponto final de seus textos. A leitura acontece de forma frenética, embora eu acredite que seria  muito interessante ler um texto por dia para assimilar as lições com mais profundidade, mas como disse quando comecei a ler não consegui mais soltar o livro.

"Chega, de uma vez por todas, dessa coisa de alma gêmea. Sempre existirá alguém, e não necessariamente será essa pessoas sempre. A dura realidade é que nós, seres humanos, não fomos feitos pra eternidade. Assim como o que sentimos. Seguimos em frente e levamos o melhor e o pior de tudo aquilo que vivemos." (p.35)

Logo no principio da leitura me agradei bastante e apesar da sensação de estar lendo uma espécie de “autoajuda” pela quantidade de ensinamentos e reflexões dos textos, no final da leitura consegui ver Depois dos Quinze, não como autoajuda, mas como um livro que não quer ser apenas lido, mas sentido e carregado na alma, porque a autora escreve com paixão, com poesia e encantos que nos tocam e emocionam, principalmente por ela escrever sobre aquilo que conhece que viveu.

"Perdoe alguém antes de pedir perdão. Tire a poeira da palavra "amor" todos os dias pela manhã, mas não se esqueça de todo o resto. Guarde suas inseguranças em uma pequena caixa. Use-a para alcançar seus sonhos." (p.59)

Creio que tenha me identificado bastante com este livro, porque além de escrever textos parecidos [que falam de sentimentos, amores, desilusões e saudade] no meu blog Devaneios Fugazes é impossível não se identificar com muitas das situações narradas nos textos de Bruna Vieira, afinal: atire a primeira pedra quem nesta vida ainda não sofreu ou não sofrerá por amor.

"Fingir que nada disso acontece faz seu coração arder. Você é boa nisso, mas saiba que ser forte não tem nada a ver com conseguir disfarçar; ser forte tem a ver com ter coragem e agir. Deixar o tempo fazer isso só piora as coisas. Ele não sabe o que você sente, não sabe o que você passou e quem você deixou para chegar até onde chegou." (p.78)

Outro ponto bem legal no livro é a diagramação que está perfeita, as letras nos títulos dos textos são bem bonitas e divertidas, no meio do livro tem uma sessão com fotos e pensamentos da Bruna e isso enriquece a obra, enche os olhos de todo leitor.

"Gente egoísta não sabe amar de verdade. Dizer adeus não é um problema. Mas os piores caras ainda são aqueles que dizem adeus e ficam para sempre." (p.152)

Pra finalizar, Depois dos Quinze, de Bruna Vieira, vai encantar todo leitor principalmente quem é blogueiro e quem escreve sobre sentimentos e adolescentes apaixonadas, pra falar a verdade nem só adolescentes apaixonadas, mas para os nãos apaixonados também. Ah, vou parar com isso: se joguem nessa leitura, vocês vão amar!




Camila Márcia

PS.: Eu não consegui escolher poucos quotes para colocar nesta resenha gente, foi cada coisa linda que li que escolher se tornou uma missão impossível então o resultado é esse: uma resenha cheia de quotes e minha agenda superfofa [das princesas da Disney] com mais quotes ainda. (*.*)

20 comentários:

  1. Gente, eu morro de vontade de ler esse livro, adoro tudo o que a Bruna escreve hahaha
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká, obrigada pelo comentário, nossa se você gosta do que a Bruna posta no blog dela então tenho 100% de certeza que irá amar o livro. Você precisa ler!

      Excluir
  2. A capa é linda, os quotes perfeitos e até as páginas são lindas, cara... Sou louca pelo blog, mas nunca tinha parado pra ler quotes do livro, nem li resenhas. Agora to louca pra ler =[ kkk Lindo!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana você é igual a mim, quando vejo um livro ou leio uma resenha interessante já corro e coloco o livro nos meus desejados.

      Obrigada pelo comentário, flor.

      Excluir
  3. Ameih os quotes, vi muito as pessoas comentarem esse livro Mila e apesar de nem gostar muito de livros de crônicas e contos esse eu fiquei muito interessada. Após sua resenha o interesse aumentou.

    beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, espero que você consiga uma oportunidade de ler Depois dos Quinze e a agarre, pois o livro é realmente bom.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Bem juvenil é o que aparenta, parece ser um leitura indicada a todos as idades, pois quem um dia não foi jovem significa que ainda o é então ler Depois dos Quinze pode ser uma boa pedida. Anotando aqui e vou procurar numa livraria e nos sites.

    Abraços, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, você tem razão o livro é muito interessante porque é impossível não se identificar, como você salientou quem é jovem vai gostar e quem não é mais, com certeza, irá lembrar de coisas da juventude ou se atualizar com essa nova juventude. Será um leitura encantadora e ao mesmo tempo nostálgica.
      thanks pelo comentário.

      Excluir
  5. Ler Depois dos Quinze seria sair muito da minha zona de conforto... vou deixar passa Mila, mas parabéns pela resenha, sem dúvida, deu para perceber o quanto você amou este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Joaquim.
      O livro vale para o publico feminino e masculino também, mas acredito que o publico feminino se identificaria e amaria mais o livro. Mas sem preconceitos, se você um dia quiser sair de sua zona de conforto que tal ler a brasileira Bruna Vieira e seus conflitos juvenis? É bem interessante <3

      Excluir
  6. Eu desejo tanto ler esse livro da Bruna, desse mês não vai passar, vou dar um jeito de comprar.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêêêêê Bia, não deixe passar a oportunidade, pelo que conheço de suas leituras [porque leio seu blog] aposto que você vai amar esse livro. Assim que vc o ler e postar a resenha corro para conferir sua opinião. #MuitoAmor.

      Excluir
  7. Amei a resenha querida, eu vou comprar esse livro na primeira promoção que eu ver. Adorei o blog da Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. Compre, leia e depois volte para me dizer o que achou ou me menciona no twitter e dá sua opinião: @camila_marcia
      Valeu pela visita e comentário.

      Excluir
  8. eu queria saber se tem mas livros de bruna vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ela não tem, mas está escrevendo seu segundo livro, para nossa alegria. Beijos no coração.

      Excluir
  9. Olá Camila, eu tenho um blog chamado vida de garota e copiei sua resenha, COLOCANDO TODOS OS DIREITOS RESEVADOS OBVIO, e gostaria de avisá-la ok? Beijos sua linda, amei seus blogs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Lua Lira, conferi lá. Vlw por avisar.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  10. Olá, Camila!
    Obrigada por me indicar sua resenha. =)
    Faz um tempinho que desejo comprar os livros da Bruna Vieira, mas antes queria ver algumas opiniões. Não pensei que se tratava de um livro de crônicas e contos. Estou atualizadíssima, não é?! #SQN. Como ensino pré-adolescentes, estou cada vez mais interessada em livros infanto-juvenis. Da Paula Pimenta já sou super fã. Rsrs' Bom, mas falando sobre a sua resenha, gostei muito. "Depois dos quinze" já está na minha listinha.
    Achei interessante os quotes que você escolheu. A Bruna parece ser uma autora de escrita madura.
    Beeijo, linda*;

    (P.S.:Meentira que você tem também uma agenda das Princesas da Disney?? Amooo! kkkk')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, flor, saudade de ti.

      Então, eu também não sabia que Depois dos Quinze seria um livro de crônicas e contos, mas foi. Alguns são retirados do blog dela e outros são inéditos. Vale a pena ler, é realmente uma leitura bem juvenil e se você está nessa Vibe vai amar.
      EU TENHO UMA AGENDA DAS PRINCESAS DA DISNEY... sãoooo tãoooo fofasssssssss ♥ ♥ ♥

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!