Resenha: “O Futuro de Nós Dois” de Jay Asher e Carolyn Mackler

Saudações Leitores!
Mesmo não sendo parceira ainda da Galera Record eu tive a grande surpresa de receber O Futuro de Nós Dois por ser parceira do Grupo Editorial Record e eles estarem promovendo esse livro \õ/, portanto, tenho muito que agradecer ao grupo editorial pela surpresa e carinho com seus leitores, parceiros e fãs. É claro que agarrei a possibilidade de ler esse livro e aí vai minha resenha para vocês:


O Futuro de Nós Dois, Jay Asher; Carolyn Mackler, Rio de Janeiro: Galera Record, 2013, 384 pág.
Traduzido por Ana Ban

O livro O Futuro de Nós Dois (The Future of Us) foi escrito pelos escritores americanos Jay Asher – o mesmo autor de Os 13 Porquês (Ática) – e por Carolyn Mackler. Ambos escrevem para o publico adolescente, mas, é claro, podem ser lidos por adultos.
Este livro traz uma narrativa atrativa em que temos dois narradores personagens Emma e Josh, isto é, a cada capítulo um desses narradores tem voz. Através das narrações ficamos por dentro da vida dos personagens e dos fatos incríveis que acontecem. A história se passa em uma semana louca em que Emma ganha um computador de seu Pai e Josh entrega para ela um CD-ROM da AOL (American Online) para que ela possa criar uma conta de e-mail e navegar na internet que naquela época, 1996, a internet era por linha telefônica.
Nesse ínterim, Emma acaba por conectar-se a um site nunca antes visto e imaginado chamado Facebook e o mais exótico de tudo isso é que o tal site prevê o futuro de Emma dali a 15 anos. Ela fica apavorada e compartilha sua descoberta com Josh, seu ex-melhor amigo que volta a ser amigo. Josh age como um cético e não quer acreditar no poder do oráculo Facebook e acredita se tratar de uma pegadinha, mas aos poucos os dois percebem que não é.
Emma descobre coisas sobre seu futuro que quer mudar, descobre sobre o futuro de Josh e de seus amigos. Coisas que ela pretende evitar que aconteçam, então ela passa a causar pequenas mudanças em sua vida que reverberam ao futuro, provando que o futuro é uma coisa frágil.
Jay Asher e Carolyn Mackler escreveram um livro fofo e encantador, mostrando as consequências das ações das pessoas, o valor da amizade e os conflitos juvenis para a busca total da felicidade, muitas vezes negligenciando a felicidade que está abaixo do próprio nariz.
Entretanto, apesar de ter várias alusões a época de 1996, acreditava que as diferenças entre o ano em que acontece a história e o futuro, 15 anos depois, seriam mais elaboradas como mostrando o que o ser humano causou em 15 anos ao meio ambiente, a queda das torres gêmeas e outros fatos históricos. Não obstante, é óbvio que os autores quiseram focar mais no romance ou na descoberta do amor e o aprendizado o que torna O Futuro de Nós Dois um dos livros mais fofos que já li este ano. Os personagens são cativantes, em especial Josh, tenho sérias dúvidas que Emma seja tão cativante assim [parece uma adolescente rabugenta e egocêntrica, quem leu ou lerá entenderá].
Sem dúvida este livro é uma fascinante história para passar o tempo e de leitura fluida capaz de viciar o leitor e possibilitar o virar das páginas de forma constante, em outras palavras, trata-se de um livro para ser lido em um só fôlego.

Camila Márcia

5 comentários:

  1. a trama deste livro já desperta interesse em qualquer um que leia a sinopse, com toda a certeza! e desde que eu li a sinopse dele pela primeira vez, me senti super curiosa *--*
    os 13 porquês do autor, é outro livro que morro de vontade de ler, mas que até agora não consegui :(
    ambos parece ser ótimos e não sei qual quero ler primeiro agora hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, flor, já faz um tempo que quero ler Os 13 Porquês, mas acho o livro muiiiito caro e ainda tenho que pagar um frete inviável para tê-lo... então tenho adiado essa compra, mas a vontade de ler tem crescido!

      xoxo.

      Excluir
  2. Olá Mila, eu não fazia ideia que era sobre isso que o livro falava! Fiquei super curiosa agora, quero ler imediatamente haha! Adorei a resenha, achei bem interessante a questão de ver o futuro, e é uma analise legal, eu fico pensando, o que eu farei daqui a 15 anos?

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o problema da Emma é o de muitas adolescentes, ela é insegura. Algumas atitudes dela com o Josh eu entendi porque eu vivi, mas não tive um desfecho como o deles claro, rs. Acho que sem essa conexão, ela se torna extremamente irritante, mesmo.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila.
    Eu li esse livro, não foi tudo aquilo, não se tornou meu livro preferido, apenas uma leitura a mais, senti falta de respostas, acho que não ficou bem fechado.
    E Emma não me conquistou nem um pouco.
    O que achei bacana foi que o livro traz toda aquela lembrança do surgimento da internet, o celular, relembrei muito tudo isso.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!