Resenha: “Desventuras em Série: A Sala dos Répteis - Livro Segundo” de Lemony Snicket

Saudações Leitores!
Como o tempo passa rápido, para mim, outro dia eu li o primeiro livro da série Desventuras em Série - Mau Começo - e só me toquei agora que o li no finalzinho de janeiro e somente agora li o segundo livro. Que horror! Mas eu tenho uma justificativa, por dar prioridade a livros de parcerias acabo não lendo, com tanta frequência, livros que compro ou ganho de aniversário ou sorteio, mas estou tentando organizar isso, já que meu antigo método de tentar organizar não deu certo, vou pensar em outro. Sem mais 'conversa fiada' confiram a resenha do segundo livro:


 A Sala dos Répteis - Livro Segundo (Desventuras em Série). Lemony Snicket.  São Paulo: Companhia das Letras, 2001, 184 pág.
 Tradução: Carlos Sussekind. Ilustrações: Brett Helquist

O livro The Reptile Room, em português A Sala dos Répteis, foi publicado originalmente em 1999 e é o segundo livro de A Series of Unfortunate Events (Desventuras em Série, no Brasil) cujo primeiro livro é Mau Começo. Esta série é composta por treze livros e foi escrita por Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket.
Este segundo volume nos traz de volta as três desventuradas crianças: Violet, Klaus e Sunny, que após os acontecimentos do livro anterior – a morte de seus pais e a terrível estadia na casa do Conde Olaf – e vendo-se novamente sobre a guarda do Sr. Poe, responsável financeiro das crianças, são levados pelo mesmo para a casa de outro parente distante para que este parente, o Dr. Mortgomery, pudesse cuidar das crianças.

"Uma das coisas mais difíceis da vida é pensar nos arrependimentos. Algo nos acontece, então fazemos o que não deveríamos ter feito e, anos depois, desejaremos que tivéssemos agido de outra forma." (p.47)

Violet, Klaus e Sunny chegam assustados a casa do Dr. Mortgomery, mas logo nos primeiros momentos este cativa as crianças e assim, elas o tratam como tio Monty e vivem um período de extrema felicidade – o que é um milagre, já que essas crianças são desventuradas – e compartilham daquilo que mais gostam ao se prepararem para uma viagem ao Peru com tio Monty, já que ele é um cientista, um respeitado herpetelogista, especialista em cobra, répteis, e na casa de tio Monty ele tem uma sala dos répteis (por isso o nome do livro).
Infelizmente o antigo assistente de tio Monty se demitiu e quem ocupou seu lugar foi Stephano um homem abominável que logo as crianças perceberam ser o terrível e odiado Conde Olaf, entretanto, ninguém acreditou na afirmativa das crianças até chegar ao extremo do extremo, quando tudo já é tarde demais e as desgraças acontecem. Novamente a dor e a desesperança tomam conta das crianças que devem ficar unidas para tentarem resolver o disparate.

"A ocorrência de um acidente em certo lugar pode criar uma mancha nos sentimentos de uma pessoa em relação a esse local, como a mancha de tinta que perdura num lençol branco. Por mais que se esfregue e se lave para tirar essa mancha da memória, não há como esquecer o que aconteceu e deixou todo mundo triste." (p.119-120)

Novamente Lemony Snicket dá um show em sua narrativa, que se compararmos com o primeiro volume da série está ainda melhor nesse segundo. O narrador que ao contar a história se intromete constantemente e até devaneia enquanto narra faz com que o enredo fique ainda mais instigante. Sem dúvida, a narrativa é o ponto auge do livro, não estou dizendo que o enredo é ruim, muito pelo contrário: um enredo bom e com uma narrativa excelente tornam um todo completo.
Apesar de se tratar de uma literatura infantojuvenil Desventuras em Série pode ser lido por qualquer leitor mais proficiente, pois se divertirá na certa. Sei que ainda há muito por acontecer nos 11 livros que faltam para eu ler, mas a série é promissora e promete!
Por seu um livro pequeno e com poucas páginas ele pode ser lido rapidamente em um dia no máximo. O livro também tem uma diagramação belíssima e com ilustrações muito bonitas em cada capítulo. Mais que indicado!



Camila Márcia

5 comentários:

  1. Acho essa série bem gostosinha de ler. Mas parei no livro 3, fiquei sem motivação pra seguir até o último.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila ;)
    Eu sou louca pra começar essa série!
    Desde que vi o filme eu estou curiosa com os livros, afinal eu gostei do filme mesmo sabendo que os treze livros foram sufocados nele!
    Aposto que assim que começar a ler vou mudar de ideia...rs

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  3. NOSSA, há tempos namoro essa coleção, mas até hoje não tive coragem de comprar :(
    todos que leram falam tão bem dela ;~~

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive vontade de ler...
    Tenho um amigo que ama!
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu quero muito ler essa série!

    bjs,JU.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!