Resenha: “O Projeto Rosie” de Graeme Simsion

Saudações Leitores!
O nível de fofura desse livro é Master! Eu me privei de criar muita expectativa com esse livro embora tenha ficado ansiosa para o ler desde que li a sinopse, mas não consegui resistir aos encantos de O Projeto Rosie, incrivelmente ele conseguiu me prender desde as primeiras páginas, confiram a resenha e espero, de coração, despertar o interesse de quem ainda não leu e saber a opinião de quem já conferiu essa leitura:


O Projeto Rosie, Graeme Simsion, Rio de Janeiro: Record, 2013, 320 pág.
Traduzido por Ana Carolina Mesquita

The Rosie Project foi escrito pelo australiano Graeme Simsion e trata-se de um romance nerd que encanta e apaixona logo nas primeiras páginas, caso isso não aconteça provavelmente você não irá gostar do desenvolvimento, o que não foi o meu caso. Logo nas primeiras páginas eu me apaixonei e o devorei em tempo recorde. Após terminar a leitura eu fiquei tão triste e desejei que o livro tivesse mais algumas páginas, é claro que agora fico na torcida para que um novo livro do autor seja publicado no Brasil para eu poder ler. Virei fã!
O enredo de O Projeto Rosie é interessante, a narrativa acontece em primeira pessoa pelo Don Tillman, um professor de genética muito, muito, muito nerd que aos 39 anos e estando para completar 40 está a procura de uma esposa e, como ele é incapaz de encontrar alguém compatível ao acaso, ele bola o Projeto Esposa que se trata de um questionário cujas respostas devem indicar a mulher compatível ao perfil de Don, entretanto todas as que respondem o questionário são incompatíveis. Isso assusta! Claro que Don pede ajuda a seu casal de amigos Gene e Claudia [um casal particularmente estranho] e eles tentam ajudar Don. Na verdade, Gene só atrapalha, ele é o personagem mais chato que já conheci! Acredito que a esposa dele, Claudia, não teve sorte, ela merecia coisa melhor, mas...
Tudo ia ruim até Don conhecer Rosie e confundi-la com uma das candidatas ao Projeto Esposa, embora ela não se comportasse como tal. Rosie com toda sua espontaneidade encanta o leitor e o principal Don, mesmo ela sendo incompatível e colocando a vida de Don de pernas para o ar, é claro.

"[...] existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamentos amorosos." (p.09)

Na conversa entre Rosie e Don, Rosie diz que procura seu pai biológico e pede a ajuda de Don como geneticista, e daí começa o Projeto Pai e desse Projeto Pai para o Projeto Rosie é um pulo astronômico! De inicio Don se nega a admitir que se apaixonou por uma mulher completamente incompatível, mas toda a sua intelectualidade acaba denunciando que ele está apaixonado e para conquistá-la não será tão fácil assim.
Diante de tudo isso, só o que tenho a dizer é que o livro é muiiiito fofo e o personagem Don Tillman é uma figura única na literatura, às vezes ele é incrivelmente irritante [dá vontade de dar na cara dele em vários momentos], mas outras vezes ele bate todos os recordes de fofura e, à medida que pensamos que ele é um robô a gente percebe que ele é só um nerd querendo se encaixar e que é fruto de uma boa temporada sofrendo bullying por ser diferente. Um livro aparentemente simples, mas que repassa uma linda mensagem: correr atrás do que deseja, ajudar o próximo, não deixar que traumas infantis e preconceitos destruam sua vida.
Em suma, só posso desejar que, se tiverem oportunidade de ler O Projeto Rosie, leiam sem titubear e se deixem encantar por Don e Rosie e todas as suas peripécias. Deixem a mente aberta para essa leitura e garanto que terão ótimas surpresas. Escrita cativante, personagens fofos, enredo brilhante, com certeza, esse livro foi um projeto literário que deu certo e contém todas as formulas certas para o sucesso!

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Caracas, me interessei demais pelo livro , muito mesmo!!! Estou louca para ler ;D

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançamento estou enlouquecida por esse livro, só preciso conseguir compra-lo para poder ler...
    BJs,
    JU

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito bom, eu amei essa capa e sua resenha me deixou encantada, agora Preciso Urgente desse livro.

    Ps.: Amei a foto, ficou tão bonita.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto mais de livros de fantasia e clássicos, mas esse livro eu fiquei com bastante vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Noooossa, só de ler essa resenha já me deu vontade de ler, já to me apaixonando, mesmo sem conhecer, o Don! kkkkkkkkkkk'

    Espero poder lê-lo logo!!!
    bjoos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!