Resenha: “O Melhor Lugar do Mundo é Aqui” de Francesc Miralles & Care Santos

Saudações Leitores!
Primeiramente quero agradecer a Editora Record, por ter me enviado o exemplar de O Melhor Lugar do Mundo é Aqui. Antes de lerem a resenha a resenha que dizer que esse livro é doce e encantador, sabe aqueles livros que tem magia? Então este tem uma particular que gostaria muito que todos conhecem, realmente 'o melhor lugar do mundo é aqui'.


O Melhor Lugar do Mundo é Aqui, Francesc Miralles & Care Santos, Rio de Janeiro: Record, 2013, 160 pág.
Traduzido por Luís Carlos Moreira Cabral

El Mejor Lugar Del Mundo es Aqui Mismo (2008) foi escrito por Francesc Miralles & Care Santos é um livro mágico, terno e cheio de delicadezas. Os personagens são profundos e enigmáticos, há uma lição de vida que eleva o livro e o torna encantado.
O Melhor Lugar do Mundo é Aqui, conta a história e Iris, uma mulher que esta infeliz, perdeu seus pais, não tem amigos, nem amigas, tem um trabalho que detesta e sua vida praticamente é um buraco, certa tarde ela resolve por fim a sua vida, mas por ironia do destino ela acaba não se matando, mas indo parar numa cafeteria chamada O Melhor Lugar do Mundo é Aqui, o nome muito longo e cheio de prepotência chama atenção de Iris.

"Quando as lágrimas deixaram de nublar seus olhos, notou de repente um café que nunca vira antes naquela esquina, pela qual passava com muita frequência." (p.15)

Dentro da cafeteria ela conhece Luca que desde esse dia passa a ser seu amigo, mas ela começa a cultivar sentimentos por ele. Luca confessa para Iris que O Melhor Lugar do Mundo é Aqui é um lugar mágico e que cada mesa do estabelecimento tem um poder, além do mais, o dono do estabelecimento é um Mago. Iris começa a frequentar a cafeteria e a conversar com Luca e consequentemente a magia do lugar e as muitas reflexões sobre a vida fazem a vida de Iris melhorar, mas ela está envolta em um grande mistério: como pode O Melhor Lugar do Mundo é Aqui ser mágico? Quem é Luca? Entre muitas outras dúvidas.

"_Segundo os estudiosos, todos os dias temos cerca de sessenta mil pensamentos. Positivos e negativos, banais e profundos. Não devemos julgá-los: são como nuvens que passam. Somos responsáveis pelo que fazemos, mas não pelo que pensamos. Por isso, quando alguma ideia angustiá-la, simplesmente coloque nela a etiqueta "pensamento" e deixe-a passar." (p.21)

Nesse interím, Iris adota um cachorro, Pirata, reencontra um ex-amor, Olivier, conhece Angela e vende seu apartamento cheio de passado. Tem revelações assustadoras e conhece um pouco mais sobre si mesma.

"É o que acontece com o passado: está em toda parte, mas não o vemos. Por isso não conseguimos nos livrar dele facilmente. Somos como uma nau imobilizada por uma âncora aferrada nas profundezas. O que não significa que não sejamos capazes de arrancá-la e seguir adiante em nosso rumo." (p.30-31)

Ao ler O Melhor Lugar do Mundo é Aqui foi impossível não lembrar a leitura de O Pequeno Príncipe, são livros que passam uma lição de vida e uma moral que passeiam entre o psicológico, o interior, o exterior, sociologia e filosofia, um livro riquíssimo que pode encantar todos os mais insensíveis. Acredito que este livro foi bastante inspirado no de Saint-Exupéry.

"Eu só queria me oferecer para o caso de você precisar que eu a ajude a empacotar as coisas. Saiba que sou uma especialista em embalar a vida e partir para outro lugar." (p.139)

Para finalizar, espero que minha resenha tenha despertado interesse de você, caro leitor, pois esse livro é lindo e encantador, se você leu e gostou de O Pequeno Príncipe, com certeza, a leitura de O Melhor Lugar do Mundo é Aqui é uma excelente pedida. Esse livro é muita fofura: rico em aprendizado, metáforas, filosofia e valores, um O Pequeno Príncipe para quem já perdeu alguém e ainda não aprendeu a dizer adeus.

Camila Márcia

4 comentários:

  1. Oi Camila! "O Pequeno Príncipe" é um dos meus livros favoritos. Amei sua resenha e espero gostar tanto do livro como você! Beijos!

    roendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana, obrigada pela visita e comentário, O Pequeno Príncipe também é um de meus favoritos e O Melhor Lugar do Mundo é Aqui é tão doce quanto. Super indico, se tiver oportunidade de ler não a perca, o livro é breve e a leitura flui de uma maneira tão agradável que em poucas horas dá para terminar de ler todo o livro.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Amei a resenha do livro, deu muita vontade ler! E se é parecido com O Pequeno Príncipe, então com certeza dever ser um ótimo livro.
    http://nadaquenaoadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isadora, é muito bom esse livro, super te indico, principalmente se vc gosta de "O Pequeno Príncipe".
      Obrigada pela visita e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!