Resenha: “Veneno - Saga Encantadas Livro 1” de Sarah Pinborough

Saudações Leitores!
Gostaria de agradecer a Única Editora por ter me enviado o exemplar para resenhar. Eu sempre disse que gosto de releituras de contos de fadas, apesar de releituras estarem se tornando bem clichês e previsíveis. Gosto dessa mudança, do inusitado e das surpresas que aparece no meio da história que tanto conhecemos. Veneno foi uma surpresa porque, mesmo sabendo o que esperar, ele trouxe a sensualidade de livros adultos e eróticos, apesar de a autor ter ficado numa zona de conforto e não ter mudado muito o enredo e sim os personagens, as expectativas para os próximos volumes são altas.


Veneno - Saga Encantadas Livro 1, Sarah Pinborough, São Paulo: Única Editora, 2013, 224 pág.
Traduzido por Edmundo Barreiros

Poison (título original) é o primeiro livro da Saga Encantadas escrita pela inglesa Sarah Pinborough, escritora premiada com o British Fantasy Award por melhor livro de contos em 2008 e o British Fantasy Award para melhor romance em 2010.
Esse livro é mais uma releitura dos tradicionais contos de fadas, a releitura feita para adultos (realmente para adultos, já que tem cenas de sexo e outras coisas) foi dos contos Branca de Neve com João e Maria.
Esqueça tudo sobre Branca de Neve, aqui ela não é uma jovem dócil, casta e inocente. Branca de Neve continua boa e querida por todos, mas ela simplesmente é uma rebelde. A Rainha Má ainda existe e continua má, seu nome é Lilith, e a fonte de toda a sua maldade é sua infelicidade e inveja, mas acima de tudo ela quer ser temida. Temos o Rei que sai para a guerra e não tem previsão de volta, os anões que são os melhores amigos de Branca de Neve, um Caçador que tenta enganar a rainha com um coração falso e um Príncipe que se apaixona pela aparência de Branca de Neve e que quando a conhece se assusta.
Os personagens em si contam a história, afinal antes do inicio do livro todos já sabemos o que esperar dele, o elemento surpresa da história é realmente as partes eróticas e atitudes inesperadas de Branca de Neve, as demais coisas acontecem mais ou menos como previstas, apenas o final quando o Príncipe descobre quem é Branca de Neve e quando João e Maria ingressam na história e que modifica um pouco do conto tradicional.
O enredo não é monótono, mas percebe-se que Sarah Pinborough quis ficar numa zona confortável ao não mudar quase nada do enredo, apenas mudou Branca de Neve. A narrativa não chega a ser viciante, mas cativa o leitor. O trunfo para deixar o leitor ansioso pela continuação foi realmente o final e o epílogo, o que ocorreu realmente deixa o leitor curioso e ao mesmo tempo sem saber ao certo o que esperar no próximo livro.
No que se refere à diagramação, a editora caprichou, a capa convém ao livro, os detalhes no início de cada capítulo embelezam o livro enfim, os detalhes são lindos e enchem os olhos, isto é, tornam o livro convidativo para a leitura.
Para finalizar só quero deixar uma advertência o livro tem cenas fortes e que não indico para adolescentes, no mais se você gosta de releituras de contos de fadas Veneno é uma ótima pedida. Que venha agora o segundo volume da série: Feitiço.

 
Camila Márcia

41 comentários:

  1. Oi Camila!

    Sempre gostei de releituras de contos de fadas... Esses dias eu li "Branca dos Mortos e os 7 Zumbis" e adorei! Tô louca para ler esse agora. A capa é maravilhosa, estou apaixonada.

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Clara,
      que bom que gostou da resenha e que gosta de releituras, se é assim, com certeza, você irá gostar muito de VENENO, é um livro que encanta e traz a atmosfera dos contos de fadas contado de uma maneira não muito mágica, mas com erotismo. Tá valendo.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Estou louco por esse livro :)
    Necessito lê-lo imediatamente,
    Senhor Noel please me dê um exemplar ;3

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,
      obrigada pela visitinha e comentário. Que lindo você querer ler esse livro, fico muito feliz, pois trata-se de um bom livro e uma boa releitura.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Aaaah, a editora vai me enviar esse livro ainda nesse mês, e a tua resenha só aumentou a minha ansiedade!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal, Katrine!!!
      Espero que você goste tanto do livro quanto eu.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Oi, Camila!
    Nossa, eu não tinha ideia que esse livro seria assim!
    Gostei muito da resenha, me deu uma noção bem grande do que esperar desse livro.
    Eu achei a capa linda, e ainda me interessei pela proposta da história, mas vendo sua resenha, eu quero é correr pra livraria mais próxima e comprar pra ler logo haha

    Beijos
    http://boombacereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sophie, que lindo seu comentário.
      Fico muito feliz por ter lhe mostrado um pouco do que se trata o livro e assim ter lhe despertado o interesse da leitura. Se tiver a oportunidade de ler não a perca. Veneno é um livro bem gostoso e quando termina ficamos ansiosos pela continuação.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  5. Nem sabia que esse livro fazia parte de uma série. Eu também gosto muito de novas versões para contos de fadas, mas realmente ás vezes eles saem um tanto quanto clichês. A capa é maravilhosa, eu leria, mas sem muita empolgação...vamos ver!^^ A diagramação que é linda...
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, quanto tempo flor,
      Então acho que deveríamos sempre ler um livro com um pé atrás... mas as vezes criamos expectativas. Espero que quando for ler, goste tanto quanto eu gostei de Veneno.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  6. A-M-O releituras ! E por mais que você diga que ela tenha ficado na zona de conforto, acho que foi criativo colocar João e Maria no meio, tipo, não tirou eles do além.
    E fico imaginando a continuação dessa história, pois sua resenha me deixou com gostinho de quero mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaella, obrigada pela visitinha e comentário <3
      Também gosto de releituras e essa em especial tem pontos diferentes de outras que já li apesar de ter muita coisa que não foi mudada, mas apenas podemos olhar a história sob outra perspectiva e isso foi ótimo. Também estou ansiosa pela continuação.
      Espero que você tenha a oportunidade de conhecer a história.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  7. Ansiosa pra conhecer essa nova versão dos contos das princesas. Amei conhecer. Muito legal a história. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (*.*)
      Espero que você consiga ler Beth, se gosta de contos de fadas com certeza irá gostar desse livro, pois a história é basicamente a mesma, só que com uma visão mais adulta.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  8. Nunca li um livro com essa temática, mas confesso que com sua resenha fiquei curiosa! Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhhhh :-o
      Então, quando tiver a oportunidade de ler, não perca!!!! É bem bacana, de verdade.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  9. Gostei muito da resenha. Amo contos de fadas em geral e sempre me interesso por releituras e as mudanças que elas podem ter. Essa parece ser realmente interessante, afinal as vezes me irrito com ingenuidade demais em personagens de releituras. hahahaha
    Ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Marina, nesse livro não tem ninguém inocente, e talvez seja isso que vá irritar, hihihi, porque nunca estamos satisfeitos com nada.
      Eu gosto de pensar em Veneno como a descaracterização dos contos de fadas, simplesmente porque temos a mesma história de maneira erótica e sensual, completamente diferente dos contos de fadas que tem um teor bem inocente.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  10. Já curto muito contos de fada, sendo mais adultos curto mais ainda. Gostei de saber que cada livro conta a estória de uma princesa diferente, assim podemos ler um sem ter lido o outro. Adorei a resenha; quero muito conhecer esta Branca de Neve "as avessas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Edna, então se gosta de contos de fadas e de romances eróticos esse tem a junção dos dois e vai agradar a quem gosta.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  11. Esse livro parece ser bom. E amei a capa e os detalhes, muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é realmente liiiiinda e a diagramação também, vale muito a pena ter uma belezura dessas!!!!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  12. Estou gostando dessa onda de releituras de contos de fadas, por isso sempre que surge um novo título fico empolgado para ler. Não posso negar que esperava um pouco mais desse livro especificamente, mas também não posso dizer que foi uma decepção. Muito pelo contrário, o final apenas me empolgou para ler a continuação, até porque, como você bem lembrou, quando pensamos que tudo será como sempre, vem a autora mudando radicalmente... (Sem contar João e Maria, claro).
    Claro que não desistiria de ler a série, por isso, agora que já estou com o exemplar em mãos, vou procurar ler o quanto antes, sabendo uma coisa: o livro é para entretenimento, e assim sei que vou aproveitar ainda mais, já esperando história semelhante e personagens diferentes.

    Beijos, Mila
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick,
      Obrigada pela visita e comentário.
      É um pouco frustrante esperar de um livro e ele não corresponder ao esperado, mas temos que ser leitores maduros o suficiente para reconhecer os pontos positivos e negativos da história... acredito que por eu já esperar algo clichê tal como em A Branca de Neve e o Caçador que não foi de todo ruim, mas não foi como esperei, fiquei com o pé atrás em Veneno e acho que isso foi o ponto positivo na minha leitura, não criei expectativas. Esperei por algo mais e confesso que estava torcendo para ser surpreendida, mas não aconteceu exceto no final. E esse foi o golpe de mestre da autora. Ansiosa pela continuação que também já tenho em mãos...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  13. Eu gosto bastante das releituras de contos de fadas porque acho muito bacana ter uma visão diferente e mais adulta daquelas histórias que conhecemos desde criança. Pra falar a verdade, nem sabia que Veneno se tratava da história da Branca de Neve, mas achei muito bacana o enredo e na sua resenha você deixou claro que nem tudo é como parece. Fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanilda, Veneno é bem interessante, mas não é bom ir com muita sede ao pote, pode ser que decepcione... mas de qualquer forma, o livro é bem legal... não muito original, mas é uma releitura interessantíssima.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  14. Gostos de contos de fadas, este livro parece ser interesante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de uma releitura do conto de fadas... algumas/ muitas coisas mudaram, mas é bem legal.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  15. Pensei que essa releitura fosse no estilo de Once Upon a Time, mas depois dessa resenha acho que é bem mais pesado e sensual. Enfim, tô com grandes expectativas em relação a esse livro e espero não me decepcionar, pelo menos depois de ler sua opinião. Fiquei tão curiosa em relação a esse final que sinto que terei que fazer o impossível para ter esse livro logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mallu, o enredo é similar ao de qualquer releitura, mas não tem nada em comum com Once Upon a Time (que para mim é óoooootima série), e não aconselho ler com muitas perspectivas, pois tratando-se de um conto de fada já popularmente conhecido, sabemos mais ou menos o que acontece, embora haja cenas eróticas e algumas surpresas no geral a história rola no previsível.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  16. Nossa Camila a capa é perfeita, rsrs e eu amo releitura de contos de fadas!!
    E poxa que legal que Veneno é um conto de fadas pra "adultos", hehe
    Uma coisa que achei super bacana foi a Sarah não mudar a história e sim os personagens, porque acredito que se ela muda a história poderia ficar um pouco sem sentido, já que é uma releitura!!
    Ótima resenha!! bjs!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim Ju, tem razão ela mudou pouco da história, mudou mais foi a personalidade dos personagens... isso foi bem bacana. E realmente é uma história bem adulta e posso até dizer que cai essa atmosfera de conto de fada e fica mais para um conto... chega de finais do tipo "e foram felizes para sempre"

      xoxo
      Mila F.

      xoxo

      Excluir
  17. Eu gosto bastante dessas adaptações dos contos de fadas clássicos, mas acho que, por ser uma adaptação, os autores deveriam sair mais da zona de conforto, e ousar muito mais. Vi que aqui rolou umas pitadas de erotismo, mas que ainda o enredo ficou bem previsível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dom, nem sei como dizer que fiquei no meio termo, entre o gostar e o achar um livro clichê, creio que esperei demais e como não houve surpresas [a não ser em relação a personalidade dos personagens] fiquei um pouco frustrada, mas a narrativa é fluida e tem um final bem interessante que é quase impossível não desejar o volume seguinte da série.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  18. Este é um livro desejado, quero muito ler, ler um conto de fadas com um olhar diferente, este livro parece ser assim, fiquei muito curiosa desde quando lançou o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria De Fatima, então não perca tempo quando tiver a oportunidade de ler, leia. Uma leitura bem rápida e o livro não é volumoso...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  19. essa é uma saga que quero muito ler... conhecer esse lado adulto dos contos.... hahahahaha
    queria saber quantos livros sao ao todo, se alguem ja sabe ou se ainda nao foi divulgado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas,
      antes de postar a resenha eu fiz uma pesquisa, mas não achei nada a respeito sobre a quantidade de volumes que terá a série... também gostaria muito de saber.
      Quando for ler espero que goste da versão adulta dos contos de fadas.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  20. Essas histórias místicas são demais, adoro. Pretendo ler este livro logo, está na minha lista. Valeu pela resenha, já deu uma ideia do que vem pela frente. Abraços. \0/

    ResponderExcluir
  21. Acho interessante as modificações feitas pelos autores, em alguns contos de fadas, e estou bem curiosa para conhecer nova roupagem dada a história de Branca de Neve.

    ResponderExcluir
  22. É muito bom quando nos deparamos com uma reeleitura de alguma historia que fez parte da nossa infância né, Branca de neve era uma das minhas historias favoritas, então com certeza Veneno vai me agradar! Acho que a autora não mudando quase nada no enredo da historia é uma forma de não mexer em time que está ganhando, porque se mudasse muito a historia seria modificada e talvez não agradasse o leitor. É bom voce ter dito que é forte, e que não aconselha pra adolescentes, minha filha tem 13 anos e tava doidinha pra ler Veneno, agora já sei que não é muito apropriado pra ela, mas pra mim, com certeza é,rsrs! Adorei sua resenha e pretendo ler esse livro o mais breve possível, bjão! :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!