Resenha: “Vida” de Paulo Leminski

Saudações Leitores!
Agora com vocês a resenha de um livro cujo autor é um dos escritores que admiro: Paulo Leminski. Este ano já resenhei o livro Toda Poesia. E, com o lançamento de Vida, a Companhia das Letras me proporcionou a oportunidade de o ler me enviando um exemplar, simplesmente só tenho a agradecer: muito, muito, muito obrigada! Fiquem com a resenha, comentem. Espero que gostem!


Vida: Cruz e Sousa, Bashô, Jesus e Trótski - 4 Biografias, Paulo Leminski, São Paulo: Companhia das Letras, 2013, 392 pág.

O livro Vida de Paulo Leminski traz quatro biografias contadas de uma maneira bem peculiar. Os contemplados foram Cruz e Sousa, Bashô, Jesus e Trótski, todos personalidades marcantes e que viveram intensamente e poeticamente mesmo quando a vida era prosa.
Vida mostra uma faceta de Paulo Leminski que poucos conhecem, já que boa parte dos leitores o conhece especialmente por seus haicais, Vida, prova que Paulo Leminski não é só poesia e haicai. Paulo Leminski é poesia em prosa e biografia.

"Já não bastasse a extrema escassez de meios que essa forma implica, algumas palavras, alguns buracos, o haikai demanda dias e dias de brisa e mormaço, birita e desempenho, desespero e euforia, namoros e despedidas, só os piores e os melhores pedaços da vida." (p.148)

Alguns,  acostumados com a poesia suscinta e breve de Paulo Leminski vão se assustar com Vida, outros não, porque mesmo escrevendo biografias P. Leminski supera e concentra nas palavras uma poesia peculiar, isto é, Leminski imprime sua marca.

"Como cada vida é regida pelo astro de uma figura de retórica. Certas vidas são hiperbólicas. Há vidas-pleonasmo. Elipses. Sarcasmos. Anacolutos. Paráfrases.
A figura retórica mais adequada para a vida de Cruz e Sousa é o oximoro, a figura da ironia, que diz uma coisa dizendo o contrário." (p. 21)

As biografias de Cruz e Sousa e Bashô são as que mais concentram poesias, afinal temos dois poetas, um negro e um zen que dominou toda a arte minimalista dos haicais.
Já as biografias de Jesus e Trótski trazem líderes que movimentaram todo um ideal e viveram de formas particularmente impressionantes.

"Jesus é um momento de significação ininterrupta: um signo de literatura infinita." (p.238)

Gostei muito do livro inteiro, mas ele não é para ser lido de um só fôlego, acredito que estudantes de letras e fãs do autor devem ler. É um livro que apesar de se tratar de uma biografia, não é de todo uma biografia, foca na personalidade das pessoas biografadas e não em suas vidas propriamente ditas. Até nas biografias P. Leminski deu uma grande inovada. Na minha concepção as melhores biografias foram as de Cruz e Sousa e Bashô.
Desse modo, ficam aqui minhas recomendações de leitura, Vida é uma excelente obra, mas não espere encontrar poesias Leminskianas, este livro é mais apropriado para uma leitura teórica e paulatina, sem pressa para acabar. A admiração por um escritor ou pelos escritores biografados deve ser suficiente para fazê-los ler Vida. Boa Leitura!

Camila Márcia
 Divulgação de Vida por Gregório Duvivier:

22 comentários:

  1. Adoro Leminski !! Principalmente sua obra Descartes com Lentes !
    Quero muito ler Vida e Toda Poesia, pois ainda não tive a oportunidade !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphaella,
      Toda Poesia é tudo de poesia mesmo, lindo, sensível e fantástico... e Vida tem uma poesia em prosa tão linda...
      Espero que tenha a oportunidade de ler.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Já conheço as obras do autor e adoro. Ansiosa pra ler este romance e conhecer mais dos personagens e a história. Muito boa sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, obrigada pelo comentário.
      Não se trata de um romance, mas são quatro biografias, muito boas, por sinal.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Muito interessante a resenha. Fiquei realmente com vontade de ler, afinal é sempre bom ler coisas de pontos de vista diferentes. Acredito que o fato de o foco ser principalmente na personalidade e não na história de vida de cada um será o diferencial e o que me fará realmente gostar desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua opinião Mariana, provavelmente você gostará bastante de Vida.
      Espero que tenha a oportunidade de ler, obrigada pela visita e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Este livro é diferente de tudo que costumo ler. A ideia de biografias é muito interessante e causou em mim muita curiosidade!! Adorei mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna, obrigada pelo comentário!
      Espero que tenha a oportunidade de ler, Vida é realmente muito bom, um jeito interessante de escrever e ler biografias.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  5. Logo que soube do livro, tive essa impressão de que era algo para se ler aos poucos, devagar e não para tentar absorver tudo de uma vez. Apesar de ser conterrânea de Paulo Leminski, confesso que conheço pouco da obra dele, mas o pouco que conheço é marcante e pelo que você comentou, ele deixou também sua marca nessa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim Vanilda... não se trata de poesia, apesar de falar de poesia, e apesar de ser diferente dos livros biográficos, trata-se de biografia e sei que nem todo mundo gosta de ler livros assim... Mas garanto, vale a pena.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  6. Já li um livro que um dos personagens era o Leminski,e desde então, sou apaixonada por ele. Ainda quero ler "Toda poesia", mas tenho certeza de que vou gostar de "Vida", pois sou amante de biografias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mallu, que bacana, deve ser interessante esse livro.
      Sou fã do Paulo L. sua poesia encanta e fiquei assombrada com essas quatro poesias, mas é óbvio que nem todos vão gostar, biografia é biografia e o leitor deve ter interesse em conhecer os personagens biografados para poder gostar do livro. Vale a pena!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  7. Ainda não li nada do Leminski, mas confesso que não sou fã de poesias. Também não sou fã de biografias, mesmo que a desse livro seja levada de uma maneira diferente das biografias "normais". Mesmo assim, anotei a dica, e, se tiver oportunidade algum dia, lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nardonio, essas biografias são muito diferentes, mas não deixam de ser bem legais. Vale a pena conferiri, e se não conhece Paulo L. seria melhor você ler Toda Poesia primeiro, é lá que P. Leminski está por inteiro...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  8. Já ouvi falar muito sobre este livro. Adoro o autor e vou ficar de olho neste. Valeu \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      realmente Leminski é um escritor fabulo, vale a pena ler... e se você gostar de biografias: confira esta!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  9. Como não amar Leminski? Muito lindo esse livro, quero muito ler ele.
    Fora que foge um pouco do padrão, gostei.
    Li o trecho é fiquei com mais vontade ainda de ler, muito lindo. Essa capa creio eu que pessoalmente ela seja belíssima.
    Gostei muito, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente lindo Fátima, a Companhia das Letras arrasou na diagramação. Vale a pena ler!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  10. Biografias não é o meu gênero literário favorito, e também nunca li nada do Leminski, mas como sempre leio críticas positivas a respeito de seus livros, fiquei com vontade ler Vida, quem sabe me conquista! Parabéns pela resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      se você não curte muito biografias, talvez seja melhor não arriscar, mas quem sabe você deva começar lendo Toda Poesia, de Paulo Leminski, é um ótimo começo para conhecer o autor.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!