Resenha: “Por Isso A Gente Acabou” de Daniel Handler

Saudações Leitores!
Esse livro lindo eu recebi da Companhia das Letras e quero agradecê-la muito pela oportunidade que me deu de estar podendo resenhá-lo para vocês. Por Isso A Gente Acabou é um dos livros mais fofinhos que já li sobre término de relacionamentos, saiba mais sobre ele na resenha abaixo:


 Por Isso A Gente Acabou, Daniel Handler, São Paulo: Companhia das Letras, 2012, 368 pág.
Traduzido por Érico Assis
Ilustrado por Maira Kalman

Why we broke up, no Brasil Por Isso A Gente Acabou, foi escrito por Daniel Handler. Daniel, para quem não sabe, é o mesmo autor da famosa série Desventuras em Série, sendo que em Desventuras ele utiliza o pseudônimo de Lemony Snicket.
Em Por Isso A Gente Acabou temos uma história divertida e meiga de um casal de namorados e todos os vários motivos do relacionamento deles não ter dado certo. O livro todo é como se fosse uma carta de Min Green, a garota que está devolvendo, em uma caixa, todas as provas e motivos do relacionamento não ter dado certo para seu ex-namorado, Ed Slaterton. Essa carta é escrita no caminhão de seu melhor amigo, Al, no trajeto até a casa de Ed para deixar a caixa.

"Estou contanto por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais." (p.09)

Na carta Min escreve sobre cada objeto que há dentro da caixa e o motivo dele ser importante para o fim do relacionamento. A forma como Min (ou Daniel) escreve a carta e explica tudo é encantadora porque deixa transparecer toda a sensibilidade de Min que apesar de estar sofrendo pelo rompimento do relacionamento, tem consciência de que tem uma história para contar e de que viveu intensamente tudo o que tinha para viver com Ed.

"[...] o negócio de ter o que o coração deseja é que o seu coração não sabe o que deseja até aparecer. Como uma gravata em liquidação, uma coisinha perfeita num balaio de nadas, você estava lá, sem ser convidado, e agora a festa tinha acabado e você era tudo que eu queria, o melhor presente: Eu não estava nem procurando, não por você, e agora você era o que o meu coração desejava [...]" (p.27-28)

Os finais nunca são felizes, sempre há lembranças demais e saudade, mas Min não está sozinha, tem seus amigos para ajudá-la a passar por tudo isso, o que só ao mesmo tempo é gratificante: saber que não se está sozinha.
Por Isso A Gente Acabou é uma história fofa, principalmente se o leitor for um adolescente ou mesmo que seja adulto, lembrar-se da época adolescente e tentar também ver semelhanças daquela história em histórias que já viveu. Sempre há uma coisa aqui e acolá que pode ser semelhante a algo já vivido por cada leitor. Não obstante, se o leitor não se teletransportar para seu passado, com certeza, vai achar o enredo fraco e bobinho. O segredo desse livro é recordar o passado, é encontrar semelhanças até na atitude de devolver tudo o que já ganhou de um ex-namorado(a).

"Você tinha visto tudo, você teve tudo que queria. O banho junto. O seu corpo dentro do meu. Você teve cada pedacinho de pele, e eu tinha um punhado de pétalas numa mão, as flores de outra pessoa, e isto na outra." (p.341)

E, como sempre, Daniel escreve de uma forma encantadora que te faz virar compulsivamente as páginas do livro. Trata-se de uma leitura rápida, até porque o livro é cheio de belas ilustrações. Uma palavra para descrever a diagramação: LINDA!
Se você é fã do autor e gostar de livros assim juvenis, com certeza, esta é uma leitura obrigatória, se você quer conhecer o estilo do autor, leia também. Em suma, se você tiver oportunidade de ler, leia, vale a pena é uma doce leitura, apesar de já sabermos que se trata da história de uma garota incrível com o coração quebrado e ferido. Boa Leitura!

"Pegue também o sorriso e a noite, pegue tudo de volta, era isso que eu queria que você fizesse." (p.31)


Camila Márcia

Detalhes do Livro:
 

8 comentários:

  1. own eu quero ler!
    http://mundoimaginario5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeny,
      Se tiver a oportunidade leia mesmo, o livro é uma fofura, não tem como não curtir.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Awn, tenho esse livro tem um tempo e só li umas 30 páginas e achei fofo mesmo. A diagramação é um caso à parte, é um dos meus favoritos neste quesito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ceile,
      Achei liiiiiinda demais a diagramação, uma fofura, e super indico que você continue a leitura, é bem rápida e se você entrar no clima é até possível ser lido em algumas horas.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Engraçado que eu sempre via esse livro por aí, mas nunca tinha lido resenhas a respeito. Sempre quis ler porque o título me chamava a atenção e depois de ler sua opinião e as citações que separou, a vontade só aumentou.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Agora que você falou acho que só li umas duas resenhas dele... e uma foi até uma vídeo resenha. Mas te confesso que meu interesse em lê-lo surgiu também do título e por ser do mesmo autor de Desventuras em Série, já li os dois primeiros livros e ameih, sou fã.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Como você bem sabe, esse livro nem faz parte do gênero que costuma me agradar, mas ainda assim é uma história que parece ser tão simpática que desde o início tenho interesse em conhecer mais. Cada vez vejo mais comentários positivos, por isso a curiosidade só aumenta, então realmente espero ter a oportunidade de ler o quanto antes.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick,
      As vezes a gente se surpreende quando pega livros que não fazem nosso estilo. Já aconteceu comigo e anseio que aconteça com você é uma sensação maravilhosa. Se você chegar a ler esse livro vou, com certeza, ler sua resenha para saber o que você achou dele.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!