Resenha: “Feitiço - Saga Encantadas Livro 2” de Sarah Pinborough

Saudações Leitores!
Primeiramente agradecer a Única Editora por ter me enviado este livro, muito obrigada!
Quando li Veneno, esperei por algo que não aconteceu e, portanto, mesmo gostando bastante do livro fiquei um pouco triste pela escritora não ter saído da zona de conforto, mas o final dele foi tão bom, tão bom, tão bom que necessitava ler a continuação: Feitiço. Eis que a continuação me surpreende bastante e repete a fórmula do fim fantástico capaz de despertar o interesse de todo leitor pela continuação. Uma observação importante: como se trata de uma Saga é quase impossível não ter spoilers nessa resenha, embora tenha tentado evitar.

Feitiço – Saga Encantadas Livro 2, Sarah Pinborough, São Paulo: Única Editora, 2013, 256 pág.
Traduzido por Edmundo Barreiros

Charm título original de Feitiço é o segundo livro da Saga Encantadas, cujo primeiro volume é Veneno, foi escrito pela inglesa Sarah Pinborough, escritora premiada com o British Fantasy Award (2008 na categoria de melhor contos) e com o British Fantasy Award (2010 na categoria de melhor romance).
Feitiço é a releitura do conto de fadas da Cinderela, que segue a mesma linha de Veneno, trata-se de uma releitura adulta e erótica dos contos de fadas. Nesse livro temos uma Cinderela diferente da doce e ingênua Cinderela dos contos.
A Cinderela de Sarah Pinborough é invejosa e egoísta, mas como todo ser humano tem seu lado bondoso. E no desenrolar da história Cinderela odeia sua madrasta e suas irmãs Ivy e Rose, pois em sua casa só as irmãs tinham vez e Cinderela era sempre deixada para trás, para fazer as tarefas domesticas. Nessa releitura de conto de fadas o pai de Cinderela não morreu, mas é um escritor falido e a madrasta dela era que era rica, mas abandonou seu marido pelo pai de Cinderela.
No desenrolar da história, o príncipe dá um baile real para escolher sua noiva, mas Cinderela não pode ir, pois não tem roupas apropriadas, mas na noite do baila uma Fada Madrinha – que nem parece fada madrinha – aparece e realiza os desejos da invejosa Cinderela, mas Cinderela tem que dar algo em troca. A inveja de Cinderela é tão grande que mesmo sem saber o que seria ela aceita o trato.
Eis que em Feitiço, além de Cinderela também temos a história de Robin Hood, o ladrão que tira dos ricos e dá aos pobres. Também não vamos esquecer os personagens já conhecidos que estavam em Veneno, eles também aparecem aqui: a Rainha Má: Lilith, Branca de Neve e o Caçador.
De um modo geral, em Feitiço a história fluiu com mais naturalidade – para mim – e apesar das cenas eróticas, que não são comuns nos contos de fadas, elas serviram bastante para apimentar essa releitura, como já conhecia a narrativa de Sarah, acho que isso me ajudou em relação ao que esperar desse segundo volume, que – sem dúvida – foi muito melhor que o primeiro livro.
Sarah Pinborough, ao final de Feitiço, conseguiu – como em Veneno – seguir com a fórmula mágica do suspense, o final foi simplesmente inusitado e revelador, capaz de deixar qualquer leitor completamente ansioso pela continuação, que tem tudo para surpreender e ser ainda melhor que o segundo volume.
Feitiço é um livro indicado para quem gosta de releituras de contos de fadas e tem que ser lido após Veneno, pois é uma continuação necessária. Apesar de alguns pontos terem se respondido neste volume, muita coisa ainda ficou sem explicação. Torcendo aqui para que no próximo volume tudo seja explicado. Vale a pena a leitura, mas novamente relato o fato de ser uma releitura erótica e, portanto, tem faixa etária para a leitura.

Camila Márcia

6 comentários:

  1. Não li a resenha, porque ainda não li Veneno!
    Espero ler em breve
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rizia, obrigada pela visita, carinho e comentário!
      Essa resenha, por incrível que pareça, não tem spoiler, pelo menos não considero, mas coloquei de sobre aviso, por ser uma série e tem gente que não curte ler resenhas do segundo livro antes de ler o primeiro livro.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Olá! Venho aqui pra convidar vcs pra participarem do sorteio que tá rolando no meu blog. É a série completa de Senhor dos Anéis + O hobbit + Silmarillion. Só clicar aqui: http://goo.gl/RNXcCg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tálila,

      É um sorteio muito bom, mas seria bem mais educado de sua parte fazer algum comentário sobre a resenha que escrevi e só depois fazer o convide para participar do sorteio... sei lá... fico pensando que você também não curtiria se eu chegasse no seu blog e nem lesse a resenha e fosse só fazer um convite de meu interesse... Pense nisso!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Mila, apesar de preferir a Branca de Neve, acho que "Feitiço" foi infinitamente melhor do que o livro anterior, principalmente pelo final. Jamais imaginaria algo nesse nível :o Acho também que conhecer o estilo da autora contribuiu para uma leitura mais agradável e realmente espero que o próximo seja ainda melhor - e que tudo se resolva, claro.
    Aguardando ansiosamente por "Poder".

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick,

      Quando li sua resenha sobre Feitiço fiquei mais empolgada em lê-lo e, realmente, não me decepcionei. Gostei bem mais desse livro do que do primeiro. Muito bom.
      Obrigada pela visita e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!