Resenha: “Reiniciados - Slated Livro 1” de Teri Terry

Saudações Leitores!
Este livro foi cortesia da Editora Farol Literário, a quem agradeço muito. Estou encantada com está história. A protagonista, para mim, foi uma das maiores surpresas. Espero que vocês gostem da resenha e sintam-se impulsionados a ler este livro.

Reiniciados, Teri Terry, São Paulo: Farol Literário, 2013, 432 pág.
Traduzido por Flávia Côrtes

Reinicidados ou Slated (2012) título original, trata-se do primeiro livro de uma trilogia distópica escrita por Teri Terry.
Neste primeiro livro da série somos apresentados a um mundo futurista e diferente do qual vivemos, a história é narrada através da perspectiva de Kyla, adolescente de 16 anos que foi reiniciada. Por meio de Kyla descobrimos que o governo reinicia as crianças e adolescentes infratores que tenham menos de 17 anos e que seria um meio de dar uma segunda chance para eles. Entretanto, Kyla é diferente, ela não consegue entender e agir como todas as pessoas reiniciadas e ao longo da narrativa vamos colhendo pistas do porquê. Ser reiniciado significa ter suas memórias e lembranças apagadas e ser inserido em outra família.

"[...], mas ser transformada numa Reiniciada faz isso com você. Deixa a pessoa vazia de experiências." (p.09)

Kyla quando vai para a nova família: David, Sadra Davis (seus novos pais) e Amy Davis (irmã também reiniciada), vai com a responsabilidade de ter um comportamento normal para um reiniciado e tendo que passar por todos os processos para ser reinserida na sociedade além, é claro, de ter que manter seus Nivos estáveis – Nivo seria um aparelho que controla o cérebro do reiniciado, para que ele sofra um colapso caso ele baixe excessivamente – portanto, há um grande percurso que Kyla tem que seguir, mas ela não é uma reiniciada comum, ela tem sonhos que a apavoram e algo dentro dela diz que ela é outra pessoa.

"Minhas memórias se foram, mas parte de mim se lembra. Meu corpo, meus músculos. Como a mão esquerda com o lápis. Ela sabia o que fazer no instante em que o coloquei ali. Então não é a mesma coisa que começar do zero, não mesmo. É como se , ao dar o impulso certo, você consiga fazer coisas que tinha esquecido. Quem sabe do que mais sou capaz?" (p.77)

Nesse ínterim, Kyla conhece outras pessoas na escola como Ben, um garoto por quem se apaixona e, de certa forma, esse romance rouba muitas páginas de assuntos que deveriam ser mais interessantes, mas mesmo assim os dois são fofos. Ben também é um reiniciado, mas ele está entre os reiniciados com comportamentos normais.
Kyla também descobre várias coisas que comprometem sua permanência como reiniciada, como a DEA (Desaparecidos em Ação) e a TAG (Terroristas Antigovernistas), e percebe que a dr. Lysander, sua médica particular, pode esconder coisas comprometedoras. É tudo novo para Kyla, mas tudo o que se desenrola é assustador principalmente quando os Lordeiros entram em ação.

"Mas, sob todas essas ideias sensatas, há algo sombrio, algo enterrado. Na boca do estômago, bem lá no fundo, há uma fria certeza: eu não sei por que fui dada como desaparecida, porque tenho certeza de que o governo estava certo em me transformar em uma Reiniciada. Há algo de errado comigo, bem lá no fundo, e eu não quero saber o que é." (p.291)

Reiniciados é um livro maravilhoso e envolvente, bem juvenil o que significa dizer que traz todo um conflito adolescente sobre descoberta do amor e essas coisas, mas traz em sua essência uma crítica a sociedade e as ações humanas. Teri Terry foi magnifica ao escrever uma história tão viciante, fluida e convincente que é capaz de agradar não só o público jovem, mas adultos também, outro ponto a favor da leitura rápida é os capítulos breves – particularmente, amo capítulos pequenos. O final do primeiro livro também foi genial, com um gancho fabuloso para a continuação: Fragmentada, que, já foi publicado no Brasil.
Em resumo, só posso indicar Reiniciados, é uma narrativa encantadora e muito rápida e apesar do livro ser narrado por uma perspectiva feminina Kyla não é a protagonista cheia de mimimis adolescentes, ela é forte e determinada o que me cativou bastante.

Camila Márcia

24 comentários:

  1. Há tempos não invisto em uma boa distopia (a última que li, se não me engano, foi A Seleção) e Reiniciados reacendeu essa minha vontade de fugir da realidade. Nunca li nada negativo sobre a escrita ou até mesmo o enredo da Teri. Não vejo a hora de ter a oportunidade de lê-lo!
    Ótima resenha!

    http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Mallu,
      Me conta, você gostou de A Seleção? Putz eu sou apaixonada por esse livro e, claro, por A Elite, não vejo a hora do lançamento de A Escolha... rsrsrsrs
      Reiniciados é um livro maravilhoso e devo te dizer que também não li nada negativo sobre esse livro e após a leitura dele compreendo porque sempre tem gente falando bem: além de ser bem escrito a história é envolvente demais. Leia!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Parece ser ótimo!!!!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camylla, esse livro é ótimo. Espero que tenha a oportunidade de ler.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Estou louca para ler esse livro! Dizem que é muito bom, e depois dessa resenha, fiquei bem mais ansiosa haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito, muito, muito fofo. Tô louca pela continuação.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Putz Camila, desejei ler esse livro! Confesso que amo distopias. Adorei. Já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      também sou muito fã de distopias e esse em particular é muito fofa. Tô pirando pela continuação Fragmentada... é uma história escrita de uma forma tão natural que não dá vontade de soltar o livro. Se você puder conferir Ana, não perca a oportunidade.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
    2. Camila, tudo bem?
      Esse é um dos livro que só leio resenhas positivas e não tem como não querer ler. Devo confessar, no entanto, que eu pensava que esse livro era mais para o público feminino, mas vejo que não, todo mundo que lê gosta.

      Abraços, ótima resenha.

      Excluir
    3. Joaquim, você poderia ler esse livro e tirar suas conclusões, mas acredito que irá gostar bastante, como vc mesmo disse ele só tem críticas positivas e ele realmente é bom viu, vale muito a pena.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  5. Oi Camila, todas as resenhas que li do livro falam tão bem dele que não tem como não querermos lê-lo.
    A questão do romance que você disse que até "rouba" um pouco a história já vi em outras críticas tb, apesar de ser fofo e tals parece que ele meio que atrapalha o desenvolvimento da história.
    Mal posso esperar e conseguir o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moniiqueta,
      O livro é bom realmente e quando falo do romance eu quero dizer que o livro focou um pouco mais do que o necessário nele, de modo que ficou até meio superficial porque aconteceu rápido e intenso demais, mas esse mesmo romance acalenta o coração da gente, ficamos na torcida pelo casal e ansiosos ainda mais pela continuação...

      xoxo
      Mila F,

      Excluir
  6. eu gosto de distopia. elas me atraem acho que sou uma das poucas que diz que o final de jogos vorazes condiz com toda historia. fiquei curiosa por reiniciados me lembra alguns filmes de ficcao cientifica e acho que a trama mesmo sendo juvenil e muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielle,
      Já li JV e apesar de ser team Gale, reconheço que não poderia ter sido outro final a não ser o que teve em JV.
      Reiniciados tem um potencial incrível enquanto enredo e uma narrativa gostosa, espero que a escritora aprofunde a história, mostre fatos e explique o essencial, mesmo que deixe para seus leitores imaginarem uma boa parte das coisas...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  7. Eu quero muito ler esse livro... *-*
    além de adorar distopia, parece bem interessante, gosto dessas ideias futurista... hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas,
      Esse livro é muito bom e, se você tiver oportunidade de ler aproveite. Vale a pena!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  8. Estou doida para ler esse livro! Achei a temática bem interessante e seu texto me deu ainda mais vontade de ler... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, então não perca a oportunidade de lê-lo, caso tenha.
      E olha, tá rolando sorteio dele aqui no blog, encerra dia 09/04, participe e quem sabe a sua oportunidade de ler não é essa?

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  9. Estou bem curiosa pra ler esse livro todo mundo só fala muito bem dele, a capa é linda.Gosto muito de livros com o tema então acho que vou gostar muito, já gostei dos cotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cristiane,
      Obrigada pela visita e comentário.
      Reiniciados é perfeito, vale a pena demais lê-lo. Aproveite que está rolando sorteio de um exemplar dele e participe!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  10. O livro tem uma história bem interessante. Fiquei curiosa em saber mais sobre a história de Kyla. Eu comecei a ler mais dei uma para. Quero saber mais sobre essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regilene,
      Quando puder retomar a leitura siga em frente, porque o livro é realmente bom e agradável... Mas também digo uma coisa: tem que estar na vibe de distopias... sei que há tantas distopias por aí e que de tanto lê-las as vezes nos cansamos, então é bom ainda não estar cansada de distopias e querer dar uma oportunidade a está trilogia. Ela é ótima!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  11. Oi adorei sua resenha, da forma como vc narrou me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano,
      Sério que você leu a resenha? Porque você foi muito vago no seu breve comentário a respeito dela e não me parece que seu foco era a minha resenha, mas acredite eu li todo o seu Comentário-Propaganda sobre o livro Reverso e, na real, não me interessei.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!