Resenha: “Sob a Redoma” de Stephen King

Saudações Leitores!
Quando, no clube do livro, houve a votação para o livro do mês e a maioria dos votos foi para o livro Sob a Redoma, fiquei feliz, pois já queria lê-lo, mas também fiquei receosa por conta do preço: e se eu o comprasse e ele não fosse bom? Mas durante e após a leitura comprovei que meus receios não tinham fundamento e, cada centavo investido na compra desse livro, valeu a pena. Saiba mais sobre minha primeira experiência em ler Stephen King:

Sob A Redoma, Stephen King, Rio de Janeiro: Suma de Letras (Objetiva), 2012, 960 pág.
Traduzido por Maria Beatriz de Medina

Under the dome (título original) foi publicado em 2009, pelo escritor americano Stephen King, que descarta qualquer apresentação, mas para quem não o conhece ele tem fama de ser o maior escritor de horror fantástico e ficção de sua geração. Stephen King tem vários livros de ficção, não ficção, contos e séries publicadas (destaque para a série A Torre Negra). Além disso, várias de suas obras já foram adaptadas para o cinema ou se tornaram séries e minisséries. Inclusive, em 2013, o livro Sob a Redoma tornou-se uma série com o mesmo nome.
Sob a Redoma foi a experiência mais fantástica que já vivi nos últimos tempos, para ser mais clara, Stephen King, teve o poder de me transportar para a cidade de Chester’s Mill. Definitivamente, através da narrativa de King, conseguimos viver o que os personagens vivem.
O enredo em si é extremamente fabuloso e muito complicado de tentar colocar em palavras: misteriosamente a cidade de Chester’s Mill é envolta com muros invisíveis, chamado de Redoma, não se sabe o motivo, mas é perceptível – ao longo da semana – as terríveis consequências da redoma. Além da redoma, que é uma verdadeira catástrofe, há pessoas em Mill que se aproveitam da situação para manipularem a população. Acidentes verdadeiros, acidentes forjados, mentiras, acusações e um poder político e religioso despótico tomam conta da cidade. A população se torna marionete e, indefesa, tenta se apegar a algo palpável, mas que nem sempre é verdadeiro. Resultado: escassez de mantimentos, energia, catástrofes, assassinatos, mal uso do poder, drogas, tudo isso leva Chester’s Mill ao caos, que irá culminar num final de tirar o fôlego, literalmente.
Os personagens são complexos e bem estruturados, são tão reais e cheios de conflitos como qualquer pessoa. Temos o mocinho Dale Barbara que traz toda uma complexa história do passado. Temos Julia Shumway a jornalista que também tem um passado bem interessante, mas que principalmente quer ajudar Mill enxergar as verdades por traz do poder político. Ainda temos dois personagens intrigantes em excesso: Jim Rennie, segundo vereador local, e Junior, filho do vereador; acredito que estes dois personagens são muito peculiares e psicologicamente perturbados.
Sob a Redoma, faz uma crítica muito grande a sociedade capitalista de hoje, a ambição pelo poder e consequentemente dinheiro, critica fervorosamente o fanatismo religioso e ao próprio ser humano: o que ele é capaz ou não de fazer na hora de uma verdadeira calamidade. Stephen King mostra em Sob a Redoma o melhor e o pior do ser humano, o melhor e o pior da sociedade. Mostra a humanidade com uma propensão para ações desumanas.
Após a leitura desse livro, que foi minha primeira experiência com Stephen King, só tenho a dizer que me despertou o interesse de conhecer outros livros do autor, pois sua forma de escrever é fabulosa, suas descrições são fascinantes e tão concretas que nos sentimos dentro do livro. 
Para finalizar, Sob a Redoma, para quem tem dúvida, não se trata de uma história de terror, apesar de muita coisa ruim acontecer durante a narrativa, mas é um livro de muita ficção e envolve o leitor desde a primeira página à última. Depois de concluir essa magnífica leitura só me fica o desejo de tentar fazer com que muitas outras pessoas leiam esse livro: Sob a Redoma é um livro necessário a todo amante de literatura. Vocês precisam ler!

Camila Márcia

12 comentários:

  1. Paree ser um otimonkivro mas o número de páginas e meio intimidante ehehe

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, realmente devo admitir que me assustei com a quantidade de páginas, mas desde a primeira frase do livro até a última o livro me prendeu de uma tal forma que foi impossível soltá-lo. Meu favorito e eu preciso realmente ler outros livros deste autor.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. De nada pela indicação. Hahahaha, brincadeira. Foi maravilhoso ler esse livro! Não vejo a hora de nos reencontrarmos pra falar sobre ele. ♥-♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ana, foi uma ótima indicação sua e ainda bem que na hora da votação democrática Sob a Redoma foi escolhido. Estou ainda emocionada com o livro e anseio por nosso encontro [neste mês] para podermos todas discutirmos sobre o livro e dissecá-los... foi muito sentimento envolvido Ana... precisamos desabafar!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Li e amei Sob A Redoma. Foi o meu segundo livro do King e posso dizer que foi incrível. Senti tudo o que você disse. Não é a apenas uma história, há diversas criticas e opiniões que nos fazem refletir e toda a história em si pode ser tomada como uma metáfora, além do posicionamento e atitude dos personagens. As vezes ele pode parecer interminável devido a tantas paginas, mas cada palavra vale a pena!
    Debora.
    Beijos.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Debora, acho que muitas vezes nos assustamos com o volume do livro, mas isso é o de menos, tendo em vista que alguns livros de 100 páginas às vezes pode se tornar muito mais 'volumoso' e nos tomar muito mais tempo de leitura por ser extremamente enfadonho e um livro de quase mil páginas pode ser 'breve' quando a narrativa for boa, é o caso de Sob A Redoma, acho até que poderia ter mais páginas... ainda tô com saudade da leitura.
      Um livro maravilhoso.

      Obrigada pela visita e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Mila, não acredito que você leu esse livro, ai meu Deus, eu tô pirando por ele desde o lançamento, mas acho tão caro. Preciso, preciso, preciso! Ele é lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em,
      Te digo uma coisa: ele é realmente caro, mas vale cada centavo. O enredo é muito bem construido, a história original demais e os personagens são fabulosos e peculiares. Vale a pena comprar e ler esse livro, porque você estará diante de uma obra de arte de um grande artesão de palavras. Estou encantada com o autor e pretendo ler outros livros dele, sem dúvida.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  5. Esse livro é muito bom Camila,
    Você já assistiu a série? A série é bem legal, mas é bastante diferente do livro, como assisti a série primeiro meio que eu já sabia o que aconteceria, mas me surpreendi pelas diferenças... agora digo uma coisa: preferia ter lido primeiro e só depois assistido ao seriado.

    abraços, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim,

      Ainda não assisti Under the Dome, mas tenho toda a primeira temporada em mãos o que me falta é tempo... antes de comprar o livro eu já tinha a série, mas decidi ler antes de assistir e, como já li diversos comentários a respeito das disparidades entre série e livro eu agradeço ao meu bom senso em esperar, só que agora me vejo sem tempo para assistir. hihihihi. Mas preciso assistir antes do início da segunda temporada.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  6. Flor, que inveja de você... sou louca para ler Sob a Redoma, mas ainda não li. Pra ser honesta, gostaria de ler algum livro do autor, mas isso é um sonho futuro...
    Lendo sua resenha fiquei com tanta vontade de ler....
    ALGUÉM ME DÊ SOB A REDOMA, amigos, familiares aceito doação... façam uma vaquinha que dá certo.... pelo amor que vocês sentem por mim. Hihihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Ju VOCÊ PRECISA LER, na verdade todo mundo que curte King e Ficção Científica não pode passar sem esse livro...
      ALGUÉM FAÇA DOAÇÕES PARA A JU! <3

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!