Resenha: “Desventuras em Série: O Lago das Sanguessugas - Livro Terceiro” de Lemony Snicket

Saudações Leitores!
Quem acompanha o DLL sabe que Desventuras em Série é uma série que acompanho e que tenho um carinho todo especial, é quase impossível não querer acompanhar essa série após a leitura de Mau Começo, sabemos que se trata de uma história triste, mas sempre ficamos esperançosos para saber o que irá acontecer na continuação e foi isso que me levou a ler A Sala dos Répteis e agora O Lago das Sanguessugas, saiba o que achei do terceiro livro:

O Lago das Sanguessugas - Livro Terceiro (Desventuras em Série), Lemony Snicket, São Paulo: Companhia das Letras, 2001,192 pág.
Traduzido por Carlos Susseking
Ilustrado por Brett Helquist

The Wide Window título original de O Lado das Sanguessugas, trata-se o terceiro livro de A Series of Unfortunate Events (Desventuras em Série) em que Mau Começo e A Sala dos Répteis são seu antecessores. Esta série é composta por treze livros e foi escrita por Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket.
O Lago das Sanguessugas continua a triste e desafortunada história dos órfãos Baudelaire exatamente de onde parou o livro anterior, após a morte do parente de Violet, Klaus e Sunny, o sr. Poe leva-os para morar com a tia Josephine na Cidade do Lago Lacrimoso. 
Tia Josephine não é ruim, mas seu grande defeito é ter medo de tudo e achar que a qualquer momento algo terrível pode lhe acontecer. Apesar disso, os órfãos gostam da tia e começam a tentar se adaptar a nova vida até que, certo dia, surge o Capitão Sham, que na verdade não é o Capitão Sham, mas é o terrível e assustador Conde Olaf.
Obviamente as três crianças – muito espertas – descobrem o disfarce do conde Olaf, mas quando tentam desmascará-lo ninguém acredita nelas, suspostamente por elas já terem passado por traumas demais e assim elas ficam imaginando o perigo e o conde Olaf em todas as pessoas.
Quando o Capitão Sham entra em suas vidas e na de tia Josephine as coisas começam a ficar sombrias e um acidente, uma carta e pistas são deixadas para as crianças. Capitão Sham, ou melhor, conde Olaf está disposto a ficar com os órfãos Baudelaire e assim poder usufruir de sua herança. Novamente, caros amigos, esta história não tem um final feliz, como já era de se esperar.
Ao contrário do que aconteceu com os livros anteriores, O Lago das Sanguessugas, apesar de ser muito interessante, não me chamou muito a atenção. Não obstante, a leitura é divertidíssima e muito rápida, em poucas horas dá para terminar a leitura. Lemony Snicket escreve de uma forma sedutora, capaz de prender o leitor do princípio ao fim.

Camila Márcia


8 comentários:

  1. Primeiro preciso falar que adorei sua unha! Agora me sinto livre para comentar sobre a resenha hahaha
    Eu morro de vontade de comprar esses livros! Vivo namorando a série no submarino... só que nunca compro :(

    Quando leio resenhas positivas fico com mais vontade ainda, mas é meio carinha x.x

    Um dia eu compro!
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paula, que bom que gostou das unhas, essa arte é bem fácil e rápida de fazer[porque mulher que ficar bonita de forma rápida e que não dê muito trabalho, né? hihihi]
      Então, sobre essa série: ela é um pouco assustadora porque tem 13 livros, mas quando os vemos e percebemos que eles são do tamanho de livros de bolso e que são bem fininhos isso acalma a gente, mas devo confessar que a coleção é um pouco cara mesmo, a minha ganhei de presente da minha mãe [isso prova o quanto ela me ama]... eu já até deveria ter lido todos, mas não tive tempo porque dou prioridade aos livros de parceria, daí já viu...
      Mas já li três exemplares e estou gostando muito, a narrativa é tão gostosa que simplesmente nem percebemos o tempo passar. Se puder ler, não perca a oportunidade.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Eu AMO essa série, amo mesmo!
    A verdade é que apesar de ter muitos livros eu já li tudo, comprei o box e sou fã de carteirinha do autor <3. Amo a escrita dele e a série de uma maneira geral que é extremamente original.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, obrigada pela visita e comentário... eis que em seu comentário você tocou em um ponto importantíssimo: a originalidade da série... você sabe que a história é triste, mas não há nada previsível e nem clichê nesses livros... O ponto alto da série é de fato a narrativa do autor. Ótima!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Oi Mila, não tenho muita vontade de ler essa série triste não... até porque são 13 livros e são bem caros... não dá para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em,

      em relação ao preço eu me calo, porque a coleção é cara mesmo, e nem posso dizer se vale a pena aquele preço porque os livros são em formato bolso, e são finos (alguns são volumosos), mas o principal motivo de eu não saber se valem o preço é porque só li os três primeiros até agora e pelo que li gostei bastante, mas ainda falta 10 livros então, acho que só terei propriedade para comentar sobre a série ser realmente boa ou não quando eu ler ao menos a metade dos livros... Até agora estou gostando, estou lendo com calma até porque não há pressão para a leitura, foi um presente de aniversário que minha mãe me deu e estou muito feliz.
      Na dúvida de que você gostaria ou não dos livros, você poderia comprar o primeiro em e-book e ver se faz seu estilo, aí depois se seu interesse for despertado você compra a série - para não comprar algo que não irá ler. Acho que quando se tratam de séries muito longas a gente tem que fazer o teste drive primeiro...

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  4. Milinha, querida, essa série é um barato [no sentido de ser boa e divertida, porque no financeiro era é beeeem cara]

    Bjs, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk
      Acho que não preciso comentar Ju, só li os três primeiros livros e estou gostando, mas devo concordar que a coleção é um pouco cara, mas tive a sorte enorme de ganhar da minha mãe... então... só estou desfrutando ;-)

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!