Resenha: “Sem Clima para o Amor” de Rachel Gibson

Saudações Leitores!
Hoje a resenha é do livro de uma escritora que não conhecia, mas já tinha ouvido ótimos comentários sobre seus livros por isso meu interesse em lê-lo foi despertado e, como era lançamento da Jardim dos Livros (Geração Editorial) solicitei-o para a resenha. Obrigada a editora pela oportunidade em ler este volume. A todos os amigos presentes no DLL, espero que gostem da resenha, eis minha humilde e franca opinião sobre o que li:

Sem Clima para o Amor, Rachel Gibson, São Paulo: Jardim dos Livros, 2013,318 pág.
Traduzido por Carolina Caires

I’m in no mood for love ou Sem Clima para o Amor foi escrito por Rachel Gibson, autora best-seller do New York Times e ganhadora do prêmio RITA. Gibson já tem mais de 20 romances publicados entre eles Loucamente Sua e Simplesmente Irresistível.
De início quero dizer que sempre ouvi falar muito bem dos livros da Rachel Gibson e foi isso o que mais me motivou em ler Sem Clima para o Amor, afinal ainda não tinha lido nada da escritora, entretanto, devo confessar que apesar de ter achado a história engraçada ela não chegou de fato a me envolver.
Em Sem Clima para o Amor, temos Clare Wingate que, no dia do casamento de uma de suas melhores amigas: Lucy, pegou seu noivo, Lonny, traindo-a com o técnico da máquina de lavar roupas. É claro que ela fica devastada, afinal ela sempre pensou que Lonny era o ‘homem’ de sua vida: altamente compreensivo, bonito, arrumado, embora tivesse um fraco apetite sexual, isto é, quase nunca manifestava interesse em sexo. Após a cena, ficou claro o porquê, afinal Clare não tinha os instrumentos que Lonny gostava [hihihi]. Clare desabafa essa decepção com suas melhores amigas que, como ela, são escritoras: Lucy, Adele e Maddie, as três melhores amigas são uma graça e quando o quarteto está reunido suas conversas prometem risadas [essas foram as melhores partes do livro, para mim].
É claro que Clare tem um amigo de infância que aparece no livro para abalar seu coração: o gostoso e irresistível: Sebastian Vaughan, jornalista. Sebastian é o típico heterossexual: quer uma mulher para fazer sexo sem compromisso e é obvio que mesmo em seu estado de decepção e ao mesmo tempo de maior vulnerabilidade Clare cai no jogo da sedução com Sebastian – isso não é spoiler, afinal livros desse tipo têm sempre esses clichês – é claro que, também, há cenas bem quentes e de sexo entre os dois.
Sem Clima para o Amor, também não foge ao clichê quando se refere a relações familiares: pais separados e incompreensão entre pai e filhos e várias divergências são bem comuns, mas não chegam a ser o foco do livro, afinal é previsto, num livro como esse, que o foco é o relacionamento de Clare e Sebastian que até descobrirem que estão verdadeiramente apaixonados se tratam como amigos com privilégios, até que um sai machucado e o outro percebe o erro que cometeu e sai correndo atrás do prejuízo.
Nesta minha resenha pode parecer que eu não gostei do livro, mas na verdade eu o achei bem interessante, apenas esse tipo de história não faz muito o meu estilo, eu gosto de enredos mais elaborados e de paixões que demoram a acontecer, ou mesmo quando há um triângulo amoroso para colocar mais ‘fogo’ na relação e no virar das páginas, infelizmente, isso não acontece em Sem Clima para o Amor, do começo ao fim sabemos o que vai acontecer e não há nenhuma surpresa, tudo é absolutamente previsível. Mas isso não quer dizer que seja de todo ruim. Para quem gosta de romances, não se importa com a previsibilidade e quer ler algo sem pretensão de perder o fôlego esse é um livro bastante indicado e com personagens cativantes capazes de fazer todo leitor rir.

Camila Márcia

4 comentários:

  1. Oi,Mila!
    Eu nunca li nenhum dos livros da autora, apesar da minha curiosidade. Pelo que li o liro parece fazer a linha "mais do mesmo", mas confesso que curto livros do gênero. Às vezes, até mesmo histórias clichês são bem vindas..rs
    Todos os livros citados estão na minha lista de "quem sabe um dia". Esse será mais um. Gostei da resenha e espero uma promo legal do Sub para que eu possa adquiri-lo.

    Bj grande e bom feriado pra ti!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilda, [acena]
      Sem Clima para o Amor, foi uma leitura clichê, mas tãoooo rápida e deliciosa que tudo se tornou melhor, sabe? Um ponto que não coloquei na resenha é que esse livro não tem enrolação e não fica cheio de mimimi, apesar da dor da Clare e ela estar deprimida em excesso o livro não foca nisso. Clare tá frustrada, mas não posa de vítima ela é forte e determinada. Gostei disso.
      Obrigada pela visita e comentário.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Oi! Não conhecia esse livro mas fiquei bem interessada, na verdade nunca li nada da Rachel ainda :(
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrine, como disse na resenha, eu ainda não tinha tido nenhum contato com a Rachel, mas esperava mais, entretanto gostei bastante que quero ler outros livros e conferir mais sobre a autora.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!