Resenha: "60 Contos Diminutos” de Marília Pirillo

Saudações Leitores!
Sabe aquele livro que você abre só para dar uma olhada e quando vai ver já terminou a leitura? Foi isso que me aconteceu com 60 Contos Diminutos* o li num piscar de olhos e fiquei tão envolvida que simplesmente depois fiquei relendo os contos com cara de boba tal era a perfeição de cada um deles, espero que confiram um pouco mais do que encontrei nesta caixinha de surpresa, ops, livro na resenha abaixo:


60 Contos Diminutos, Marília Pirillo, São Paulo: Editora Gaivota, 2012, 64 pág.
Ilustrações de Marília Pirillo

60 Contos Diminutos foi escrito pela gaúcha Marilia Pirillo que começou sua carreira com projetos gráficos, editoração, ilustração, mas atualmente morando no Rio de Janeiro começa a escrever para o público infantil e infantojuvenil.
Esse é um daqueles livros que você pode ler de uma vez só ou pausadamente: sentindo as palavras e as emoções que cada uma carrega. 60 Contos Diminutos além de um título instigador, com um trocadilho em "diminutos" podendo se referir a contos breves ou que pode ser lido em minutos, traz uma mensagem maravilhosa e uma história curta em cada conto. É de uma sutileza e delicadeza imensuráveis, pois cada leitor terá sua medida de sentimento ao ler cada conto.
No geral os contos são destinados a um publico mais juvenil, no entanto o livro é uma ótima opção ao público adulto que poderá sentir e interpretá-los de uma maneira mais intensa.
Em muitos dos contos há sutis partes em que qualquer pessoa poderá se identificar e trará lembranças nostálgicas. O mais importante: cada conto passa a mensagem de que, independente do tamanho, é possível ter uma excelente qualidade em textos/contos pequenos que muitas vezes não encontramos em livros contendo contos ou prosa de várias e várias páginas.
Alguns contos me chamaram a atenção e me envolveram de uma forma tão forte que preciso indicá-los para que sejam lidos de forma especial: Quem Ama, cuida; Ninguém em Casa; Sem Jeito; Fazendo Tipo; Jogo do Contrário; Exercício Poético; Múltipla Escolha; Gata Borralheira; Doeu; Inacabada e Fábula.
Sobre a edição e ilustrações presentes em 60 Contos Diminutos só posso dizer que houve um cuidado imenso e a forma como ele foi produzido (sua capa, folhas e fontes) lembram muito um caderno onde qualquer pessoa pode escrever. Devo até dizer que embora não seja um livro interativo – como os muitos que estão na moda, tipo Destrua Este Diário – é um livro que podemos, de certa forma, associar e achar parecido.
Outro ponto auge é que é impossível não terminar esse livro sem a vontade de escrever um conto diminuto. Particularmente, adorei o livro e já se tornou um de meus favoritos, é um daqueles em que deixarei sempre acessível para que de vez em quando eu possa ler algum conto.



*Esse livro foi cortesia da Editora Gaivota, para saber mais sobre ele acesse AQUI.

6 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade em relação a esse livro, principalmente porque comecei a escrever mini contos e acho que pode servir como uma ótima experiência. Além disso, existe a qualidade inegável apenas pelos poucos contos que li da autora e também da qualidade gráfica - essa nem me surpreendo mais. Todos os livros da editora são ótimos nesse ponto. :)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick!
      Por favor, leia 60 Contos Diminutos, é de uma sutileza, delicadeza e qualidade incríveis. Uma contista de mãos cheias e que se expressa muito bem em poucas palavras.... Sucinta. Amei esse livro, com certeza, um dos melhores que li este ano.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Oi Mila, desculpe a minha intromissão mas na frase "Esse é um daqueles livros que você pode (SER) de uma vez só ou pausadamente" não seria: "Esse é um daqueles livros que você pode (LER) de uma vez só ou pausadamente.

    Mais uma coisa, caso você se interesse, eu tenho um blog relacionado a leitura e queria saber se você quer fazer parceria. PLEAS!

    Blog: http://quem-gosta-de-ler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, obrigada, já ajeitei!!! \õ/ Eu leio tanto antes de postar que acho que cego nos pequenos erros de digitação, porque leio e na minha cabeça está escrito como pensei...
      Obrigada também pela visita e comentário, foi muito gratificante.
      Estou indo visitar seu blog agora.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Se quiser também, visite nossa página no facebook.

    https://www.facebook.com/quemgostadeler

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!