Resenha: “O Grande Ivan” de Katherine Applegate

Saudações Leitores!
Antes de O Grande Ivan* chegar em minhas mãos eu nem tinha tanta curiosidade em lê-lo, mas quando o livro chegou e eu vi que ele era uma belezura: as letras eram grandes, tinha ilustrações, a narrativa cativante, não resisti e comecei de imediato, peço perdão por não ter colocado a resenha no blog assim que terminei de ler, mas como li no final do ano foi muita correria e não tinha dado tempo, mais eis aqui:

O Grande Ivan, Katherine Applegate, Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito, 2014, 288 pág.
Traduzido por Maurício Tamboni

The one and only Ivan (2012) no Brasil O Grande Ivan foi escrito pela norte americana Katherine Applegate, este livro foi o ganhador da Medalha Newbery Honor, Melhor Livro Infantil em 3013 e, consequentemente, tornou-se um dos best-sellers do New York Times.
Esta história é baseada em fatos reais, pois foi inspirada a partir do famoso “Gorila do Shopping” que viveu 27 anos em uma jaula no Shopping e que após vários protestos foi transferido para o Zoológico de Atlanta onde se tornou uma celebridade por seu um gorila pintor! Apesar de a narrativa ter sido inspirada em fatos reais há muita ficção envolvida e personagens que não existiram, mas que se tornaram importantes para a grandiosidade da história do Ivan literário.
O enredo é simples, Ivan mora nesse shopping há muito, muito tempo e sua única companhia é uma elefanta adoentada, Stella, e do vira-lata Bob. Os três são muito amigos e contam suas desventuras um para o outro. Certo dia chega ao shopping uma elefanta bebê chamada Ruby, que simplesmente é nova demais para entender que tem que trabalhar e se apresentar para as pessoas.
Stela como já estava doente, morre, mas não antes de fazer uma amizade linda com Ruby e dessa amizade fazer Ivan prometer que cuidaria de Ruby. Ivan promete, é a partir deste momento que a história fica linda e comovente, pois Ivan tentará de tudo para ajudar Ruby e ao mesmo tempo terá receio de perder tão linda amizade.
O Grande Ivan é uma leitura bem rápida até porque a letra do livro é grande e é cheio de ilustrações belíssimas. A mensagem repassada neste livro é maravilhosa: lute por seus sonhos, cumpra suas promessas, valorize suas amizades. Tudo dará certo no final.
Sem dúvida é uma leitura infantil, mas tem seus méritos de encantar não só crianças, mas pode emocionar jovens e adultos. Acho que a intenção, a narrativa e o objetivo deste livro foi bem delineado e bem exposto. Então se esta resenha lhe despertou curiosidade ou se você tem um filho/sobrinho/afilhado/irmão criança essa é uma boa opção de leitura. Crianças adoram livros com animais personagens e O Grande Ivan tem um charme incrível.


* Esse livro foi cortesia da Novo Conceito, para saber mais sobre ele clique AQUI

2 comentários:

  1. Eu amo livro infantil, já quero ler esse ♥

    http://thefatunicorn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wowww Elisa,
      E esse é uma fofura e ainda é inspirado em um gorila chamado Ivan, que viveu em um shopping... É tão fofo. Particularmente eu amo animais e histórias com animais. Esta me deixou comovida e emocionada. Lindo!

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!