Resenha: “O Penúltimo Capítulo” de Clarice Pessato

Saudações Leitores!
Clarice Pessato me encontrou, num mundo virtual cheio de blogs literários eu fui uma de suas escolhidas para ler O Penúltimo Capítulo* e simplesmente me sinto honrada por conhecer sua história e testemunho de vida, eu não encontro palavras para expressar o quanto a admiro pela coragem, força e sobretudo Fé. 
Assim que seu livro chegou em minhas mãos eu comentei sobre ele com minha mãe que decidiu que ela o leria primeiro que eu, então tive que deixar e escutar minha mãe falando sobre todas as batalhas de Clarice, então quando ela finalizou a leitura eu comecei e pude constatar o que ela já tinha comentado e gente... queria eu poder conhecer Clarice pessoalmente, lendo seu livro me emocionei e fico imaginando como ela é face a face... admirável Clarice, foi um prazer imensurável conhecer sua história, através dela você me ensinou coisas que estavam tão adormecidas em mim.

O Penúltimo Capítulo, Clarice Pessato, Porto Alegre: Imprensa Livre, 2013, 208 pág.

O Penúltimo Capítulo foi escrito por Clarice Pessato, brasileira natural do Rio Grande do Sul. Este livro trata-se de uma biografia, um relato da própria Clarice sobre sua vida após um grande acidente que a deixou tetraplégica.
Este livro mais do que uma biografia é um testemunho de Clarice sobre tudo o que passou e como consegue viver com suas limitações. O relato tem início no dia 22 de novembro de 1981, quando a vida de Clarice e toda sua família dá uma guinada de 360º.

“Deus tem seus meios e os usa como lhe apraz. Os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que vai nos ser revelada, e o maior milagre acontece não quando os obstáculos são removidos, mas quando recebemos a capacidade para superá-los.
Nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que "... e foram felizes para sempre". Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer” (p.18)

Clarice viajava com seu então namorado Júlio quando sofre um acidente de transito – uma múltipla colisão. Seu ex-namorado não tem graves traumas, mas Clarice sai tetraplégica do acidente, após o coma e o sofrimento de toda a família de Clarice, ela acorda, fala e apesar de só ter lembranças da infância e ela se restabelece, mas – mesmo querendo dizer que ela conseguiu voltar a andar, não posso – Clarice não voltou a andar, embora tenha passado por vários tratamentos e jamais tenha e perdido as esperanças, o tipo de problema dela é muito delicado.
Todos os médicos eram unânimes aos afirmarem que Clarice era um milagre, por estar viva, por ainda poder usar as mãos, e ter uma vida, que embora dependente dos outros, não seja tão limitada.
O interessante em O Penúltimo Capítulo é ver o que mesmo com tanto sofrimento, Clarice nunca está sozinha e, embora muitas pessoas a tenham abandonado, muitas outras apareceram em sua vida e lhe somaram coisas boas, ajudaram. Nesse testemunho percebemos a importância de se ter uma família, a mãe, o pai e os irmãos de Clarice foram de fundamental ajuda em sua vida pós-acidente.

"Conhecimento intelectual das verdades bíblicas não é espiritualidade. Espiritualidade é muito mais que conhecer versículos, é por em prática o que conhecemos da palavra de Deus." (p.163)

Passei a admirar Clarice, por sua coragem, determinação, garra e pela fé. Clarice conseguiu superar esse sofrimento e buscar a conformação com a ajuda de Deus, e das pessoas que a aproximavam de Deus, pessoas que carregam Deus em seus corações sempre têm a capacidade de mudar e melhorar a vida de quem sofre, de quem está em dúvida ou perdendo a fé.
Hoje Clarice, já conquistou muita coisa, terminou faculdade, consegue escrever, se comunica e dá seu testemunho e ajuda online, escreve para um jornal, dá aulas na Escola Bíblica e Deus a usa todos os dias como seu instrumento.
O Penúltimo Capítulo foi uma leitura muito rápida, consegui me envolver com a história e sofrer com Clarice, não consigo pensar em seu sofrimento, mas imagino que nunca, jamais foi fácil para uma jovem – quando ela sofreu o acidente tinha 18/19 anos – passar pelo que passou, se conformar, ter fé. Coloco-me no lugar e reconheço que eu jamais teria a paciência e determinação de Clarice, eu ficaria revoltada, triste e teria que ter muita ajuda para recuperar um sentido para a vida.

“Eu ganhei o último capítulo mais maravilhoso que alguém pode esperar: um capítulo escrito por Deus.” (p.18)

Clarice Pessato é alguém que conheceu Deus no momento em que mais precisava e que se agarrou a Ele e por isso conseguiu suportar. Em seu livro fica clara a mudança de Clarice e isso me deixa feliz. Sinto muito pelo que lhe aconteceu e, sobretudo, o preconceito, perdas e desilusões que passou, acredito que tudo isso a tornou uma mulher ainda mais forte e com propriedade para dar seu testemunho de vida.

"Eu não escrevo o último capítulo, pois nessa vida nós estamos escrevendo o penúltimo capítulo. É Deus quem escreve o último capítulo. Ele já está escrito e será feliz. E não acaba no ponto final. O último capítulo é eterno." (p.204)


*Este livro foi enviado pela autora Clarice Pessato, para saber mais sobre o mesmo acesse o blog dela AQUI.

Confira o Book-trailer do livro:

2 comentários:

  1. Oi,Mila!
    Que livro lindo!! Tudo nele é tão suave. A escolha do tom pastel, a analogia com a borboleta, o tema, tudo. Puxa! Como eu gostaria de ler esse livro. Tenho certeza que eu o adoraria. Achei belíssima a resenha.
    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda, querida,

      É realmente uma leitura maravilhosa, mais que indicada... sabe aqueles livros que te motivam e dão força de vontade para seguir sempre em frente? Este me deixou com o coração cheio de vontade de espalhar amor e força... Quem dera eu fosse tão forte.

      Sou fã e este livro se tornou um dos meus favoritos. Tem espaço reservado no meu coração e sempre que puder fazer alguém o ler, farei.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!