Resenha: “A Teoria de Tudo” de Jane Hawking

Saudações Leitores!
Quando uma biografia chama minha atenção eu necessito lê-la, foi isso o que aconteceu com A Teoria de Tudo*, sem dúvida, senti-me atraída por essa leitura e não pensei duas vezes em ler, além do mais após tantos comentários positivos e também do filme, tornou-se quase uma obrigação conhecer este livro, portanto, agora, compartilho com vocês minha experiência de leitura.

 Teoria de Tudo, Jane Hawking, São Paulo: Única Editora, 2014, 448 pág.
Traduzido por Sandra Martha Dolinsky e Júlio de Andrade Filho

Travelling to Infinity (1999-2007) no Brasil A Teoria de Tudo, foi escrito por Jane Hawking, ex-esposa de Stephen Hawking, um importante cosmólogo da atualidade, Jane trata neste livro de sua história com Stephen, seu casamento, a vida privada e o nascimento e desenvolvimento dos filhos do casal, concluindo o livro com a separação ocorrida em 1991.
É muito raro eu ler uma biografia, é um tipo de livro que não me chama muito atenção, mas sempre que leio é de quem realmente tenho curiosidade. Desse modo, por Stephen Hawking ser um famoso cosmólogo e ter uma vida curiosa fiquei completamente ansiosa por essa biografia, além do mais era contada pela primeira esposa do cientista, então fiquei ainda mais curiosa: poderia haver escândalos e detalhes da vida privada dos dois. Para completar, o livro sofreu uma adaptação cinematográfica indicada ao Oscar! Lacrou: eu precisava conferir.
A Teoria de Tudo é de fato um livro muito bom, Jane Hawking tem uma forma de contar sua história ao lado de um ícone de forma bem simples e envolvente. A narrativa é em primeira pessoa, por Jane, que começa contando como conheceu Stephen, como começou a se apaixonar, o casamento e no meio disso, conta a vida da própria Jane, suas viagens, estudos, sonhos.
Ficamos a par de como a doença de Stephen, diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais – doença que ainda não tem cura – deu os primeiros sinais, qual foi a reação de todos e as expectativas mínimas de vida do mesmo, como ele encarou – de forma reservada – o problema e como ele não costumava falar sobre a doença e as suas limitações.
Jane e Stephen se casaram e tiveram três filhos, mas no meio das descobertas cosmológicas, palestras, viagens de Stephen, vamos ficando a par de como Jane teve que abandonar todos os seus anseios para poder estar ao lado de Stephen e para cuidar dos filhos, os problemas financeiros e pessoais que o casal passou durante o casamento.
Jane conta na biografia as principais dificuldades que passou estando casada com Stephen, o quanto teve que lutar, como Stephen aprendeu a conviver com seu problema, e também não esconde o surgimento de Jonathan em sua vida, o quanto ele ajudou o casal, e aos poucos se apaixonaram, também mostra as dificuldades encontradas no momento em que Stephen passa a ter um relacionamento amoroso com Elaine, sua enfermeira.
De fato em A Teoria do Tudo vemos um pouco da vida privada de Stephen, os escândalos, as premiações e até mesmo suas bizarrices, mostra o estudioso e intelectual em sua face humana. Como salientei, a narrativa é muito agradável e envolvente. Para mim, esta foi uma das leituras mais válidas e prazerosas que já fiz este ano, porque mostra como a ciência, o amor, a esperança e a família fizeram parte da vida de Stephen e como foram fatores primordiais para ele passar por tempos tão difíceis.
Quanto a Jane Hawking, para mim, ela se provou uma mulher de garra e batalhadora, que mesmo diante de todas as limitações de seu casamento ela nunca foi capaz de desistir de lutar por ele, mesmo tendo que se sacrificar, o que ela fez – ficou claro – foi tudo por amor. Eu admirei Jane Hawking em cada uma das páginas desse livro, sem dúvida ela foi a grande mulher por trás do homem/cientista Stephen Hawking. Uma mulher humana tem suas falhas e defeitos, mas buscou força e fé para superar e contornar as limitações do marido e as suas próprias.
O mito que é Stephen Hawking continua, mas podemos ver outras facetas de sua vida e da vida familiar. O que é fascinante. É claro que eu amei o livro e li tão rápido que ao terminar a leitura fiquei ansiando por mais. Foi fantástico conhecer essa história e exemplo de vida e superação. Sem dúvida um livro mais do que indicado [apesar de Jane ter, em alguns momentos, repetido muito as coisas que já tinha escrito – isso foi a única coisa que me incomodou um pouquinho, apenas] e agora me resta conhecer ao filme. Estou ansiosa!!!

*Esse livro foi cortesia da Única Editora, para saber mais dobre o mesmo clique AQUI.

4 comentários:

  1. Oi Mila joinha?
    Tenho que confessar que no começo, quando foi alastrando os comentários em especial do filme eu não fiquei curiosa. Mas com o tempo a de se admitir que a vida de ambos é. Não somente dele, mas até dela. Como ela se sentiu em relação a tudo que ocorreu.
    E creio que o que mais queria você deixou claro. Na verdade acabou sendo uma biografia e uma autobiografia. Achei super interessante mesmo.
    Sua resenha ressaltou bem os pontos que eu queria saber e esta de parabéns!!!
    Um beijão
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Então você tem razão além de uma biografia é uma autobiografia, realmente. A Teoria de Tudo é um livro maravilhoso, vale a pena conferir... Me chamou bastante atenção e espero que eu possa -com minha resenha- despertar o interesse de leitura de outra pessoas.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Oi Mila!
    Muito interessante esses livro biográficos.
    Confesso que fiquei mais curiosa com o filme do que com o livro, mas gostei tanto da sua resenha que fiquei com vontade de ler
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rízia,

      Eu te entendo, como eu falei na resenha eu fiquei mais curiosa para ler quando soube da adaptação cinematográfica, assim sendo, decidi ler primeiro para depois conferir o filme. Realmente eu gostei do livro. Muiiiiiiito bom. Assisti ao filme também e pretendo falar dele aqui no blog. Vou preparar a postagem em breve.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!