Resenha: “A Extraordinária Garota Chamada Estrela” de Jerry Spinelli

Saudações Leitores!
Hoje venho trazer a resenha de um livro encantador que me chamou atenção pelo título enorme: A Extraordinária Garota Chamada Estrela*, então decidi solicitar o livro para a leitura, pois - pela sinopse - ele tinha potencial para me agradar e... expectativas supridas, o livro é realmente bom e falo dele logo abaixo:

A Extraordinária Garota Chamada Estrela, Jerry Spinelli, Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 3 ed., 2015, 192 pág.
Traduzido por Eric Novello

Stargirl (2000) no Brasil A Extraordinária Garota Chamada Estrela foi escrito pelo americano Jerry Spinelli, que escreve livros infanto-juvenis, cujos personagens estão na adolescência e início da idade adulta. O autor também escreveu um livro que trata da mesma personagem do livro resenhado aqui, chama-se Com Amor, a Garota Chamada Estrela (que já estou ansiosa para ler).
A narrativa desse livro é em primeira pessoa e o narrador personagem chamado Leo, vai nos apresentar sua vida na escola, onde tudo e todas as pessoas são normais até que Estrela, uma adolescência exótica aparece na escola e muda a vida de todos.

"Nós queríamos definí-la, etiquetá-la como fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além de "esquisita", "estranha" e "patética". O jeito dela nos tirava do eixo." (p.19)

Estrela é peculiar e o comportamento doce, encantador e animado dela perturba o comportamento de todos que no princípio a tratam como novidade, mas logo depois acabam vendo como algo ruim, é extremamente interessante ver esse comportamento no livro porque podemos facilmente identificar nosso próprio comportamento.

“Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugidia de uma coruja marrom. Nós não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mente, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe." (p.24)

Jerry Spinelli criou uma personagem que encanta o leitor e tem uma energia que transpassa as páginas do livro, ao mesmo tempo em que é extremamente misteriosa, não é por acaso que ficava com aquela pergunta: Será que Estrela é real ou uma projeção de Leo? O mistério em volta da personagem é incrivelmente elaborado. É impossível não finalizar a leitura e não se apaixonar pela positividade de Estrela e querer conhecer a personagem.
Se dúvida A Extraordinária Garota Chamada Estrela é um daqueles livros encantadores e envolventes que te faz querer reler milhares de vezes e presentear todos os seus conhecidos. Caso me pedissem para definí-lo em uma palavra seria: delicado.

"Pessoas-estrelas são raras. É pouco provável que você conheça outra." (p.180)

É incrível percebermos que o escritor não procurou escrever um livro intrincado e nem tocante, tentou espalhar alegria durante a narrativa, mas, além disso, ele conseguiu escrever um livro que nos faz refletir sobre nossas ações, pensamentos, bondade e egoísmos presentes em todos os seres humanos.

"Quando uma Estrela chora, ela não derrama lágrimas, mas sim luz." (p.185)
          Para finalizar, indico a leitura de A Extraordinária Garota Chamada Estrela, mas não vá com muita sede ao pote, este é um livro para sentir, envolver-se e se deliciar. Delicado, singelo, doce... como a própria personagem: Estrela.


*Este livro foi cortesia da Editora Gutenberg, para saber mais acesse o link AQUI.

2 comentários:

  1. Que coleção enorme de Nicholas Sparks! Foi a primeira coisa que notei quando vi a foto haha achei bem gracinha a história, mas não sei se é um livro que eu leria nesse momento. Talvez futuramente, quando surgir a oportunidade!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine,

      Já deu para perceber que sou fã do Nicholas Sparks... meu Divo.

      A Extraordinária Garota Chamada Estrela, é uma belezura de livro... sou apaixonada por esse livro. Um dos meus xodós.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!