Resenha: “Da Ordem ao Caos” de Elizabeth Laban

Saudações Leitores!
Eu estou realmente surpresa com Da Ordem ao Caos*, porque eu já tinha começado a lê-lo três vezes e não conseguia desenvolver a leitura, mas desta vez quando me dei conta estava viciada na leitura. Esse livro também foi minha escolha para o Clube do Livro In The Sky no mês de setembro, então vou compartilhar minha experiência de leitura.

Da Ordem ao Caos, Elizabeth Laban, São Paulo: Farol Literário, 2015, 320 pág.
Traduzido por Maria do Carmo Zanini

The Tragedy Paper (2013) cujo título brasileiro é Da Ordem ao Caos trata-se do livro de estreia de Elizabeth Laban, é um YA, mas de maneira nenhuma parece ser um livro de estreia, por conta da maturidade, das características já bem elaborada de escrita de Elizabeth.
A história do enredo gira em torno de Duncan, um terceiranista do Colégio Irving, que ao se mudar para seu quarto no dormitório dos alunos, encontra um presente deixado pelo antigo aluno que dormia no quarto: uma pilha de CDs, estes CDs contém a história de Tim.
Nesse ponto é importante salientar que os capítulos do livro são alternados entre o tempo presente contado por Duncan e o passado, contado através das gravações dos CDs, por Tim.
Todos os alunos terceiranistas estão empenhados escrevendo seus Ensaios Sobre a Tragédia, que é o trabalho do ano, solicitado pelo prof. Simon, mas o que é uma tragédia? É isso o que Tim se propõe a mostrar para Duncan. 
Tim conta exatamente o que aconteceu no ano anterior, desde o momento que ele passou a estudar no Colégio Irving e conheceu Vanessa e como a história de amor deles se tornou um triângulo amoroso cheio de mistério e terminou de uma forma catastrófica.
Enquanto isso Duncan tenta sobreviver ao seu próprio terceiro ano e vive seus próprios dilemas e paixões, tentando ao máximo não cometer os mesmos erros que Tim.
Da Ordem ao Caos realmente me surpreendeu bastante, pois a história me fascinou, me prendeu e me viciou, era quase impossível soltar o livro e quando tinha que parar a leitura ficava com a história dos personagens rondando na minha cabeça, o livro é cheio de mistérios e os personagens são tão envolventes.
O fato da minha surpresa maior é que eu tinha tentado começar esse livro três vezes, mas não conseguia ultrapassar a segunda página, quando, dessa vez, eu comecei a ler, de repente, já tinha lido 50 páginas e não conseguia soltar o livro. Por isso que acredito que todo livro tem o tempo certo de leitura.
A escrita de Elizabeth Laban é extremamente fluída e envolvente, o enredo é muito elaborado e viciante, capaz de te deixar atento e empolgado até a ultima página. Esse foi um dos livros que me surpreenderam bastante durante a leitura, então fica aqui a dica! 

* Esse livro foi cortesia da editora Farol Literário, para saber mais sobre o mesmo, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Oi florê,
    não é um livro ótimo? A Farol Literário tem livros maravilhosos, não li um que tenha sido ruim.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Helana,

      A Farol escolhe a dedos seus livros. Também tenho boas surpresas quando leio os livros dessa editora.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!