Resenha: "Por Causa do Sr. Terupt" de Rob Buyea

Saudações Leitores!
Sabe aqueles livros presentes de vida? Para mim, considero Por Causa do Sr. Terupt* um desses presentes. Um livro que apesar de escrito com simplicidade e de uma linguagem bem infantojuvenil é capaz de tocar profundamente o leitor e deixar uma mensagem linda e envolvente... esse livro é um daqueles que queremos compartilhar com todos os amigos e pessoas mais próximas...


Por Causa do Sr. Terupt, Rob Buyea, Carapicuíba, SP: Pandorga, 2015, 298 pág.
Traduzido por Monique D’Orazio

Because of Mr. Terupt foi escrito pelo americano Rob Buyea, escritor e educador, conhecido exatamente por seu personagem Sr. Terupt, Por Causa do Sr. Terupt é seu primeiro romance de ficção infantil (infanto-juvenil) seguido por Mr. Terupt Falls Again (2012) e Saving Mr. Terupt (2015) ainda não publicados no Brasil (cruzando os dedos para que sejam publicados).
Naturalmente quero começar essa resenha afirmando que esse livro foi um achado para mim e a cada página foi me deixando mais e mais apaixonada.

Por Causa do Sr. Terupt conta a história de um professor novato que ensina a turma do quinto ano. Sr. Terupt é um professor bastante criativo e terá que lidar com uma variedade de alunos que são representação dos alunos que vemos em qualquer escola: o engraçadinho, a patricinha, o encrenqueiro, o intelectual, a novata, o tímido, etc.
Assim sendo, com o início do ano letivo o professor se esforça para conhecer cada aluno e suas necessidades, além de fazer com que eles se amem e se respeitem. Sr. Terupt é um professor capaz de enxergar não só a aparência, mas a alma de cada aluno, ele conhece cada aluno: suas travessuras, seu potencial, seus problemas com a família e com os amigos, sem nem mesmo perguntar. Sr. Terupt sente!

O livro Por Causa do Sr. Terupt aparentemente é bem simples, cada capítulo é narrado em primeira pessoa, por cada um dos alunos da sala e é através deles que ficamos por dentro da rotina, brigas e brincadeiras que acontecem no decorrer do ano.
Vale salientar que a narrativa pode até parecer bem infantil mesmo, mas aborda temas fortes como preconceitos, bullying, responsabilidade, amor, família. O melhor: os temas são trabalhados de maneira bastante acessível, pois se trata de um livro infantojuvenil que agrada até os leitores mais proficientes.
Fui realmente feliz ao ‘descobrir’ esse livro e gostaria de compartilhá-lo com todos, porque a verdade é que um professor faz mágica, sim, e pode mudar a vida de cada um de seus alunos. É exatamente isso o que vemos em Por Causa do Sr. Terupt, ou seja, além de nos encantarmos como uma excelente história, após a leitura, carregamos uma grande lição para a vida.

*Este livro foi cortesia da Editora Pandorga, para saber mais sobre o mesmo, clique AQUI.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!