Livros e... Diferenças entre HQ, GN e Mangá

Saudações Leitores!
Como estou numa vibe de ler Graphic Novels resolvi fazer uma postagem falando sobre as diferenças entre Graphic Novel (GN), História em Quadrinho (HQ) e Mangá. Navegando na Web achei várias definições bem interessantes, mas a que resolvi postar aqui encontrei no blog Rainha dos Livros, pois além de ser resumida a definição achei que elucida bem.

HQ: são revistinhas, que acompanha em um período determinado, algumas saem de dois em dois dias, uma vez por semana, uma vez por mês ou uma em cada dois anos, isso pode variar de acordo com o que a Editora almeja.

Graphic Novel: é uma edição mais especial, muitas vezes tem capa dura e folhas nobres, mas esse não é o principal motivo, e sim porque em um quadrinho só, ele conta apenas uma história e acaba ali, você não precisa acompanhar a série inteira, você não precisa comprar mais nenhuma, é apenas uma história.

Mangá: é a forma como eles chamam no Japão uma História em Quadrinhos (HQ). Mangá, literalmente, significa História em Quadrinhos, ou seja, é uma versão Japonesa de uma HQ. Além dos traços serem totalmente diferentes, a forma de desenhar e o comportamento dos personagens também são.

Até pouco tempo atrás só me sentia atraída por romances em prosa, mas de uns tempos para cá tenho me sentido bastante atraída por Graphic Novels e avaliando o destrinchamento dessa arte gráfica, tenho tudo para amar HQs e Mangás.
O fato é que esse tipo de literatura é bastante interativa e divertida, é uma arte!
Abaixo tem uma foto com algumas das minhas Graphic Novels que estão ocupando um espaço lindo no meu coração e na minha estante.


Espero que tenham gostado do post e que ele tenha ajudado e esclarecido as diferenças. Até a próxima!

6 comentários:

  1. GOT não seria então Quadrinho? Visto que é uma história continua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igor,

      pelas definições que achei na net ele se enquadra em HQ, mas também se enquadra em Graphic Novel (pois ela podem ser adaptações de romances) entende?
      É um pouco confuso, mas na minha concepção é HQ mesmo.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Que legal, não sabia dessa diferença. Nunca li nenhum mangá mas tenho muuuuito interesse em conhecer algum!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi,

      Eu também não sabia a diferença, mas quando comecei a ler eu fui vendo pessoas falarem em HQ e GN então fiquei curiosa, gostei desse esclarecimento também.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  3. Olá Mila, bom dia, tudo bem?

    Gostei demais desse post e eu sabia essas diferenças mas não nesse detalhe, muito legal.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco,

      Obrigada pela visita e comentário. Que bom que o post lhe foi útil.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!