Desafio Dos 31 Dias De Livros: Eu E As Mulheres Da Literatura (Mês das Mulheres) - post atualizado

Saudações Leitores!
Sabemos que dia 08 de Março é o Dia Internacional da Mulher e que não é apenas uma data clichê, mas há todo um significado histórico de luta pela igualdade de gênero e liberdade, desse modo o blog Queria Estar Lendo lançou um desafio bastante interessante para comemorar o Mês das Mulheres e o DLL vai participar e convida a todos que tiverem interesse se juntarem a esta iniciativa tão fabulosa.
O nome do desafio é Desafio Eu e as #MulheresdaLiteratura e para participar basta responder a 31 questões!

Você pode respondê-las todas de uma vez só, uma por dia, em blocos ou em desafios marcando os amigos! Responda no seu blog, no facebook, no instagram, no twitter ou onde quiser! O que vale é usar a hastag #MulheresdaLiteratura, dessa forma todos podem encontrar a sua indicação de leitura feita por uma incrível mulher!

Vale lembrar que o desafio pode ser feito tanto por meninos e meninas, a intenção master é divulgar a literatura feminina, se divertir e propor leituras interessantes.

Desafio Queria Estar Lendo: Eu e as #MulheresdaLiteratura

1 - O primeiro livro escrito por uma mulher que você leu;

O Natal de Poirot, de Agatha Christie
Não consigo lembrar de outro livro, aliás gostei tanto dessa leitura que Viciei nos livros da A.C. 

2 - O seu livro preferido escrito por uma mulher;

Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Pra ser bem sincera eu amo todos os livros da série HP, mas acho que o meu livro preferido de todos é o Cálice de Fogo. Ever.

3 - O seu livro preferido protagonizado por uma mulher;

Outlander: A Viajante do Tempo, de Diana Gabaldon.
Definitivamente um dos meus livros preferidos protagonizados por mulher é Outlander, exatamente por tudo o que Claire representa, já que tem que se adaptar rapidamente e é muito à frente de seu tempo, corajosa e muito determinada.... Fabulosa!

4 - Sua autora preferida;

J.K. Rowling
Porque ela além de escrever bem e ser diva, representa toda uma geração e herança cultural enormes... Sou fã e a admiro muito.

5 - Um livro com uma amizade forte entre mulheres;

Amigas para Sempre, de Kristin Hannah.

Apesar de ser uma amizade conturbada e cheia de altos e baixos, na realidade toda amizade é assim, as duas mulheres tem uma história de amizade de longa data e se amam de uma forma tão singular que a felicidade de uma depende, sim, da outra.

6 - Um livro com uma heroína que salva a si mesma;

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

Acredito que JV tem uma personagem feminina, a Katniss, que deveria virar um exemplo: além de proteger quem ama, mesmo tendo que enfrentar seus medos, ela consegue lutar pelo que acredita e dar esperança aos marginalizados. É uma personagem forte e cheia de atitude. Admirável!

7 - Um livro com uma heroína que não tem medo de armas;

A 5° Ondas, Rick Yancey.
Cassie é só uma adolescente, mas por conta de tudo o que tem passado foi obrigada a amadurecer rapidamente r se adaptar ao novo mundo que vive e para isso precisa usar armas e ter coragem de atirar quando necessário, além do mais a garota não foge de uma luta se for para defender e proteger quem ama.

8 - Um livro de romance escrito por uma mulher;

A Última Carta de Amor, Jojo Moyes
Esse foi o livro que comprei pela capa e me proporcionou a conhecer a escrita da Jojo e me encantar com esse romance encantador e atemporal. Jojo arranca lágrimas em seus livros...



9 - Um livro de romance policial escrito por uma mulher;

Palavras Envenenadas, de Maite Carranza. 

Sabe aquele livro que você lê e nunca mais esquece a história? Foi isso que aconteceu com Palavras Envenenadas. A história é angustiante e sofrida, mas não conseguia parar de ler, eu precisava saber o que tinha acontecido com Bárbara Molina e, passo a passo, ia acompanhando as investigações do policial Salvador Lozano

10 - Um livro de fantasia escrito por uma mulher;

Crepúsculo, de Stephenie Meyer
Foi a primeira saga que li e me apaixonei, nunca vou esquecer a sensação... É amor para sempre.

11 - Um livro sobrenatural/sci-fi escrito por uma mulher;

A Hospedeira, Stephenie Meyer
Esse foi o primeiro livro de ficção científica que li e até então tinha um certo preconceito com esse tipo de literatura, mas A Hospedeira foi um livro que me marcou profundamente... Eu, simplesmente, não conseguia largá-lo

12 - Um livro de terror escrito por uma mulher;

Filme Noturno, de Marisha Pessl.
Um dos livros mais assustadores que já li, juro que vez por outra ainda penso no Córdova e fico toda arrepiada... A escritora é tão foda, tão foda que as vezes fico pensando que não é ficção, mas uma história real... 

13 - Um livro com a mocinha na capa;

A Seleção, de Kiera Cass
É um conto de fadas distópico que traz a America, personagem principal, que me cativou desde a primeira página. 

14 - Um livro com uma heroína que não se conforma em ser o que esperam dela;

Muito mais que uma Princesa, Laura Lee Guhrke. 
Definitivamente a personagem Lucia! Ela nunca será jamais o que esperam dela. Filha bastarda de um príncipe com uma cortesã e passou a vida inteira em escolas e conventos, mas mesmo nesse enclausuramento ela não consegue parar de aprontar todas e causar polêmicas e escândalos. Agora seu pai decide que precisa casá-la, mais eis aí uma tarefa que não vai ser tão fácil como se imagina. Lucia sempre surpreende o leitor porque ela não é a personagem tradicional e está longe de ser o que se espera dela, sobretudo se considerado a tradição da época. Indubitavelmente, Muito Mais que Uma Princesa, foi o melhor romance de época que já li na minha vida!

15 - Um livro escrito por duas (ou mais) mulheres;

Marcada (House of Night), de P.C. Cast e Kristin Cast.
Essa série foi escrita por mãe e filha, então está valendo, né? São duas escritoras... Mas joguem pedra em mim: apesar de ter vários livros da série (faltam apenas os três últimos) ainda nem comecei a ler... Quem sabe esse ano eu leia... Cruzar os dedinhos.

16 - Um livro com a sua heroína preferida;

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom. 

Eu gosto da Becky Bloom porque ela é louuuuca e adora comprar, nunca vi uma personagem tão parecida comigo. Aliás minhas amigas dizem que se eu fosse uma personagem de livro eu seria uma personagem de chick-lit então eu amo a Becky porque ela é tão real e tão sem prevenção de ser perfeita... É absurdamente impulsiva, espontânea, apaixonada e teimosa... E pode não parecer, mas é super inteligente!



17 - Uma autora que te inspira;

Rainbow Rowell
Rainbow Rowell é uma das minhas escritora favoritas também, então acho justo ela estar nesse desafio, até porque ela é extremamente inspiradora: seus livros são lindos, abordam assuntos fofos, delicados, sérios, conflituosos e tudo de uma maneira singular que só Rainbow consegue expressar através das palavras... Seus livros são explosões de arco-íris.

18 - Um livro com uma heroína na qual você se espelha;

Poliana, de Eleanor H. Porter.

Acho que Poliana é uma das personagens que mais me espelho porque além de fofa tem o jogo do contente, que temos que sempre ver o lado bom das coisas. Como não se espelhar numa personagem assim? 

19 - Um livro com uma heroína que as meninas deveriam conhecer desde novas;

Poliana, de Eleanor H. Porter
Sem dúvida A heroína escolhida é Poliana, gente toda menina deveria ler esse livro quando criança, porque ele ensina coisas lindas e fantásticas... Vale tanto a pena.... Eu sei que esse é o mesmo livro de ontem, mas não é trapassa, é amor!

20 - Um livro com uma protagonista que você não esperava ser tão forte quanto foi;

Eleanor, a protagonista do livro Eleanor e Park.
Não esperava que Eleanor fosse tão forte, pelo histórico de bullying que sofria, pela violência na família, pela baixa estima. Mas ela se mostrou bastante fofa e corajosa, tanto que enfrentou seus medos e tomou uma atitude de mudar sua vida. Uma história de superação e amadurecimento. 

21 - Um livro com uma heroína que você começou odiando e terminou amando;

A personagem Jessica Trent de O Príncipe dos Canalhas, de Loretta Chase
Não é que eu tenha odiado a personagem e depois amado, apenas achei que a Jessica Trent era muito metida e ao mesmo tempo tão independente, então fiquei decepcionanda quando ela sucumbiu de paixão pelo lorde Belzebu (Dain) sobretudo porque ela tinha consciência que ele era um canalha mulherengo de uma figa... Daí minha raiva, mas lá pelo meio do livro comecei a entender ela... E ele... Ambos se mereciam e somente juntos poderiam mudar a si mesmos e despertarem o melhor um no outro. Foi interessante. Apreciei bastante a coragem e determinação de Jessica. Portanto, acredito que se encaixe no perfil dessa heroína.

22 - Um livro onde a heroína salva o herói;

Como se Apaixonar, de Cecelia Ahern
Christine literalmente salva Adam... Ela pode ser considerada exemplo de alguém que está constantemente buscando salvar o mocinho... Achei esse livro uma fofura e assim que li a proposta 22 deste desafio pensei nele.

23 - Um livro com uma mulher transsexual;
Eu não lembro de ter lido nenhum livro com uma personagem trans.
24 - Um livro com uma mulher bissexual/homossexual;

O que Há de Estranho em Mim, de Gayle Forman
Uma das amigas de confinamento da personagem principal é bissexual, ela se chama Cassie e é super tarada e engraçada... Vez por outra fala loucuras. Tem uma personalidade, inteligência e coragem de se assumir muito marcantes.



25 - Um livro com uma personagem feminina que seja uma figura de poder;

A Rainha Normanda, de Patricia Bracewell.
O livro traz Emma, da Normandia, uma adolescente de 15 anos que se casa e tem que segurar-se ao poder e ir de encontro com as decisões políticas de dois países, além do mais casa-se sem amor e vive como uma sombra, mas cumpre seus deveres. Acho-a incrível e forte...

26 - Um livro com uma mulher que escolheu a família;

Coração de Mãe, Jodi Picoult
Um dos livros mais sensíveis que li. Paige tem uma história de família complicada, então quando conhece Nicholas e inesperadamente engravida vê-se despreparada para o desafio, então ela toma várias decisões até se encontrar como mãe e entregar-se a sua família com todas as suas forças. É lindo e intenso, capaz de nos fazer derramar lágrimas 

27 - Um livro com a melhor vilã;

A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard
Gostaria de citar a Umbridge (Harry Potter), mas descobri uma outra vilã de arrepiar que vale a pena apresentar: a rainha Elara, que tendo o poder de entrar na mente das pessoas e manipulá-las torna-se assustadora e tirana.

28 - Um livro com uma protagonista negra;

Só consegui lembrar desses dois clássicos que li há muiiiiiito tempo: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; e A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.

29 - Um livro com uma protagonista que superou abusos físicos e/ou emocionais;

Quarto (Emma Donoghue) e Identidade Roubada (Chevy Stevens)

30 - Um livro com uma protagonista que não queria salvar o mundo;

Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago.
A mulher do médico nunca quis salvar o mundo ou ter pessoas para cuidar, ela jogou-se no desconhecido por amor, para estar com seu marido e no final teve que ajudar várias pessoas a sobreviverem. Era os olhos daqueles que não podiam ver. O meu livro favorito de todos os tempos, já li mais de 20 vezes

31 - Um livro com uma personagem feminina (ou a autora) que represente o que é ser mulher para você.

Mulheres, de Carol Rossetti
Tanto a autora como as personagens desse livro representam o que é ser mulher. Existem muitos tipos de mulheres e independente de cor, raça e credo todas merecem respeito e oportunidades iguais (ou no mínimo semelhantes) e a Carol Rossetti mostra que as mulheres devem além de ter amor-próprio, direito, dignidade e Respeito, devem se defenderem e lutarem por aquilo que acreditam ou desejam independente do que outras pessoas (preconceituosas, puritanas, ou falsas idealistas) pensem ou digam. Mulheres graciosas, decididas alcançam a honra!!!!! 




Minha ideia é postar, a cada dia do mês, uma das minhas respostas a estas perguntas no meu perfil do Instagram (@camilamarcia_) e, no final do mês, pretendo atualizar esse post com todas as minhas respostas... portanto, não deixem de me seguir no Insta e/ou conferirem a hastag #MulheresdaLiteratura


4 comentários:

  1. Oi Mila!
    Ahhhhh que incrível ver o teu blog apoiando o projeto! O Mês das Mulheres vai ser um arraso <3 KJASFUASBABGBAOUBAOU
    Muito obrigada por participar! <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,

      eu amei a iniciativa, de verdade, eu necessito participar.
      Vou postar diariamente no Instagram e até o final do mês atualizo esse post no blog para divulgar as minhas respostas.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Tão lindo ver blogs bacanas aderindo ao desafio! É isso mesmo, vamos divulgar as #MulheresdaLiteratura! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. palmas, palmas, palmas!!!!

      Simboraaaaa #MulheresdaLiteratura ♥

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!