Resenha: "Muito Além do Tempo (Timeless, Livro 1)" de Alexandra Monir


Muito Além do Tempo (Timeless, Livro 1), Alexandra Monir, São Paulo: Jangada, 2015, 272 pág.
Traduzido por Martha Argel, Humberto Moura Neto

Saudações Leitores!
Timeless (2011) cujo título brasileiro é Muito Além do Tempo é o primeiro livro da série Timeless escrita pela norte americana Alexandra Monir, aliás este é seu livro de estréia. Além de escritora, Monir, é cantora e compositora. (Para saberem mais sobre o livro, clique AQUI)

Sabe aquele livro que cai como uma luva por ser uma leitura gostosinha? Então, Muito Além do Tempo foi exatamente deste tipo para mim. Aqui acompanhamos Michele Windsor, que mora com sua mãe, Marion, em Los Angeles. Michele tem sua mãe como sua melhor amiga, a relação das duas é super linda e as duas confidenciam os sonhos recorrentes que Michele tem desde muito jovem com um rapaz.



Tudo vai relativamente bem, até que uma tragédia a deixa órfã e ela tem que ir morar com os avós maternos, pessoas com quem nunca teve relação alguma, pois sua mãe tinha cortado qualquer relação com os pais por não aceitarem seu casamento com Henry (pai de Michele), Então Michele tem que largar toda a sua vida e ir morar em Nova York, com os parentes imensamente ricos.


É um verdadeiro baque para Michele que não consegue se recuperar da perda da mãe, até que encontra uma chave misteriosa nos pertences que "herdou" da mãe e essa chave juntamente com um diário de 1910 encontrado na mansão Windsor a leva para o passado numa viagem do tempo!

"Era uma chave dourada, em formato de Cruz, embora com haste circular, na qual encontrava-se gravada a imagem de um relógio de sol. A chave parecia gasta e, de certa maneira, repleta de sabedoria, como se não fosse inanimada, e sim um ser vivo com mais de um século de histórias para contar."(p.7)

É nessas viagens temporais entre 2010 (tempo atual de Michele) e o passado 1910 que Michele conhece Philip James Walker por quem se apaixona loucamente e tem o amor correspondido, mas como manter uma relação deste modo? Quando Michele "viaja" para o passado ninguém mais consegue vê-la e ouvi-la a não ser uma ou duas pessoas (incluindo Philip) - confesso que essa parte ficou meio "what?" "why?" e até o final do livro não teve explicação.

Na realidade, todo o lance da viagem do tempo foi apenas jogado, não teve um aprofundamento e nem explicações, apesar de bizarro, foi levado naturalmente, confesso que isso me incomodou um pouco. Mas percebi que o foco do livro não foi a viagem no tempo (que pena) e sim o romance impossível entre Philip e Michele (que por sinal é um casal muito fofo!).

Há um monte de outras questões sem explicações - como essa chave que a transporta -, mas como eu tentei não ser muito crítica a respeito (por ser livro de estreia e o primeiro de uma série), fico na torcida que a falta de informações seja um "gancho" para dar assunto aos próximos volumes, isto é, algo a ser explicado na medida em que a história vai se desenrolando nos volumes seguintes.


Muito Além do Tempo é um livro que traz um romance fofo, adolescente - nota-se desde o principio do livro que é um livro teen - e também tem outro detalhe que me agrada muito: música, o livro fala de vários ritmos que foram "descobertos", cantores e compositores famosos, isso se dá, claro, pelo fato de Alexandra Monir ser cantora e compositora, ou seja, muito ligada a música e o resultado é que ela criou uma trilha sonora linda  com letras inspiradoras e músicas com tom de jazz e ragtime, as composições "I Remember", "Bring The Colors Back" e "Chasing Time" estão disponíveis na internet e podem ser ouvidas, não é o máximo?

2 comentários:

  1. Oi Mila, tudo bem?

    Tb gosto quando os livros abordam música <3 Lendo o título do livro eu não imaginava algo teen, mas gostei bastante da premissa. Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiii, tudo lindo por aqui!

      Pois é, também não imaginei que fosse tão teen, mas é. Contudo, o fato não diminui o conteúdo, foi bem trabalhado e o foco é o casal principal, então acho que cumpriu o que prometeu. Eu amei.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!