SOCIAL MEDIA

Resenha: Outros Jeitos de Usar a Boca - Rupi Kaur

segunda-feira, 13 de março de 2017

Outros Jeitos de Usar a Boca, Rupi Kaur, São Paulo: Planeta, 2017, 208 pág.
Tradução: Ana Guadalupe
Comprar: Amazon, Saraiva

Saudações Leitores!
Assim que vi que a Planeta ia publicar Milk and Honey (2015) que no Brasil recebeu o título de Outros Jeitos de Usar a Boca, surtei demais, pois já tinha visto muitos blogueiros, youtubers e instagramers lá fora comentando sobre o livro e eu o desejei muito por ele trazer temáticas importantes no universo feminino como: amor, feminilidade, perda, abuso e violência contra a mulher. Outros Jeitos de Usar a Boca foi escrito por Rupi Kaur que ganhou bastante destaque ao publicar seu trabalho no instagram e este mesmo trabalho resultou nesse livro INCRÍVEL. Kaur nasceu em Punjab, na Índia e emigrou com seus pais para Toronto, no Canadá ainda criança (com 4 anos).

O trabalho Outros Jeitos de Usar a Boca ele mostra através de palavras uma parte do empoderamento feminino divido em quatro partes que dão ênfase a etapas e processos pelos quais a mulher tende a passar na vida: "A dor", "O Amor", "A Ruptura" e "A Cura". Em cada um dos poemas Rupi Kaur mostra a forma como a mulher é olhada e abusada pela sociedade e culturas, mas também como a própria mulher se olha ou deveria se olhar. Os poemas e pequenos textos poéticos mostram que as mulheres devem se ver como autoras e personagens principais de suas vidas.
O Fato é que ao ler Outros Jeitos de Usar a Boca me fez sentir uma mulher poderosa que, mesmo carregando cicatrizes, não tenho vergonha de mostrá-las e de seguir em frente. Rupi Kaur, mostra que nós, mulheres, devemos aprender a amar nosso próprio sexo, nosso próprio corpo e assim poderemos amar outra pessoa. O Amor próprio nos deixa com a alto-estima elevada e faz um bem danado.
Aqui também temos poemas que denunciam abusos, violências e preconceitos contra as mulheres e mostra que às vezes a cultura pode ser uma jaula invisível ou grilhões quase impossíveis de quebrar, mas que com a luta diária podemos, sim, conseguir nos soltar de tanta prisão, julgamento, preconceito, abuso e violência.
Outra coisa que me chamou muito a atenção em Outros Jeitos de Usar a Boca é a voz feminina, o empoderamento que esse livro promove e a forma de amar e se entregar de uma mulher que deve reconhecer quando lutar e quando seguir adiante, a mulher que não deve ter medo dos tabus como fazer sexo, sentir um orgasmo, seus pelos, sua menstruação. 
Não poderia haver um lançamento mais propício para o Mês das Mulheres como este livro, Outros Jeitos de Usar a Boca, foi um verdadeiro presente poder ler e acompanhar estas páginas. Este é o tipo de livro que faz bem ganhar e dar de presente porque soa como um elogio a todo poder feminino que cada mulher tem. É claro que se tornou um dos meus favoritos e que sempre vou reler. Mais do que indicado, não perca tempo, corra para adquirir um exemplar!

4 comentários :

  1. Comprei esse livro e estou louca para que chegue logo. Vi algumas poesias e fiquei enlouquecida!

    http://www.umavidaemandamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunaaaaaa

      assim que esse livro chegou eu devorei em alguns minutos porque não conseguia soltá-lo nem por um decreto!

      Muiiiiiito bom, tenho certeza absoluta que você fará uma excelente leitura.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir
  2. Eu nunca vou conseguir expressar o quanto eu amei esse livro e o quanto ele mexeu comigo, me senti representada em váaaaaarios dos poemas. Fiz um post no blog com meus trechos preferidos <3
    http://camarguices.blogspot.com.br/2018/02/trechos-de-outros-jeitos-de-usar-boca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que feliz!
      Acho que todas as mulheres tem a possibilidade de se identificarem, Kaur, fez uma poesia bastante tocante para as mulheres. Uma mulher falando sobre temas de mulheres é algo novo e incrivel para ser discutidos, sobretudo quando sabemos que ainda hj, muitas das mulheres ainda são espelhada através dos olhos dos homens... resquícios dessa educação mundial falocêntrica. Triste, mas real.

      xoxo
      Mila F.

      Excluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram