Como assim existem tipos/estilos de mangás?

Saudações Leitores!
Hoje a postagem vai ser especial para quem curte mangás ou que tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre este tipo de literatura.

É fato que os Mangás são muito populares no Japão, aliás, eles são consumidos e lançados a centenas naquele país, detalhe: existem mangás destinados a todos os públicos, idades e sexos (desde crianças a adultos) e dos mais variados tipos e gostos. Agora, vou mostrar um pouco para vocês entenderem melhor as distinções:

Quanto ao estilo:
Kodomo: este é o mangá destinado ao público infantil, isto é, as crianças. Os quadrinhos infantis têm como principal característica historias engraçadinhas e animadas, além de envolverem bichos, amigos, fantasmas e elementos bem fantasiosos, o objetivo com esse tipo de mangá é além de divertir, também passar lições e ensinamentos para as crianças. Vale ressaltar que as artes das ilustrações não são tão rebuscadas e perfeccionistas. Ex.: Pokemon.
Shoujo (Shojô): este mangá é destinado principalmente ao público feminino adolescente/jovem. Aqui normalmente a arte é mais delicada, leve e com uma diagramação limpa e clara. Costuma-se ter como personagem principal alguém do sexo feminino, na maioria das vezes uma colegial e a trama é mais delicada, romântica e/ou com elementos mágicos - o famoso água-com-açúcar. Ex.: Sailor Moon, Sakura Card Captor.
Shounen (Shonen): neste caso, trata-se de um mangá destinado principalmente ao público masculino adolescente/jovem. A arte é bem mais detalhada e com traços fortes e podem ter um enredo com aventura, ação e comédia romântica, além disso os enredos costumam se basear em um grupo, na força da amizade, em competições, etc. No entanto, há alguns shounens que fogem à regra e podem apresentar apenas romance ou comédia pura, contudo os mais conhecidos são os que possuem alguma batalha no final. Ex.: Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Naruto.
Seinen: este mangá é destinado ao público masculino jovem e adultos, normalmente maiores de idade. Neste tipo iremos encontrar estórias em que os conflitos dos personagens ficam mais pesados e os enredos menos fantasiosos, caso haja fantasia, elas serão vem mais macabras e bastante violentas, para completar, muitas das tramas seinen apresentam um conteúdo mais sexual. Ex.: Tokyo Ghoul, All You Need is Kill.
Josei: essa é a versão feminina do tipo seinen, pois trata-se de mangás destinados a mulheres adultas e jovens, digamos que podemos considerar uma versão madura do shoujo. Os mangás Josei perde aquela característica sonhadora dos shoujo e traz enredos mais realistas e pesados, a magia do primeiro amor já não é presente aqui. Até mesmo as personagens aqui já são mulheres maduras em detrimento das adolescentes colegiais presentes nos mangás shoujos. Ex.: Hotaru no Hikari

Quanto ao Gênero
Essa classificação se torna difícil, pois muitas vezes dentro do mesmo mangá encontramos uma mistura deles.

Nekketsu: Aqui os mangás apresentam muita ação e os personagens cultivam e valorizam muita a amizade. Ex.: Dragon Ball, Naruto, Bleach.
Gekigá: Aqui o mangá é destinado ao público mais adulto e com temas mais densos e dramáticos. Ex.: Lobo Solitário.
Harém: Aqui a principal característica é termos um rapaz cercado de garotas. Ex.: Love Hina.
Gender Bender: Aqui encontramos histórias que contam com um personagem o qual se veste ou se transforma fisicamente e passa a aparentar ser do sexo oposto. Ex.: High School Host Club.
Shounen Ai / Shoujo Ai: Aqui temos dois exemplos de estórias românticas, mas o diferencial é que os personagens se apaixonam pelo mesmo sexo. Shounen Ai os personagens mas culinos formam par romântico e Shoujo Ai é o caso de duas mulheres fazerem par romântico. Ou seja, são Mangás homossexuais.
Yaoi / Yuri: Aqui também são romances homossexuais (Gays: Yaoi e Lésbicas: Yuri), só que a diferença entre a definição do item a cima (Shounen Ai e Shoujo Ai) é que aqui o romance é mais erótico. Ex.: Yaoi - Sekai-ichi Hatsukoi; Yuri - Kannazuki no Miko.

Hentai: Aqui os mangás são voltados para o público adulto e é conhecido por serem mangás pornográficos (seijin mangá ou ero-mangá), detalhe: a maioria é heterossexual.

Por hora é isso, folks, espero que tenham apreciado a postagem e, principalmente, tenha servido para tirar dúvidas, ok? 

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!