Resenha: "Todo Amor" Vinicius de Moraes

Todo Amor, Vinícius de Moraes, São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 278 pág.
Organização e Apresentação: Eucanaã Ferraz
COMPRAR: Amazon

Saudações Leitores!
Todo Amor é uma coleção de poesia, cronicas, cartas e letras de músicas de Vinicius de Moraes organizadas por Eucanaã Ferraz. Sempre tive um grande carinho  pelas composições de Vinicius, principalmente após ler Vinicius de Moraes: O Poeta da Paixão, de José Castello (Companhia das Letras), leitura que fiz há tanto tempo, ainda quando estava no ensino médio, e me fez entender que o poeta, simplesmente, viveu tudo.o que escreveu e passou toda a vida se apaixonando, mesmo diante dos vícios e problemas o AMOR sempre teve espaço primordial em sua vida.
Todo Amor é essa coleção organizada de forma tão singular, pois não contemplou apenas suas composições poéticas, mas também letras de musicas e prosas, além disso também temos uma cronologia da vida do próprio Vinícius ao final do livro que é uma riqueza para quem é fã do autor.
Sem dúvida o AMOR por ser algo já tão banalizado, tão na boca do povo, tão fragilizado ainda encontra uma força enorme nas obras de Vinicius, ele reinventou o amor de uma forma que o tornou "Mas que seja infinito enquanto dure" algo que se assemelha a um amor real, perene, mas que também passível de mudanças.
Quando finalizei Todo Amor fiquei ansiando do por mais, pois Vinicius de Moraes é incrível não só nas poesias e canções, mas também nas crônicas, tinha um senso de humor singular e realmente divertido.
Outro ponto que merece destaque é que esse livro é sonoro, eu mesma quando via a letra de alguma música corria para pesquisar no YouTube as canções para ouvir e acompanhar a letra/poesia, foi uma experiência extracorpórea de tão intensa, portanto, sigam essa recomendação: escutem as músicas de Vinicius durante a leitura, a experiência de leitura atingirá um outro nível/patamar.
Antes de finalizar, merece destaque - um grande e imenso destaque - o trabalho gráfico da Companhia das Letras nessa edição que foi mais do que caprichada, como se não bastasse ser um livro capa dura, que em si já é primoroso, ele veio cheio de detalhes como nome colorido, algumas páginas coloridas, ilustrações e fotos e detalhes gráficos como fontes de referência, bibliográficas, etc. Por fim, tem a cronologia enriquecida com fotos do escritor, das capas originais de suas obras, e fotos pessoais.
Todo Amor é o tipo de livro que a gente acha bonito ficar olhando e abri-lo só pra olhar a beleza que é o volume, para completar a contemplação a seleção de textos está agradável para o leitor se apaixonar pelo escritor. Acho uma edição digna para os fãs e para algum leitor que queira se aventurar em seu primeiro contato com as obras de Vinicius de Moraes.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!