Resenha: "Casa das Estrelas" de Javier Naranjo

Casa das Estrelas: O Universo pelo Olhar das Crianças, Javier Naranjo (Organizador), São Paulo: Planeta do Brasil, 2018, 144 pág.
Tradução: Carla Branco
Ilustração: Lara Sabatier
COMPRAR: Amazon

Saudações Leitores!
Casa das Estrelas: O Universo pelo Olhar das Crianças é um livro organizado pelo poeta colombiano Javier Naranjo que coletou alguns significados de palavras de seus alunos e o resultado foi incrível e poético. Esta é uma nova edição desse livro, com capa dura, ilustrações. De fato, uma nova roupagem incrível!
O resultado de Casa das Estrelas é um livro que podemos considerar um dicionário incrível com os melhores significados, cheios de poesia e inocência que são peculiar à infância. E posso dizer que fiquei surpresa com a delicadeza, com o trabalho singelo das crianças em tentar explicar o significado das palavras propostas. Alguns significados se tornaram engraçados, outros profundos e outros poéticos. 
Não creio que fazer uma resenha sobre esse livro seja tão motivador, coerente e importante quanto mostrá-los algumas das páginas desta obra, pois se isto não motivá-los a ler não sei mais o que poderá incentivá-los.
O que mais me encantou e me chamou atenção é que através da leitura dos significados conseguimos depreender um pouco do que a criança vive em casa, do que ela escutou dos outros, do que ela deduziu com a perspicácia de seus anos e sua mente fervilhando de imaginação. É um livro tão profundo e especial.
Incrível como palavras dos cotidiano são tão automáticas em seus significados para os adultos, mas proporcionam uma reflexão enorme quando as crianças tentam explicar o que significam. Só posso concluir que Casa das Estrelas vai muito além de ser um livro fofo e apaixonante, mostra-nos a perspicácia de uma criança que foge das respostas automáticas e nos ensinam aquilo que já esquecemos.

0 comentários:

Deixe seu comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!