Resenha: "365 Dias Extraordinários" de R.J. Palacio

quinta-feira, dezembro 20, 2018

365 Dias Extraordinários: o livro de preceitos do Sr. Browne, R. J. Palacio, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, 432 pág.
Tradução: Rachel Agavino
COMPRAR: Amazon  |  Saraiva  | Outras Lojas

Saudações Leitores!
Finalmente li 365 Dias Extraordinários: o livro de preceitos do Sr. Browne (365 days of wonder: Mr. Browne's book of precepts, 2014) que é mais um livro extra do famoso livro Extraordinário escrito por R.J. Palacio, aliás aqui no blog também temos resenha de Somos Todos Extraordinários.

Não sei o motivo de ter demorado tanto para ler este livro já que tenho o volume há bastante tempo, foi só descaso mesmo e estou bastante arrependida, pois eu realmente estava com saudade de August, (nosso querido Auggie).

Para quem leu Extraordinário (e acho que todo mundo já deve ter lido, caso não: leia!) sabe que na escola em que Auggie estudava tinha o professor Browne e ele estimulava seus alunos a escreverem, escolherem e refletirem sobre preceitos, portanto, nesse volume R.J. Palacio nos presenteou com o livro de preceitos do Sr. Browne "escrito" e colecionado pelo próprio professor no decorrer de seus anos de magistério.

A fim de entendermos melhor a ideia primordial desse livro, é muito importante que saibamos o que é preceito e os motivos que levaram o Sr. Browne a incentivar seus alunos com preceitos, e logo nas primeiras páginas o professor explica o que é e como decidiu implementar esses conceitos em suas aulas e os motivos.
Preceito (subs. masc): regra; aquilo que se aconselha fazer ou praticar; ensinamento; o que se ensina; prescrição ou ordem... (dicionário online)
É incontestável a profundidade do livro que trás preceitos sobre vários assuntos com o intuito de nos fazer pessoas melhores, R.J. Palacio também expõe preceitos de escritores clássicos, contemporâneos, autores desconhecidos e preceitos próprios. Todos tornam a experiência de leitura ainda mais incrível.

Um ponto que achei bastante interessante é que o livro é dividido em meses do ano e segue um calendários com 365 preceitos, cuja proposta seria fazer com que o leitor lesse um preceito por dia, o que parece ser um desafio sensacional, sobretudo, caso queiramos colocar os preceitos em prática efetivamente.
365 Dias Extraordinários é extremamente gratificante e mágico, sobretudo para quem sente saudade dos personagens de Extraordinário e da própria história, pois R.J. Palacio nos brinda com detalhes da estória original, com troca de e-mails e postais dos alunos com o professor contando segredos e também acompanhamos como está sendo as férias dos personagens e os desafios que poderão surgir no futuro para todos eles.

Amei demais o volume, a edição também está belíssima, e parece-me uma opção incrível para dar de presente. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!