Resenha: Agir e Pensar Como um Gato - Stéphane Garnier

quinta-feira, novembro 21, 2019

Agir e Pensar Como um Gato, Stéphane Garnier, Rio de Janeiro: Valentina, 2019, 208 págs.
Tradução: Maria Alice A. de Sampaio Dória
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
Agir e Pensar Como um Gato (Agir et penser comme un chat, 2017) escrito pelo francês Stéphane Garnier, que, inspirado por seu coach particular: seu gato Ziggy, escreveu este livro de autoconhecimento e inspiração para melhor vivermos.

Minha experiência de leitura com Agir e Pensar Como um Gato não poderia ter sido melhor, pois sempre considerei que os animais tem muito para nos ensinar sobre comportamento, perdão, sinceridade e amor, entretanto, por sempre ter cachorros em casa, observei mais o comportamento deles do que o de gatos.

"O gato ocupa o espaço que lhe é devido, sem com isso pisar no próximo, mas não tolera que invadam esse lugar. Ele se impõe serenamente, não age como um tirano, mas também não aceita o papel de figurante!"

Porém, agora adotei alguns gatos que estavam abandonados na rua e vejo que tem comportamentos absurdamente diferentes e, foram eles, que me fizeram desejar esse livro.

"Precisamos parar de nos submetermos o tempo todo as necessidades dos outros, de nos sentirmos obrigados a seguir ordens que nada têm a ver conosco, ao ponto de só vivermos submissos dizendo sempre "sim" - feito vaca de presépio - quando gostaríamos de dizer "não".precisamos aprender a dizer não a pequenas tarefas que tenham se tornado um hábito do qual depois não conseguiremos nos livrar, como uma sobrecarga de trabalho além da nossa obrigação.. Porque, de tanto dizer "sim" para tudo e todos, o que sobra de tempo para você fazer as suas coisas e satisfazer os seus prazeres?"

Stéphane Garnier faz um paralelo entre o comportamento dos gatos com os das pessoas e, como podemos viver melhor e mais felizes se adotarmos alguns desses comportamentos, que são muito saudáveis em comparação com o que costumamos fazer na prática.
Então, em Agir e Pensar Como um Gato vamos observar como podemos adaptar para nossa vida alguns dos comportamentos dos gatos, pois assim se tornará mais fácil de nos realizarmos, confiarmos mais, praticar o amor próprio, abrirmos o coração para o amor e para as oportunidade e, sobretudo, aprenderemos a como relaxarmos mais diante das tensões da vida.

"É preciso restabelecer a balança entre as ordens e os pequenos favores.nenhum de nós tem que estar permanentemente à disposição dos outros."

De fato, percebi que os gatos como animais domésticos buscam ter sua independência e sempre tem como principal meta seu próprio bem-estar, afinal um pouco de egoísmo faz um bem danado para a vida, para o psicológico das pessoas.
Agir e Pensar Como um Gato foi uma leitura tão surpreendente, fez com que eu passasse a refletir mais sobre minhas ações e minha busca pela felicidade e bem-estar, buscar relacionamentos mais saudáveis, para termos um equilíbrio em todos os sentidos de nossa vida.

Sei que tem muitos leitores que não gostam e até fazem cara feia para livros de autoajuda, autoconhecimento, confesso que não costumo ler muitos desses livros, entretanto, sempre que leio me sinto tão renovada e reflito mais sobre o poder das ações, palavras e até pensamentos, ou seja, gosto bastante.

"Muitas vezes, por falta de autoconfiança ou mesmo por timidez, temos dificuldade de nos afirmarmos diante dos "outros". Nós nos anulamos, nos calamos, não ousamos desafiar os "outros" por parecerem intelectualmente superiores ou, no mínimo, bastante seguros de si, e isto basta para nos subjugarem com a sua presença, com o seu saber... e até com as bobagens que nos obrigam a escutar!"

O que posso dizer mais? Creio que se você estiver em busca de um livro que tenha algo a acrescentar a sua forma de viver e vá te ensinar mais sobre você mesmo, Agir e Pensar Como um Gato é a leitura ideal, e mesmo que você não acredite que esse livro possa ser assim tão transformador, só digo uma coisa: livros surpreendem!
"Para manter a calma e a paz interior, faça como o gato: identifique a origem do seu estresse, resolva o problema de uma vez por todas. Vá incansavelmente até o fim e se livre dele! Não fique remoendo. A calma vai voltar, e com ela o seu bem-estar."

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. own gente, mas que fofura de livro! eu sou super gateira e com certeza já quero esse livro por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!