Resenha: Um Casamento Americano - Tayari Jones

segunda-feira, janeiro 20, 2020

Um Casamento Americano - Tayari Jones
Um Casamento Americano, Tayari Jones, São Paulo: Arqueiro, 2019, 288 págs.
Tradução: Alves Calado
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
Um Casamento Americano (An American Marriage, 2018), é o quarto livro escrito pela pela norte-americana Tayari Jones, mas é o único que foi traduzido para o Brasil, seus livros anteriores são: Leaving Atlanta, The Untelling e Silver Sparrow.

Na época de seu lançamento no Brasil (ano passado, 2019), Um Casamento Americano dividiu opiniões. Tinha leitores que amaram e tinham aqueles que não. Confesso que, após a leitura, localizo-me em cima do muro: foi um livro muito bom, mas não foi tudo o que imaginei que seria.


Sei que há pessoas que diriam que nosso casamento estava em crise. As pessoas dizem um monte de coisa quando não sabem o que acontece entre quatro paredes. Mas como testemunha, e inclusive como membro, do nosso relacionamento, estou convencido que era o contrário. Não era pouca coisa o fato de eu deixá-la furiosa com apenas um pedaço de papel e ela me deixar furioso com uma camisinha.
Um Casamento Americano - Tayari Jones
O volume realmente mexe com nossos sentimentos e traz à tona uma série de reflexões tanto sobre relacionamentos, como também sobre o sistemas jurídico, bem como se torna um retrato fiel do racismo nos EUA - e em todo o mundo.

Celestial e Roy é o casal protagonista de Um Casamento Americano e estavam casados há pouco mais de um ano, quando, infortunadamente, Roy acaba sendo acusado injustamente de ter estuprado uma mulher.


Pensar em tudo isso agora é como assistir a um filme de terror e imaginar por que os personagens estão tão decididos a ignorar os sinais de perigo. Quando uma voz espectral diz: VÁ EMBORA, você deve obedecer. Mas na vida real a gente não sabe que está num filme assustador.
Um Casamento Americano - Tayari Jones
Toda a situação pega o casal desprevenido, sobretudo quando o resultado do julgamento sai e Roy é condenado a 12 anos de prisão. Justo ele que estava em ascensão na carreira, feliz com seu casamento e almejava construir uma família, então, vê seus sonhos podados.


Mas foi isso que a perda me ensinou sobre o amor. Nossa casa não está simplesmente vazia, nossa casa foi esvaziada. O amor criar um lugar na vida da gente, cria um lugar até na cama da gente. Invisivelmente cria um lugar no corpo da gente, redirecionando os vasos sanguíneos, pulsando junto com o nosso coração. Quando ele se vai, nada mais continua inteiro.

Porém, após 5 anos encarcerado, finalmente, o advogado de Roy consegue a anulação do julgamento, conferindo a liberdade a Roy. Entretanto, foram 5 anos longe da vida na sociedade, longe anos longe de sua esposa e tudo "do lado de fora" mudou, mesmo que o tempo para Roy tenha "pausado".
Um Casamento Americano - Tayari Jones
Um Casamento Americano realmente me comoveu bastante, com todas as reflexões sociais e em relação ao relacionamento do próprio casal que teve suas vidas arrancadas, pois passaram mais tempo separados do que juntos e, então, o que restou para ambos foi lidar com alternativas que também foram tão inesperadas quanto o trágico acontecimento.

O jovem casal foi exposto a uma situação que estava completamente fora de seu alcance e sofrerem as consequências de um julgamento injusto, foram vítimas tanto do racismo, quanto do preconceito e nós, leitores, vamos acompanhando os contornos e as consequências do acontecimento.


Antes eu tinha um bom emprego e minhas abotoaduras de ouro. O que tenho hoje? Só meu caráter. Sei que ela não pode usar meu caráter na mão esquerda e sei que isso não paga contas nem gera descendentes. Mas é o que eu tenho, e acho que deveria significar alguma coisa.
Um Casamento Americano - Tayari Jones
Todo o enredo de Um Casamento Americano tem uma atmosfera poética, sentimental, dolorosa e emotiva que Tayari Jones vai desenvolvendo com maestria, no entanto, devo admitir que em alguns momentos a narrativa se tornava cansativa e até parecia que não estava indo para lugar nenhum.

Às vezes fico me perguntando se ela me reconheceria agora. Será que alguém que me conhecia na época me reconheceria hoje? Sendo inocente ou não, a prisão muda a pessoa, transforma a gente em culpado.

No geral, Um Casamento Americano, é um livro extremamente incrível e nos fará refletir muito e até ficarmos divididos com toda a situação que ocorre, pois é praticamente impossível não se colocar na pele dos personagens. É tão real e tão triste que meus olhos até marejam ao escrever esta resenha e lembrar dessa experiência literária.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
Um Casamento Americano - Tayari Jones

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!