Resenha: O Conto da Aia - Graphic Novel - Margaret Atwood

quinta-feira, janeiro 23, 2020

O Conto da Aia - Margaret Atwood
O Conto da Aia : Graphic Novel, Margaret Atwood, Rio de Janeiro: Rocco, 2019, 240 págs.
Arte e Adaptação: Renée Nault
Tradução: Ana Deiró
COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Saudações Leitores!
O Conto da Aia: Graphic Novel (The Handmaid's Tale: The Graphic Novel) escrito pela canadense Magaret Atwood e adaptado para Graphic Novel por Renée Nault foi minha primeira leitura de 2020  e preciso dizer: que leitura sensacional!

Decidi ler O Conto da Aia: Graphic Novel para refrescar minha memória, pois pretendo ler Os Testamentos em breve, entretanto, é claro que ainda lembrava bem do enredo do romance O Conto da Aia, afinal, como esquecer uma leitura que deixou uma marca tão profunda em mim?

O Conto da Aia - Margaret Atwood
O Conto da Aia - Margaret Atwood
No entanto, por essa versão ser uma adaptação em formato de Graphic Novel, vamos ter alguns cortes de partes em relação ao romance original, porém, mesmo com essas omissões, o livro foi fenomenalmente adaptado, não deixando em nada a desejar - em minha opinião.

Aliás, atrevo-me a dizer que O Conto da Aia: Graphic Novel chega a ser tão ou até mais visceral que o romance, pois aqui iremos "ver" as cenas e perceber a crueldade da sociedade totalitária de Gilead, bem como as expressões e sofrimentos da aia Offred (June) que iremos acompanhar.
O Conto da Aia - Margaret Atwood
O Conto da Aia - Margaret Atwood
Não sei se porque já conhecia o romance, consegui compreender bem a história e não senti que as partes omitidas fizerem tanta falta (por eu já conhecê-las), mas o fato é que a própria arte e as cores utilizadas na composição da Graphic Novel conseguiram passar toda a atmosfera claustrofóbica e angustiante da narrativa.

Um ponto que, creio ser digno de nota foi que, para mim, na Graphic Novel ficou bem mais evidente a transformação que Offred (June) sofreu com o decorrer do tempo, pois é perceptível que ela no princípio quer seguir as "regras" impostas pela lavagem cerebral que as aias passavam no Centro Vermelho, porém, depois ela vai percebendo que a teoria e a prática não são as mesmas coisas e "a vida real" é muito mais aterrorizadora.
O Conto da Aia - Margaret Atwood
No entanto, essa minha impressão pode ter ficado mais evidente porque li o romance, então pode ser  que ao ler O Conto da Aia: Graphic Novel alguns detalhes que não percebi durante a leitura da obra podem ter ficado bem mais evidentes e expostos aos meus olhos.

Em suma, O Conto da Aia: Graphic Novel, passa uma visão pesada, carregada e pessimista que toca profundamente o leitor, fazendo-nos refletir os contornos trágicos de viver em um regime totalitário. Obviamente, ao final desta leitura só pude favoritá-la

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas
O Conto da Aia - Margaret Atwood

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!