Morte Sobre o Nilo (Filme de 1978)

terça-feira, outubro 13, 2020

Saudações Leitores!
Estou bem empolgada para falar do filme Morte Sobre o Nilo (1978), adaptação do livro de Agatha Christie: Morte no Nilo, que é um dos meus favoritos da autora, inclusive eu tenho esse filme em DVD (que ganhei de um ex-namorado que sabia da minha admiração por A.C.), então na época que ganhei o DVD o assisti, inclusive, nem tinha blog e tampouco tinha lido o livro ainda (na época não ligava de assistir filme e depois ler o livro ou vice-versa), mas como este ano finalmente li o volume, resolvi assistir ao filme novamente e comentar aqui com vocês.

Morte Sobre o Nilo
Título Original: Death on the Nile
Gênero: Policial. Mistério. Suspense
Duração: 140 min.
Ano: 1978
País de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Minha Avaliação:
Sinopse: Em um cruzeiro pelo Nilo, uma rica herdeira é morta. Coincidentemente, quase todos os passageiros têm motivos diversos para matá-la. Enquanto no próprio navio as investigações têm início, novas mortes acontecem com o intuito de encobrir a verdade.

UM CLÁSSICO LITERÁRIO QUE VIRA UM FILME CLÁSSICO!

Com um elenco de peso, contando com Bette Davis e Peter Ustinov (como Poirot), não me admira que esse filme tenha sido uma grande produção da época e é fantástico observar tanto a forma como foi adaptado, as atuações e as especificidades do cinema de 1978.

A fotografia, o figurino, a trilha sonora minimalista só com alguns efeitos de sons e os efeitos "especiais", caminhando para o realismo cinematográfico que vemos hoje nas telas. Com certeza, assistir esse filme é uma experiência nostálgica, incrível e indescritível.

ABSURDAMENTE FIEL AO LIVRO MORTE NO NILO!

Não posso deixar de comentar que o filme garante muita fidelidade ao livro, por isso se torna ainda mais fascinante para quem curte uma adaptação o mais fiel possível e com poucas mudanças. 

No entanto, também devo dizer que o filme tem um ritmo não muito ágil e poderia ter sido mais sintetizado, afinal temos aqui uma película com mais de duas horas de duração.

Em compensação, o filme tem partes bem engraçadas, tal como nos livros de Agatha Christie, ela traz partes engraçadas, sarcásticas e irônica em todas suas obras, então encontrá-las presentes na adaptação foi incrível.

E tem mais, não sei se porque li o livro recentemente, mas no filme as evidências e pistas saltam mais aos olhos do que me saltaram no livro, ou talvez o fato de eu já saber como seria o desenlace já pegava as pistas no "ar".

SOBRE NOSSO QUERIDO DETETIVE HECULE POIROT...

Eu não poderia falar sobre esse filme sem comentar o que achei de Peter Ustinov como o detetive Hercule Poirot, e aqui eu quero que não me entendam mal, adorei a atuação dele, gostei da forma como ele interpretou Poirot e as peculiaridades e métodos desse personagem tão incomum, no entanto, eu jamais teria imaginado Poirot com a aparência de Peter Ustinov.

O que eu quero dizer é que enquanto leio os livros de Agatha Christie que trazem esse personagem nunca me passou pela cabeça que Poirot tivesse a aparência apresentada neste filme, creio que sempre vou considerar o ator David Suchet como o "verdadeiro" Poirot, pelo menos é uma figura como a dele que penso enquanto leio os livros com este detetive. Será que faz sentido o que escrevi? Espero que faça.

De qualquer maneira, quero reforçar que essa é só uma questão de preferência de ator e não estou criticando a escolha do Peter Ustinov e nem sua atuação nesse filme, pois, realmente, adorei. 

Acho que tem todo um sentimento envolvido ver uma adaptação de um livro que gosto tanto. A propósito, este ano (2020) vai sair uma nova adaptação desse livro, não é o máximo? Uma adaptação mais contemporânea, moderna e estou bem "afoita" para conferir... só não sei bem como vou fazer isso, acho que seria lançado no cinema, mas por conta dessa pandemia do covid já não sei mais de nada.

ME SINALIZEM, NOS COMENTÁRIOS, SE JÁ TIVEREM ASSISTIDO ESSA ADAPTAÇÃO, VOU ADORAR SABER O QUE ACHARAM DELA.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Muito obrigada pelo Comentário!!!!