SOCIAL MEDIA

Livro de Sonetos - Vinicius de Moraes (resenha)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Quer aquecer o coração? Leia o Livro de Sonetos! 

Saudações Leitores!

Apesar de estar amando ler as poesias contemporâneas (que normalmente são curtas e espaçadas) nunca vou deixar passar a oportunidade de ler um cânone da poesia (sou fã de carteirinha de Vinicius, Fernando Pessoa, Adélia Prado, etc.), então assim que soube de Livro de Sonetos não pestanejei e parti para a leitura.

Vale ressaltar que o Livro de Sonetos foi publicado originalmente em 1957, porém nas décadas seguintes além das 57 composições selecionadas pelo poeta, foram acrescentados mais 17 poemas esparsos. O mais legal é que todos os sonetos são posicionados na obra pela sua data de escritura, assim temos o primeiro soneto datado de 1936 e o último de 1975, porém, ressalto que alguns dos sonetos não tem disponibilizado datas.

Em Livro dos Sonetos, somos apresentados a uma verdadeira compilação com os famosos sonetos de Moraes - e outros não tão famosos assim. Confesso para vocês que tem quatro sonetos do autor que sei de cor, só para vocês terem uma ideia de como gosto dele!

Sim, sou encantada pelos sonetos de Vinicius e o considero um mago nesse estilo de poesia, pois ele era capaz de transformar qualquer tema em um poema com uma métrica tão específica quanto os sonetos e, através dessa métrica rimada, era capaz de envolver, emocionar e comunicar sentimentos como amor, dor e indelicadezas e lutas tão presentes no cotidiano.

Ao final de Livro dos Sonetos temos um material extra com o texto "O Caminho para o Soneto" de Otto Lara Resende e  para fechar o livro com chave de ouro temos uma cronologia da vida de Vinicius de Moraes.

Outro ponto que preciso mencionar antes de finalizar este veredito é sobre o livro - objeto - que foi uma das coisas que me surpreenderam , pois me deparei um um exemplar belíssimo: capa dura, várias fotos e ilustrações coloridas e, textos extras. Isso demonstra o cuidado que a editora teve com a obra, a fim de torná-la atrativa aos olhos e ao coração já que estamos falando de Vinicius de Moraes, o poeta da paixão. Uma edição realmente digna do "calibre" deste poeta.

Super recomendo!  Não se esqueça de me falar se já conhece alguma composição de Vinicius de Moraes ou se ficou curioso a respeito desse livro. Até a próxima e boas leituras!

Ficha Técnica
Livro de Sonetos. Vinicius de Moraes.
Organização: Eucanaã Ferraz. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 160 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram