SOCIAL MEDIA

Sombra e Ossos (1ª temporada) (Série)

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Saudações Leitores!

Para quem acompanha o site e meu canal no Youtube sabe o quanto amei a Trilogia Grisha e panfletei pra todo mundo, reconhecendo os pontos positivos e negativos dos livros, então quando lançou a 1ª temporada de Sombra e Ossos minhas amigas e eu fomos assistir ao primeiro episódio juntas no maior alvoroço e agora venho compartilhar meu veredito sobre a série da Netflix.

Sombra e Ossos (1ª temporada)
Título Original:
 Shadow and Bone (Season 1)
Direção: Mairzee Almas
Duração: 412 min. (8 episódios)
Gênero: Ação. Aventura. Drama. Fantasia.
Ano: 2021
País de Origem: Estados Unidos
Classificação: +14

Sinopse: Em um mundo dividido em dois por uma barreira de pura escuridão, na qual criaturas do mal caçam e deleitam-se com humanos de ambos os lados da barreira, uma guerreira descobre um poder mágico que pode ser capaz de unir os dois países. Mas, com inúmeras forças planejando contra ela e uma guerra se formando entre as várias facções e classes do universo, ela deve correr contra o tempo para encontrar uma maneira de usar seu poder para o bem.

DAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES ATÉ O ÚLTIMO EPISÓDIO

Quando assisti ao primeiro episódio com minhas amigas, a sensação que ficou e comentamos era que os efeitos especiais, a tecnologia criada era sensacional e que ficamos ansiosas para assistir aos próximos episódios (que assistimos individualmente, só nos reunimos para assistir ao primeiro e por conta de nossas agendas profissionais optamos por assistir os demais episódios separadas e comentar depois).

Sombra e Ossos pareceu bastante promissor, apesar de desde o primeiro episódio termos observado diversas mudanças em relação aos livros e isso pega bastante, pois no decorrer dos 8 episódios, mais mudanças irão acontecer e umas serão particularmente desnecessárias, outras consegui aceitar as motivações.

O livro não é perfeito, sei disso, mas a série foi por um caminho que pegou a essência da obra de Leigh Bardugo e usando sua "licença poética" mudou bastante coisa.

Do primeiro episódio, que foi bastante promissor, até o último dessa temporada foi uma jornada, acabei perdendo muito o interesse em vários episódios, achando-os monótonos, e por isso passei bastante tempo para finalizar a temporada e olha que assisti ao primeiro episódio no dia do lançamento, mas quando ligava a TV queria assistir qualquer coisa, menos Sombra e Ossos.

UNIVERSO FANTÁSTICO E EFEITOS ESPECIAIS

Tal como nos livros não tenho reclamações enquanto o universo criado por Leigh Bardugo, gosto da parte mitológica, da parte fantástica, mas volto a frisar que a série aproveitou essa essência e modificou bastante algumas coisas: a questão dos poderes, os amplificadores, questões políticas. Algumas modificações deram certo, mas atrevo-me a dizer que a grande maioria não funcionou bem (sobretudo para os fãs do livro).

Percebe-se desde o primeiro episódio que a produção da série é muito boa, a Netflix não poupou investimento para dar qualidade a série no quesito efeitos especiais, figurinos, maquiagens, cenários, locações, etc., mas algo não saiu tão bem...

ATORES E ATUAÇÕES

Precisamos entender que não é só a parte técnica e estrutural que leva o sucesso para série/filme, pelo contrário o que cativa o telespectador é o enredo e as atuações que respaldam os acontecimentos. 

Por exemplo, os protagonistas dessa série são insuportáveis Alina (Jessie Mei Li), Maly (Archie Renaux) e o General Kririgan (Ben Barnes) não tem química alguma e são um pouco diferentes do livro. Calma. Não estou dizendo que os atores são ruins, Ben Barnes atuou muito bem, por sinal e eu até consegui ver ele como vilão. Por outro lado, Jessie Mei Li é absolutamente insossa e Archie Renaux que com empurrão dá pra engolir. Ambos precisam melhorar suas atuações, pois não me soaram convincentes, atores principiantes e que precisam ser melhor trabalhados.

Para a salvação da temporada, os personagens secundários Inej (Amita Suman) e Jasper (Kit Young) que são da série de livros Corvos e adentraram nessa série para uma série de livro complementar a outra é que roubam total as cenas.

VEREDITO

Não é que eu tenha detestado a série, mas para mim, ela ficou numa média de fraca a OK. Estou, sim, curiosa para assistir a 2ª temporada, mas, com certeza, irei com bem menos expectativas.

Apesar de ter pontos que gostei bastante, ainda assim fica batendo na minha mente vários detalhes que me incomodaram e que, para quem só assistiu a série, deve ter ficado perdido (por isso que estou vendo resenhas negativas) com o universo, pois não fica bem explicado nos episódios, assim ao contrário da maioria dos episódios que tiveram um ritmo lento e enfadonho, o universo Grisha foi "explicado" de forma rápida e superficial demais.

Outro ponto que já mencionei e me incomodou foi a série ter um ritmo enfadonho, eu terminava de assistir um episódio e tinha impressão de que estava exausta, como se tivesse passado 30h na frente da TV vendo algo monótono e quando as coisas voltam a acontecer e gerar mais empolgação já estamos no 6º episódio, na reta final. Esse ritmo precisa melhorar na 2ª temporada, porque senão a pessoa abandona a série.

Já falei da atuação dos personagens principais e reforço a péssima atuação de Jessie Mei Li (como Alina), pois ela conseguiu fazer a personagem ficar mais insuportável e insossa do que no livro. Além desse grande detalhe, os personagens que ficam no entorno dos protagonistas foram extremamente pouco explorados e vazios de profundidade/motivações.

Com um grande potencial, mas com muitas coisas que precisam ser melhoras, é essa a sensação quando finalizei a série. Por isso, fica aqui a recomendação para quem quer se arriscar nessa jornada árdua, porque não é fácil chegar ao último episódio sem querer desistir.

Eu pretendo assistir a próxima temporada? A resposta é SIM. Gosto da série de livros e quero ver como será desenvolvido os demais acontecimentos na tela, então irei me submeter à próxima temporada e torcer para que seja melhor do que esta 1ª.

Você já assistiu? Quer assistir? 

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram