SOCIAL MEDIA

Valéria (1ª temporada) (Série)

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Saudações Leitores!

Já assisti essa série faz um tempinho, mas somente agora vim falar o que achei dessa série, já antecipo dizendo que AMEI e fiquei nas nuvens querendo muito viajar para a Espanha, por outro lado, tem algumas particularidades dessa série que eu queria comentar, então espero que acompanhem a postagem.

Além disso, resolvi falar dessa série aqui no blog porque ela é uma adaptação de uma série de livros (que infelizmente ainda não tem no Brasil) e aparentemente essa primeira temporada foca no primeiro volume chamado En Los Zapatos de Valeria escrito por Elísabet Benavent.

Valéria
Título Original:
Valeria
Direção: Inma Torrente, Nely Reguera
Duração: 326 min (8 episódios)
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2020
País de Origem: Espanha
Minha Avaliação: 
Sinopse: Valéria é uma escritora em crise tanto com seus romances quanto com seu marido e com a distância emocional que os separa. Ela se refugia em suas três melhores amigas: Carmen, Lola e Nerea, todas imersas em um turbilhão de emoções sobre amor, amizade, ciúme, infidelidade, dúvidas, desgostos, segredos, trabalhos, alegrias e sonhos sobre o futuro.


A SÉRIE APRESENTA UMA FLUIDEZ VICIANTE

O primeiro ponto que tenho que ressaltar desse série é a fluidez dos acontecimentos, temos todo um arranjo de cenário, fotografia, trilha sonora e lugares passando de maneira frenética e tudo isso acaba nos envolvendo de maneira que nos prende aos acontecimentos da série.

Temos sim um ponto focal nessa série que é a protagonista Valéria, mas algo fenomenal que acontece aqui é que também acompanhamos de maneira íntima as suas outras três amigas e nesse acompanhar desse quarteto fica difícil escolher qual dessas mulheres é nossa favorita, até porque todas tem personalidades beeeeem distintas a ponto de nem sabermos como elas se tornaram tão amigas.

Mas vamos convir que mesmo amando todas as personagens a que é mais cheia de mimimi é a nossa protagonista, então tenho plena consciência de que pode ser que ela não agrade a todos os telespectadores. Para ser ainda mais honesta, apesar de amar todas as tramas a que mais gosto é da personagem Lola porque ela é bem doida e fingi que nada a afeta, mas no fundo é bastante passional e acaba se metendo em enrascadas.

VALÉRIA NOS COLOCA EM UMA SITUAÇÃO COMPLICADA SOBRE FIDELIDADE

Como falei que a série tem uma fluidez insana é quase impossível parar de assistir, mas ao mesmo tempo há um certo incômodo nos enredos das vivências das quatro personagens porque nos coloca diante de emoções conflitantes e sentimentos de o que é certo e errado que incomoda, choca e desperta algo que você fica dividida entre seus ideais, moral e crenças.

Contudo, todos esses questionamentos estão presentes no cotidiano, então, de certa forma essa série nos chacoalha e nos faz refletir sobre essas ideias contrárias e imposições sociais e de bons costumes que de outra forma talvez não pararíamos para pensar.

Falei e falei, mas não disse de fato sobre o que tratava essa situação de infidelidade: das quatro amigas, Valéria é a que está casada, porém seu casamento parece ter perdido as "faíscas" e tanto ela quanto o marido aparentam estar presos e frustrados, é bem angustiante ver isso, porém, piora porque aparece Victor, um homem bonito, sensual e que está disposto conquistar Valéria, daí é óbvio que entramos em conflito porque há sempre a expectativa de que ela acabe traindo o marido. Fica o questionamento: se o relacionamento está ruim, não seria melhor terminá-lo para depois ficar livre e fazer o que quiser? E ainda assim ficamos tão divididas.

Porém, os sentimentos conflitantes não param por aí: temos Lola, a mais louca (e uma das minhas favoritas), que está em um relacionamento (sem compromisso) com um homem casado, porém ela é apaixonada por ele, então, temos mais um caso de infidelidade que nos coloca em um baita conflito. São sentimentos bem dicotômicos, porque por amá-la torcemos por ela, mas é obvio que ela não está procedendo de uma forma correta - socialmente -, além disso, o cara com quem ela se relaciona é um terrível escroto (mesmo sendo um gato).

A série tem outras problemáticas muito encontradas no dia a dia e que deixam a gente bem dividida, mas também, a série não traz só problemáticas, mas reflexões sobre realização profissional, autoconhecimento, auto estima, amor, estilo de vida e tem temas como feminismo, representatividade, opção de gênero, etc. Tudo assunto contemporâneo que merecem pautas abrangentes. Bem legais,

UMA IMERSÃO POR ESPANHA E DIFICILMENTE VOCÊ TERMINARÁ A SÉRIE SEM QUERER CONHECER O PAÍS

Um ponto que me deixou encantada com Valéria é o fato de que esta série faz-nos passear por várias ruas e pontos turísticos da Espanha, também nos apresenta vários costumes e tradições espanholas o que, para alguém que ama viajar, é uma grande tentação.

Digo isso porque passei a série inteira desejando pegar um avião e ir para Espanha. Além desse detalhe super imersivo, temos que a fotografia dessa série é tão perfeita que nos deixa ainda mais encantados para ir ao país.

Outro detalhe que merece destaque é o figurino, alguns dos personagens são muito estilosos (porque tem outros que só Jesus na causa) e para completar temos uma trilha sonora que contagia e que reportar todas as emoções do momento. É tão fantástico que nem sei como expressar todas as qualidades da série em palavras. Só consigo pensar: assistam, assistam, assistam.

O SUSPENSE DA SÉRIE NOS FAZ APERTAR O PLAY SUCESSIVAMENTE EPISÓDIO APÓS EPISÓDIO

Valéria vai ou não trair o marido? Valéria vai ou não deixar o marido? Lola vai ou não se libertar do relacionamento tóxico? Nerea e Carmen vão se adaptar a suas novas vidas e escolhas?

Todos esses suspenses e questões que ficam a cada episódio só nos motivam a assistir e consumir um episódio após o outro, porque é impossível não se importar e não ficar curiosos sobre cada pontinho das vidas das personagens, que são muito complexas, pois mesmo com poucos episódios na temporada ficamos a par de todos os dramas familiares e os motivos de cada uma das escolhas dessas mulheres poderosas.

É claro que tem episódios melhores que os outros, mas se serve de consolo: cada um deles tem um ponto alto e são super importantes para entendermos mais as personagens, além disso essa série é do tipo que ficamos apaixonados pelos personagens por eles serem cativantes e trazerem diálogos do cotidiano, cheio de sarcasmos, tensões, ironias e comédia, mas é também aí que conseguimos perceber que amamos e odiamos os personagens também, porque será? Ora vamos acompanhar essas quatro mulheres em sua jornada de vida e em seus relacionamentos: acertando e fazendo cagadas. Demais. Complexo, né? Mas essa série é tudo muito real e visceral, sabe?

E ENTÃO, VALÉRIA?

Provavelmente minhas considerações sobre Valéria ficaram bem confusas, mas é que foi um grande misto de sentimentos, se tudo o que falei - mesmo que tenha ficado confuso pelo entusiasmo - não te convenceu a largar tudo o que está fazendo para assistir essa série, não sei mais o que pode convencê-los.

ASSISTAM VALÉRIA, PLEASE!

Já assistiu a série? Quer conversar comigo sobre o que acharam, comentem abaixo e vamos bater um papo saudável, adoro quando comentam nos posts e podemos discutir até outros pontos de vistas.

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram