SOCIAL MEDIA

Escola de Contos Eróticos para Viúvas - Balli Kaur Jaswal (resenha)

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

ESCOLA DE CONTOS ERÓTICOS PARA VIÚVAS foi uma grande surpresa, não só pelo fato de ter sido diferente do que esperei, mas também por trazer muito de uma cultura que pouco conheço

Saudações Leitores!

ESCOLA DE CONTOS ERÓTICOS PARA VIÚVAS (Erotic Stories for Punjabi Widows, 2017) foi escrito pela romancista de Cingapura Balli Kaur Jaswal cuja família tem raízes em Punjab, então, não é novidade que o volume traz muito da cultura indiana, detalhes tão incríveis sobre o comportamento da mulher indiana entre tantas outras coias.

Em ESCOLA DE CONTOS ERÓTICOS PARA VIÚVAS vamos acompanhar a trajetória da jovem inglesa Nikki que é filha de pais indianos e tradicionalistas, porém, como Nikki cresceu em Londres e desaprovando alguns dos comportamentos femininos da cultura indiana, ela anseia por se distanciar das tradições da comunidade sikh em que nasceu.

Achei fantástico que mesmo sendo criada dentro de uma família tradicional indiana e que segue a risca os costumes da comunidade, Nikki é o "patinho feio" e, ao contrário do esperado quer ser independente, não aceita as limitações impostas para as mulheres indianas e também não concorda com casamentos arranjados, entre outras coisas.

Só que as coisas mudam drasticamente quando o pai dela falece e deixa sua mãe e sua irmã numa situação financeira complicada, então Nikki que tinha  saído de casa  justamente para não seguir o caminho planejado por seu pai, acaba por decidir ajudar a mãe e a irmã, até que a irmã encontre um marido dentro da comunidade.

É nesse momento que surge a oportunidade de Nikki dar aulas de escrita criativa em um centro na comunidade punjab em Londres. Essa oportunidade parecia perfeita, no entanto, na primeira aula ela descobre que ao invés de escrita criativa ela precisará ensinar  as viúvas a lerem e escreverem em inglês, porque elas são praticamente analfabetas nesse idioma.

Só que algo ainda mais surpreendente acontece: as viúvas começam a utilizar as aulas para compartilhar contos eróticos escritos por elas mesmas, contos que mostram não só a criatividade dessas mulheres que ficavam a margem da sociedade punjab, como também suas memórias e fantasias eróticas que mereciam ser contadas, porque seria uma forma de dar voz a elas que eram tão marginalizadas e invisíveis na sociedade indiana.

ESCOLA DE CONTOS ERÓTICOS PARA VIÚVAS é um livro que podemos dizer ser uma caixinha de surpresa, porque mostra não apenas a cultura indiana, mas a história de mulheres que sonhavam e queriam ser mais do que aquilo que sua sociedade impunha. Não vou dizer que o volume é perfeito, porque talvez muita gente - como eu - não vá muito com a cara da protagonista, Nikki, é uma personagem complicada demais para amarmos; no entanto a escrita de Balli Kaur Jaswal é muito envolvente, direta e conta com a presença de vários diálogos que dão um dinamismo a mais a trama.

Mas sendo bem honesta com vocês, o que mais gostei no volume foi o fato da escritora ter nos apresentado o papel das mulheres na cultura indiana e em específico dentro da comunidade sikh. Também gostei da forma como foi trabalhado a perspectiva de uma descendente de indianos tentando se encaixar mais na vida londrina do que em uma cultura que fazia parte da vida de seus pais. Toda essa visão que Balli Kaur Jaswal nos apresenta possibilita que tenhamos uma noção das grandes diferenças e desafios que os migrantes passam ao se deparar com o estilo de vida e a cultura ocidental.

Em suma, gostei muito da forma que ESCOLA DE CONTOS ERÓTICOS PARA VIÚVAS tem, a forma como ele mostra as mulheres tomando as rédeas de sua própria vida e como o apoio uma das outras torna-as ainda mais fortes e capazes de conquistarem e lutarem por condições melhores.

FICHA TÉCNICA
Escola de Contos Eróticos para Viúvas
Autor: Balli Kaur Jaswal
Tradução: Flávia Souto Maior
São Paulo: Planeta do Brasil / Essência
Ano: 2021 | 304 págs.

COMPRAR: AmazonOutras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram