SOCIAL MEDIA

Sempre em Frente (Trilogia Simon Snow, vol. 1) - Rainbow Rowell (resenha)

quarta-feira, 8 de junho de 2022

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

SEMPRE EM FRENTE correspondeu a todas as minhas expectativas, um livro de fantasia que mistura um pouco de Harry Potter e Crepúsculo!

Saudações Leitores!

Já faz bastante tempo que não leio nada da Raibow Rowell, então já tinha esquecido como eu amo essa escritora! Pegar SEMPRE EM FRENTE para ler, que detalhe, anteriormente havia sido publicado, no Brasil, como Carry On foi algo que me deu uma certa nostalgia, para quem não sabe, Carry On é o nome da fanfic que Cath - personagem de Fangirl - escrevia sobre uma série chamada Simon Snow. Basicamente Simon Snow seria o equivalente a aclamadíssima série Harry Potter, para nós, portanto, esse volume é o primeiro livro de fantasia da escritora e pra completar, traz temáticas LGBTQ.

Quanta informação, não é mesmo? Mas na verdade, essas informações são o de menos, afinal, SEMPRE EM FRENTE não se trata da fanfic escrita por Cath, mas sim, a história de Simon Snow e Baz, escrita por Raibow Rowell, pois a escritora se conectou com esses personagens e achou que eles mereciam um livro só deles, o que foi genial. GENIAL! Então, além desse, Rainbow escreveu mais dois.

Mas voltemos para esse primeiro volume da trilogia Simon Snow: aqui iremos encontrar Simon Snow, nosso protagonista, que é o escolhido, isto é, aquele que está destinado a realizar um grande feito pois há profecias que anunciam sua chegada e versam sobre o fato que será ele a salvar o mundo mágico. Simon também traz uma grande bagagem: foi criado em um orfanato, não conhece seus pais, seu passado e tem um poder imensurável, além de ser perseguido por um vilão superpoderoso. Contudo, mesmo sendo O Escolhido, Simon, não consegue ter controle sobre seus poderes, o que o acaba tornando uma verdadeira bomba relógio.

É aí que entra O Mago na vida de Snow e o leva para a Escola de Magia Watford para que o jovem aprenda a usar seus poderes corretamente e cumprir sua profecia, afinal, todo o mundo mágico depende dele. Assim O Mago, além de ser o diretor da escola de magia e governador do mundo mágico, passa a ser a única referência de "figura paterna" para Simon.

Pra quem já seu a série Harry Potter irá se situar muito bem com várias situações do livro, porém, é válido ressaltar que SEMPRE EM FRENTE é mais do que uma repetição do que já foi dito, na verdade, a narrativa de Rainbow acaba situando o leitor em várias aventuras que Simon e o grupo de "amigos" dele (Penelope, Agata e Baz) passaram ao longo dos anos, pois essa história se passa no oitavo e último ano letivo de Simon.

Tecnicamente, os acontecimentos em relação a guerra de Simon, o Mago e o grande vilão, o Oco, está bem avançado e inclusive, sabemos pela narração que ocorreram alguns confrontos que quase tirou a vida de Simon e seus amigos, porém sabemos que a relação de amizade e o cuidado de sempre protegerem uns aos outros os fizeram se livrar de consequências mais drásticas.

Ao passo que Rainbow Rowell vai desenrolando toda essa guerra entre Simon, o Mago e o Oco, também vamos acompanhando os esforços dos amigos de Simon estarem com ele e o surgimento de um sentimento entre Simon e Baz.

Toda essa relação é muito fofa, tratada com muito respeito e naturalidade, pois Baz já sabia que gostava de meninos, mas Simon não, então vê ele aceitando a si mesmo e aos seus sentimentos e - sobretudo - sendo apoiado por todos é algo incrível e a gente fica pensando o quão seria legal se esse tipo de coisa acontecesse sem maiores conflitos e preconceitos na nossa vida real.

Simon além de ter que lidar com o fato de ser o Escolhido, de ter um vilão poderoso em seu encalço, não deixou de viver as alegrias e frustrações da adolescência e isso inclui também descobrir que seu crush é um vampiro!

Acabou que SEMPRE EM FRENTE, para mim, pareceu muito com uma mistura de Harry Potter com Crepúsculo e ficou uma coisa bem maneira.

Para finalizar, só preciso ressaltar o fato de que a resolução e os "segredos" revelados no final do livro foram bem impactantes. Não posso dizer que me pegou totalmente desprevenida, afinal Rainbow foi soltando várias pistas e eu já tinha chegado a várias conclusões, mas mesmo assim, achei criativo e aceitável como o volume terminou.

SEMPRE EM FRENTE teve um final bem fechadinho, tanto é que estou até me questionando a respeito da necessidade da continuação (O Filho Rebelde), porém, como já tenho todos os livros nas mãos irei ler logo em seguida a continuação e ver o que me espera... 

É sobre isso, espero que vocês tenham se empolgado para ler e que façam uma ótima leitura. Até o próximo post!

FICHA TÉCNICA
Sempre Em Frente (Simon Snow, vol. 1)
Título original: Carry On: The Rise and Fall of Simon Snow
Autor: Rainbow Rowell
Tradutor: Lígia Azevedo
São Paulo: Seguinte
Ano: 2020 | 504 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram