SOCIAL MEDIA

Sem Você Não é Verão (Trilogia Verão, vol. 2) - Jenny Han

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

SEM VOCÊ NÃO É VERÃO é um livro melancólico e ao mesmo tempo traz um quentinho no coração tão bom. O livro prende do começo ao fim!

Saudações Leitores!

Logo após a leitura de O Verão que Mudou a Minha Vida, primeiro volume da Trilogia Verão, de Jenny Han, já - automaticamente - passei para a leitura de SEM VOCÊ NÃO É VERÃO, portanto, venho tecer meus comentários a respeito do volume e também quero dizer que o mesmo pode ser lido em UM DIA, porém quero avisá-los de que esse veredito terá Spoilers, pois, por se tratar de continuação de série, é impossível não soltar algo sobre acontecimentos do livro anterior.

Logo de início já quero dizer que SEM VOCÊ NÃO É VERÃO se passa um verão à frente do livro anterior o que nos leva a um desfecho um tanto previsível, mas não menos doloroso sobre os acontecimentos na família Fisher.

"Eu costumava acreditar; achava que, se quisesse muito alguma coisa, se desejasse o bastante, tudo aconteceria como deveria."

O volume é narrado através de duas perspectivas, o que é algo bem diferente em relação ao volume anterior, que era narrado apenas pela visão de Belly, neste volume teremos partes narradas não só por Belly, mas também por Jeremiah, além dos flashbacks já apresentados na narrativa do volume anterior.

Dito isso, vamos para a parte do enredo de SEM VOCÊ NÃO É VERÃO. Aqui vamos acompanhar Jeremiah e Belly indo para a casa de verão em Cousins para tentar levar Conrad a fazer as provas da faculdade, porém o que eles não sabem é que há um motivo bem particular para Conrad ter voltado para Cousins após a morte de Suzanah. Há todo um conflito em relação a este motivo.

"A gente acha que conhece o amor, acha que conhece a dor verdadeira, mas não conhece. A gente, não conhece nada."

Contudo não é apenas esse conflito que temos em SEM VOCÊ NÃO É VERÃO, a relação (se é que podemos chamar de relação) entre Conrad e Belly está muito estremecida, os dois não estão se falando, mas isso não impede Belly de ajudar Jeremiah e Conrad, mesmo que para isso ela quebre algumas regras de sua mãe.

Quando Belly e Jeremiah chegam a casa de verão, obviamente Conrad fica chateadíssimo, porque não quer demonstrar fraquezas e é orgulhoso demais para pedir ajuda. Então temos uma sucessão de acontecimentos nesse verão e todos eles são muito importantes para o desenrolar da narrativa também para entendermos melhor os personagens.

"Como podemos nos arrepender de uma das melhores noites da nossa vida? Ninguém se arrepende de uma coisa dessas. Guardamos para sempre cada palavras, cada olhar. Mesmo quando dói, não podemos esquecer."

Ademais com as retrospectivas é possível ficarmos a par de acontecimentos, emoções e sentimentos que são importantes para entender os motivos por trás das ações de cada um dos personagens. Ao passo que temos todos os desenlaces e também coisas não ditas pelos personagens, também nos encontramos envolvidos pelos nossos próprios sentimentos durante a leitura, porque passamos a amar e odiar um pouquinho cada um dos personagens e perceber que são egoístas, incompreensivos e que lidam de forma diferente com a própria dor e a dor dos outros.

Intensidade é o que temos aqui e isso é muito emocionante de ver: perceber que são personagens tão reais que estão amadurecendo e aprendendo a lidar com as adversidades. Simplesmente não sei o que dizer, só sentir! SEM VOCÊ NÃO É VERÃO é um livro que impeliu em mim uma multiplicidade de sensações e até mesmo recordações da minha adolescência e juventude que estavam adormecidas.

"Porque às vezes as palavras são completamente inadequadas, e eu sabia disso, mas precisava tentar, de qualquer maneira."

A sensação que Belly sente de amar alguém que chega a doer o peito, a vontade de fazer tudo pela pessoa, mesmo que essa pessoa não demonstre os mesmos sentimentos e que às vezes humilhe e negligencie os sentimentos das outras pessoas, todo mundo já sentiu isso um dia, então não tem como não se identificar.

Só posso recomendar a leitura, esse livro é um quentinho no coração, mesmo com todas as dores que ele carrega, Jenny Han, soube dosar na medida certa para que SEM VOCÊ NÃO É VERÃO não ficasse pesado, melancólico, nostálgico, meloso e/ou triste demais. Há tudo isso na medida certa!

Leiam! Boas leituras e até o próximo post!

"Foi quando eu finalmente entendi. Não era a intenção que contava. Era a execução que importava. Era estar presente para alguém. A intenção por trás não bastava, Não para mim. Não mais. Não era suficiente saber que, lá no fundo, ele me amava. A gente precisa dizer alguém, mostrar que se importa de verdade. E Conrad simplesmente não fazia isso. Não o bastante."

FICHA TÉCNICA
Sem Você Não é Verão
Título Origina: It's not summer without you (2010)
Autor: Jenny Han
Tradutor: Cássia Zanon
Rio de Janeiro: Intrínseca
Ano: 2019 | 240 págs.

COMPRAR: Amazon | Outras Lojas

Postar um comentário

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram